quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hamburg-Alentejo/ Portugal

Galeria Teix exibe documentário Hamburg-Alentejo
 Apresentação será nesta quinta-feira (17), às 18h30. Entrada gratuita

A Galeria Teix exibe nesta quinta-feira (17), às 18h30, o documentário Hamburg-Alentejo, sobre os hippies que moram na região do Alentejo, em Portugal. A entrada é gratuita, mas é preciso chegar com antecedência porque os lugares são limitados.
“Este documentário tem uma história que o procede, bem interessante. Conheci à beira do rio Tejo, em Lisboa, um alemão nômade, Wolfgang. Ele vivia em antigo caminhão restaurado por ele e transformado em sua casa. Assemelhava-se a um ônibus tatuado. Tão bem feito, por dentro e por fora, que o fotografei para uma revista de decoração de interiores. 
Levou-me a conhecer uma comunidade de alemães hippies, que fugidos das possíveis chuvas radioativas do incidente de Chernobil, na Ucrânia, se mudaram para Portugal, no Alentejo. Alguns foram para Santa Margarida da Serra. Fiz uma reportagem para uma revista e algumas visitas posteriores com meu amigo Wolfi que anualmente nos visita por algumas semanas. 
Cinco anos se passaram sem ter noticias dele. Um pouco antes de eu deixar Portugal, e voltar ao Brasil, apresentei o documentário para uma televisão e fui ver se ainda era possível a realização, porque eu as pessoas poderiam não lembrar de mim. Fiz isto pensando que o ideal era ter o Wolfi como personagem central. Assim que cheguei no pequeno povoado, lá estava, como uma miragem o ônibus tatuado, parado no mesmo lugar como se ali sempre estivera. Depois foi deixar fluir. É um documentário de 2012.
Este na fotografia é o Wolfgang”.
A exibição do filme integra a programação da exposição Arte EM CASA, da Galeria Teix, que participa da Bienal Internacional de Curitiba
Serviço
Galeria Teix
Av. Vicente Machado, 666 – Batel
Curitiba - PR
(41) 3018-2732

Nenhum comentário: