terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda - 30 anos do Chalet Suisse / Por Bruno Bertani



Chalet Suisse comemora 30 anos com cardápio especial


Um dos mais tradicionais restaurantes de Curitiba comemora três décadas mantendo a qualidade e o charme da culinária franco-suíça, em um ambiente tranquilo e aconchegante.


É possível provar iguarias da autêntica culinária franco-suíça sem sair de Curitiba, em um ambiente aconchegante e acolhedor. O Chalet Suisse é um dos endereços gastronômicos mais charmosos de Curitiba, uma tradição que foi sendo construída com muita dedicação ao longo do tempo.
Para marcar os 30 anos de sucesso gastronômico o restaurante preparou um menu especial, com pratos que marcaram época e fizeram história. Composto por couvert, entrada, opções de pratos principais e sobremesas, o menu é um diferencial no dia a dia do Chalet.
O jantar inicia com um couvert composto por Coquetel de Camarão e Beefsteak Tartar, acompanhado de pães, torradas e patês especiais da casa. Em seguida, a Fondue de queijos suíços, que faz parte do menu do restaurante desde a sua abertura, integra a entrada, com pães e mini batatas cozidas.
Para o prato principal, as opções são Camarões ao Champagne, acompanhado de arroz e batata palha ou Filet Mignon ao Molho Café Paris, com batata rosti e legumes na manteiga. Os dois pratos são carros chefes da casa desde a sua inauguração.
Para finalizar, é possível escolher entre duas opções de sobremesa com
inspiração francesa: Sorvete de Creme com Amoras Flambadas ou o tradicional Creme Brulée. O vinho Justino´s Vinho Madeira acompanha a sobremesa.
Aberto de terça a sábado para o jantar e aos domingos para o almoço, o Chalet Suisse tem opções de carnes, frutos do mar e as tradicionais fondues. Para que os clientes possam provar as delícias de todo o cardápio, durante o período comemorativo de 30 anos, foi preparado um menu degustação como sugestão para que os clientes provem as delícias mais tradicionais do Chalet Suisse.

O Menu Especial 30 anos será servido entre os dias 7 a 17 de novembro, a R$ 190 para duas pessoas.


Chalet Suisse – a verdadeira história

Uma tradição construída com companheirismo, amor e dedicação.
A história do Chalet Suisse começa com o amor pela gastronomia e com a amizade entre suíços que moravam em Curitiba, mas não queriam esquecer a tradição culinária do seu país de origem.  Em 1983, o suíço Markus Sigrist, apaixonado pela boa comida e pela alegria proporcionada pelo encontro com amigos, decidiu abrir um restaurante que oferecia a típica culinária franco-suiça. O restaurante, já com o nome de Chalet Suisse, ficava em uma casa alugada, na Avenida Manoel Ribas, no Bairro Mercês.
Pouco tempo depois, porém, Markus sentiu necessidade de ter um ambiente que não só servia a culinária típica, mas cuja ambientação também lembrasse a tradição suíça. Logo, comprou um imóvel em um terreno de 3,5 mil metros quadrados, localizado em Santa Felicidade e com uma construção que lembrava um chalé alpino. A reforma da casa foi rápida e o amplo jardim contemplou o sonho do proprietário, que transformou o chalé em um verdadeiro cantinho da Suíça em Curitiba.
Com seus 450 metros quadrados de construção, a casa de tijolo a vista, tem três lareiras, um pé direito aconchegante e uma vista deslumbrante para o jardim, com um paisagismo extremamente cuidadoso. Amante da boa comida e da boa música, Markus alegrava os clientes com seu acordeon e estava sempre no salão recebendo a clientela com seu aspecto festivo. Ele integrava um grupo de amigos suíços que também tinham verdadeira paixão pela cuilinária franco-suíça.
Quando Markus faleceu, em 1996, sem deixar herdeiros, um desses amigos, Arthur, assumiu o restaurante, em parceria com a esposa Sônia Regina, mantendo a tradição do cardápio e cuidando para que o ambiente mantivesse a tradição que inspirou o primeiro proprietário.
Especializado no ramo de hotelaria e gastronomia, o empresário e chef Arthur Saredi era também proprietário do celebrado restaurante Chez Arthur, que fez muito sucesso na década de 90 e também do Café de Paris, em sociedade com Julia Trutmann (Matterhorn), no final dos anos 70.
Markus e Arthur se conheceram nesse ambiente gastronômico frequentado por suíços que moravam na cidade e celebravam uma culinária de qualidade. Além disso, eles acreditavam que os encontros com amigos, regados a uma boa música e uma boa conversa são fundamentais para o sucesso de um ambiente.
Assim, o Chalet Suisse manteve não apenas a tradição resgatada pelo primeiro proprietário, mas também ganhou complemento de receitas que fizeram grande sucesso no Chez Arthur e no Café de Paris. Isso significa que desde que Arthur assumiu o restaurante, os pratos do Chalet Suisse mantém a mesma tradição culinária, sob seu olhar (e paladar) atento.
Logo que assumiu o estabelecimento, Arthur trocou toda a equipe para garantir a qualidade do serviço, o que hoje é uma das características mais relevantes do restaurante que aposta em uma culinária tradicional.
O restaurante já ganhou inúmeros prêmios e reconhecimentos, mas Arthur e Alexandre ressaltam que o principal reconhecimento é o do público que prestigia o local. “Temos muitos clientes antigos, mas é interessante ver como o público se renova, buscando uma tradição que passa de pai para filho”, conta Alexandre.
Especialidades
Em um menu com inúmeras especialidades, Arthur e Alexandre  destacam o Escargot a la Bourguignonne, o Pato Assado ao Molho de Laranja e Vinho Tinto, o Filet Mignon Béarnaise e o Cordeiro ao Molho Curry. Essa diversidade de pratos mostra que a casa vai muito além das já tradicionais fondues e tem opções para todos os gostos.
Adega
O Chalet Suisse tem uma adega climatizada com mais de 150 rótulos de diversos países.  Tem 140 lugares, além do salão privativo para eventos festivos e empresariais, que fica em frente à piscina e pode comportar mais 60 pessoas. Nesse caso, o restaurante oferece cardápio especial, a escolha do cliente.
Saiba mais sobre Arthur Saredi
Arthur Saredi veio para o Brasil em meados da década de 70 para trabalhar como gerente em um hotel carioca. Em 1977 foi convidado para assumir a gerência do Mabu Hotel, em Curitiba. Depois da experiência hoteleira, migrou para o ramo da gastronomia, como empresário e chef de cozinha, até assumir o Chalé Suisse. Hoje trabalha em parceria com o filho, Alexandre, na administração do local.


Serviço:
Chalet Suisse – Cozinha Internacional
Endereço - Rua Fancisco Dallalibera, 1428 - Santa Felicidade
Telefone - 41. 3364 7889
Horário de Funcionamento - Aberto de terça à sabado, das 19h30 às 23h30 e Domingo, das 12h às 15h30.




Nenhum comentário: