sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani




GASTRONOMIA, FOTOGRAFIA, CINEMA E MÚSICA: TUDO COM SOTAQUE FRANCÊS
De 18 a 27 de outubro, a capital paranaense estará ainda mais próxima das tradições da França, graças ao France Folie, iniciativa do Consulado Honorário da França em Curitiba.

O melhor de dois mundos. De 18 a 27 de outubro, Curitiba irá reunir gastronomia, fotografia, cinema, música, educação e negócios em um único festival, batizado de France Folie. O evento é uma realização do Consulado Honorário da França em Curitiba que visa reunir diversas formas de manifestações culturais, em uma representação de como a cultura francesa participa em nosso país.


Emilie Dely, cônsul da França em Curitiba, afirma que a iniciativa tem por objetivo promover uma ação de aproximação às tradições da França, envolvendo diversos pontos de referência de Curitiba. “Queremos demonstrar a amplitude da herança cultural francesa na cidade”, destaca.
Para celebrar o início do France Folie, o Consulado da França realizará, no dia 18 de outubro, às 19h, um coquetel para convidados no Museu Oscar Niemeyer. O fechamento do evento acontecerá no dia 26 de outubro, às 20h, no Jokers, com a festa La Ballade Française.
As atividades e atrações oferecidas pelo evento foram criadas com a intenção de incentivar um intercâmbio mais amplo de diálogos e relações entre os dois países. “O Brasil possui uma diversidade cultural muito envolvente, enquanto a França é feita de tradições muito particulares”, completa a cônsul.

Dia da França
Prepare seu paladar para saborear as delicadas nuances da gastronomia mais tradicional e elaborada do mundo. O dia 19 de outubro, sábado, no MON (Museu Oscar Niemeyer), será o ponto alto da descontração em torno de barraquinhas dos restaurantes, Bar do Victor, Sel Et Sucre, Zea Maïs, Cuore di Cacao, Rosmarino, Lagundri, L´Epicerie, Vindouro, Laurent Grolleau e Thierry Laurent, que irão servir porções-degustação da gastronomia, pelo valor de R$ 15, cada prato. O evento acontece das 11h às 18h. No mesmo dia, os entusiastas da culinária poderão assistir a aulas-show, as 12h30 às 15h30, com os chefs de cuisine, Márcio Silva, Laurent Grolleau e Ricardo Filizola.
Em um festival com o melhor da França, o entretenimento para as crianças não poderia ficar de fora. É por isso que, também no dia 19 de outubro, o Pátio do Museu Oscar Niemeyer, será palco de uma divertida clínica infantil, das 15h às 17h, em torno do Rugby, modalidade muito popular na França e que cresce rapidamente em interesse no Brasil. Em paralelo, as crianças poderão optar por se divertir com outras atividades, no período das 15h às 18h.

Festival de Música

Uma atmosfera autenticamente francesa também é caracterizada pela sofisticação da música clássica, os mistérios e ousadias do jazz e toda a energia do rock. “Em uma bela demonstração de tudo o que a França pode oferecer, do clássico ao moderno, o Dia da França, agendado para 19 de outubro, no MON (Museu Oscar Niemeyer) destaca uma programação eclética a fim de agradar todos os estilos durante o France Folie”, garante a cônsul. Entre os destaques do festival musical, um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, das 11h às 12h30, que trará no programa Composições de autores franceses, além de um palco com três shows ao vivo, das 13h às 17h30, que promete extravasar um ar mais jovial da França, com o melhor do jazz e do rock francês e apresentações da Black White Jazz Ensemble, Wandula Trio e Cavernoso Viñon.
Nos dias 23 e 24 de outubro, às 20h, a Capela Santa Maria será cenário de duas apresentações de Música de Câmara. Já no dia 25 de outubro, às 20h, a FNAC, no ParkShopping Barigui será palco de um show de jazz.

Festival Gastronômico
Durante a semana de 21 a 27 de outubro, oito estabelecimentos de Curitiba foram criteriosamente selecionados para celebrar a variedade de receitas clássicas da França. O Bistrô do Victor, Ile de France, L´Epicerie, Sel Et Sucre, Vindouro, Lagundri, C La Vie e Zea Maïs oferecerão um menu personalizado para o France Folie, composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa, sendo que cada casa estabelecerá um valor fechado para essa “formule”.

Festival de Cinema
Para os amantes da sétima arte, France Folie oferecerá a Semana de Filmes Franceses, de 18 a 24 de outubro, sempre às 21h30, no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal, apresentando produções da atualidade que se destacaram na cinematografia francesa. “De filmes independentes a blockbusters, France Folie propõe uma viagem audiovisual para quem quer se sentir ainda mais perto da França”, declara Emilie.

Negócios

O France Folie também dedica parte de sua agenda para realização de um seminário de negócios, no dia 18 de outubro, direcionado para quem pretende saber mais sobre como fazer negócios com a quinta economia do mundo. “Assuntos que remetem a exportação, investimentos e inovação fazem parte da pauta de discussões”, garante Emilie. O seminário ´França-Brasil´ será realizado no auditório da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), das 8h30 às 17h.

Estudos

Os estudantes que pretendem dedicar um período de estudos na França terão a oportunidade de assistir a palestras e workshops realizados pela Instituição Governamental Campus France, nos dia 22 e 23 de outubro, nos auditórios da UFPR, PUC-PR e Universidade Positivo. “O objetivo dessa agenda é apresentar inúmeras opções de intercâmbios e convênios com universidades”.

Para mais informações sobre o France Folie, acesse: www.francefolie.com.br.

Acompanhe a programação também pelas Redes Sociais: Facebook – France Folie. Curta nossa página e saiba das novidades!





Vinho e queijo importados são a promoção da semana na “etiqueta vermelha” do Empório Adega Brasil

Curitiba, 10/10/2013 – Degustar bons vinhos e produtos diferenciados é sempre uma boa uma pedida. Pensando nisso, o Empório Adega Brasil seleciona, semanalmente, alguns artigos para fazerem parte da promoção “Etiqueta Vermelha”, que concede 25% de desconto para os itens identificados com o adesivo. Como o inverno já acabou, mas o frio ainda não foi embora, esta semana o Empório Adega Brasil reduz o valor de vinho e queijo importados, típicos da estação. O tinto francês Château La Croix Du Duc Bordeaux 2011 está de R$ 82,95 por R$ 72,00. Já o queijo holandês Gouda Kroon está de R$ 43,50 por R$ 36,90, o kilo. Aproveite, pois é por tempo limitado! Mais informações pelo telefone 3077-1020 ou pelo e-mail vendasbatel@emporioadegabrasil.com.br .

Sobre o Empório Adega Brasil
Localizada na Rua Saldanha Marinho, 1487, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, o Empório Adega Brasil surge com uma nova proposta para complementar o sucesso da Adega Brasil. Os sócios, Sabrina e Marco Senko e Alessandra e Waldomiro Fávero Neto, criaram um ambiente diferenciado, que oferece ao público curitibano bebidas diferenciadas, e produtos finos e diferenciados. O ambiente possui um loungeintimista para uma reunião de negócios ou um happy hour, assim como um espaço exclusivo para a realização de evento de até 50 pessoas, bem como estacionamento próprio com vallet gratuito. A máquina Wine Station é o destaque do espaço. O Empório Adega Brasil abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. O telefone para mais informações é (41) 3077-1020.








Feijoada especial para as crianças no Bristol Portal do Iguaçu Hotel

Em comemoração ao Dia das Crianças, no próximo sábado, dia 12 de outubro, crianças até 12 anos não pagam a feijoada no Bristol Portal do Iguaçu Hotel, em Curitiba (PR). Além disso, será montada uma mesa de doces especial, com pirulito, marshmallow, brigadeiro de colher – preto e branco, quindim, cocada, pudim e outras guloseimas. 
É claro que os pais também podem aproveitar. A feijoada é servida em um buffet, juntamente com as saladas e com as carnes separadas. Um dos diferenciais é o Cantinho dos Quitutes. Nele, podem ser degustados à vontade cachaças, batidas, caldinhos, caipirinhas e diversos outros quitutes, como linguicinha e aipim frito.
O custo da feijoada é de R$ 42,00 por pessoa, já inclusos a sobremesa e os quitutes. A feijoada é servida das 12h às 15h, todos os sábados e não é cobrada taxa de serviço.
Serviço:

Bristol Portal do Iguaçu Hotel
Av das Torres, 8325, Uberaba - Curitiba (PR)
(41) 3151-8700




La Violetera nas alturas

A empresa curitibana La Violetera fechou parceria com o primeiro restaurante panorâmico da cidade, o Terrazza 40, que será inaugurado nesta sexta-feira (11) e utilizará a linha de produtos selecionados ofertados ao mercado nacional pela importadora. “Ações de Marketing como essa são importantes para ampliar nossa atuação no setor de food service, além de aproximar a marca do público final”, conta o gerente comercial da La Violetera, Félix Boeing Jr.

O Terrazza 40 está localizado na cobertura do condomínio Edifício Champagnat Towers, na rua Padre Anchieta nº 1287, e tem uma vista privilegiada do Parque Barigui e de várias outras regiões da cidade.


Sobre a La Violetera

A La Violetera está desde 1928 no mercado de importação e comercialização de frutas secas, azeites, azeitonas, conservas e outros itens de origens variadas para todo o país.

Com sede na Cidade Industrial de Curitiba, a La Violetera também oferece linhas de alimentos por meio das marcas Mastroiani – voltada à culinária Mediterrânea, com oferta de acetos, molhos e massas – e La Preferida, com excelente relação custo x benefício.

A empresa atende todo o mercado nacional com produtos para o consumidor final e com a linha Food Service, destinada a restaurantes, bares e panificadoras.



 


Velho Oriente e Senhor Garibaldi na Semana Solidária da Criança
Mais de 500 crianças tiveram uma tarde diferente neste dia 10 de outubro, na Praça Plínio Tourinho, em Curitiba (PR). Elas receberam um delicioso hot dog oferecido pelos restaurantes Velho Oriente e Senhor Garibaldi. A ação fez parte da Semana Solidária promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR).
“É emocionante ver o sorriso no rosto desses pequenos, que ficam na fila alegres para ter um lanche gostoso em uma tarde diferente”, contou Vaneska Berçani, sócia dos restaurantes. As crianças que participaram da ação eram das seguintes entidades: Associação Pequena Obra Franciscana, Aproses, Escola Municipal Vila Torres, Centro de Educação Infantil São João Batista e Unidades Oficiais da FAS.
Semana Solidária
A Semana Solidária da Criança é uma ação social que envolve centenas de bares e restaurantes. Durante o evento, diversos estabelecimentos recebem grupos de crianças carentes de escolas municipais, abrigos, creches ou orfanatos para uma refeição pelo Dia das Crianças.
O evento começou em 2007, quando a regional Abrasel de Londrina encabeçou o projeto com seus associados. No ano seguinte, a Semana Solidária da Criança teve o apoio da seccional Abrasel Paraná e acabou virando uma ação social em todo o Brasil.
Na foto, Joice e Luciano Bartolomeu, da Abrasel-PR, com Vaneska Berçani e Rene Rodrigues Júnior, dos restaurantes Velho Oriente e Senhor Garibaldi




Kaiser traz o maior projeto de inovação global da HEINEKEN e lança Radler no Brasil
Sucesso na Europa, a receita que combina cerveja com suco natural de limão proporciona refrescância em dobro aos seus consumidores

Kaiser, a quinta maior marca da HEINEKEN no mundo, foi mais uma vez a escolhida pela Cervejaria para trazer inovação aos consumidores brasileiros e lançar no Brasil uma nova categoria dentro do mercado cervejeiro. Após lançar o barril de 4L, a marca traz ao país a receita Radler, que combina cerveja com suco natural de limão. Desde 2007, 29 rótulos da Cervejaria ao redor do mundo já ganharam uma versão Radler e, ao final de 2014, serão 44 países a aderir à novidade. 
De acordo com o vice-presidente de marketing da HEINEKEN Brasil, Nuno Teles, Kaiser Radler é ideal para os consumidores que buscam refrescância e novas experiências de sabor. “Nosso objetivo com Kaiser Radler é trazer inovação, com um produto que já é sucesso em vários países do mundo”, comenta o executivo. 
 De origem alemã, a receita Radler surgiu na região da Baviera, em 1922. Franz Xaver Kugler, que na época era o dono do conceituado pub Kugler-Alm, situado no final de uma pista de ciclismo, recebeu milhares de esportistas sedentos para se refrescarem. Para atender às necessidades dos seus clientes, ele teve a ideia de combinar cerveja com suco natural de limão, batizando a receita de “Radler” (que significa ciclista em alemão), em homenagem aos seus primeiros consumidores. 
Comunicação de Kaiser Radler dá ênfase à refrescância em dobro 
Para que o consumidor entenda o que é Radler, a Kaiser vai destacar o benefício do produto em seus materiais de comunicação. “O nosso desafio é mostrar às pessoas que, além de ser muito saborosa, essa novidade proporciona a refrescância em dobro que só a combinação da cerveja com o suco natural de limão pode trazer”, ressalta Mariana Stanisci, diretora de marcas Mainstream da HEINEKEN Brasil. 
A Kaiser Radler terá como garoto propaganda o apresentador Marcelo Tas, que já protagonizou outras campanhas da marca, como a de Kaiser Barril. A campanha terá grande impacto e será lançada durante o verão. 
 A Kaiser existe no mercado nacional há mais de 30 anos, e foi relançada em todo o Brasil em 2011, sendo produzida sob o criterioso controle de qualidade da Cervejaria HEINEKEN. Antes de chegar ao copo do consumidor, a cerveja passa por mais de 850 análises e todos os meses, diversos lotes da marca são enviados à sede da empresa, na Holanda, para a avaliação de qualidade pelos mestres cervejeiros. Após seu relançamento, Kaiser foi escolhida para ser o único rótulo não europeu da Cervejaria HEINEKEN a ter o formato em barril. Com Kaiser Radler, a marca ganha mais uma novidade em seu portifólio, o que torna a marca ainda mais estratégica para a Cervejaria HEINEKEN. 

Êxito no mercado Europeu aponta para uma boa aceitação de Kaiser Radler no Brasil 
A primeira Radler da Cervejaria HEINEKEN foi lançada na Áustria, em 2007, e a marca que lançou a novidade foi a Gösser Natur Radler.   Os primeiros indicadores de sucesso apareceram em 2009, quando a receita começou a ser comercializada também na Hungria, com volume de cerca de 250 mil hectolitros por ano. Desde então, Radler se difundiu tanto pela Europa, em particular no Leste Europeu, que em 2012 o volume de Radler comercializado foi de 1,5 milhões de hectolitros. Hoje, a participação de Radler dentro do mercado cervejeiro da Europa é próxima de 10%. 
O sucesso da combinação de cerveja com suco natural de limão, na Europa, despertou o interesse da Cervejaria HEINEKEN em levar a novidade para outros mercados, como a África e América Latina. O Brasil, por ter grande representatividade para a cervejaria, foi escolhido como o primeiro país do continente a lançar uma Radler, por meio da marca Kaiser. 
Teles acredita que fatores como o clima quente do país e o interesse dos consumidores brasileiros por novidades devem influenciar a aceitação do lançamento. “Kaiser Radler abre uma nova categoria dentro do mercado cervejeiro, é a opção de bebida para pessoas que estão buscando mais refrescância e uma experiência de sabor diferente”, frisa. 
No mundo, diversas marcas da HEINEKEN já ganharam uma versão Radler, como Sagres (Portugal), Fosters (Reino Unido), Amstel (Holanda, Finlândia, Grécia e Espanha), Dreher (Italia), Calanda (Suíça), Maes (Bélgica), Pelforth (França), Primus (Congo) e Bourbon (Ilhas Reunião).

Sobre a HEINEKEN Brasil
A HEINEKEN Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Heineken, Bavaria, SOL, Xingu, Sol Premium, Summer, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Desperados, Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda. Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A HEINEKEN opera 165 cervejarias em mais de 70 países, e em 2012 vendeu 221 milhões de hectolitros.
Informações atualizadas estão disponíveis na homepage da HEINEKEN Brasil: http://www.heinekenbrasil.com.br

Sobre a Spaipa
A Spaipa S/A - Indústria Brasileira de Bebidas - é fabricante e distribuidora Coca-Cola no Estado do Paraná e Interior de São Paulo e fabricante da água mineral Crystal. Além da fabricação, comercialização e distribuição dos produtos Coca-Cola, a empresa também comercializa e distribui todo o portfólio de produtos da Heineken Brasil. Criada em 1995 a partir da fusão de três franqueadas da Coca-Cola - a Paraná Refrigerantes, Refrigerantes Bauru e Rio Preto Refrigerantes - e aporte de capital da Refrigerantes de Santos, a Spaipa conta atualmente, com três fábricas de refrigerantes localizadas em Curitiba (PR), Maringá (PR) e Marilia (SP), além de uma unidade de água mineral em Bauru (SP) e outros cinco centros de distribuição instalados em Cascavel (PR), Londrina (PR), Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP) e Regente Feijó (SP). 





 


Paleta de Brigadeiro é a novidade da Los Paleteros
O picolé de chocolate traz irresistível recheio de brigadeiro de panela para delírio dos fãs da marca

O docinho de festa mais amado do Brasil acaba de ganhar uma versão irresistivelmente refrescante. É a paleta de Brigadeiro, novidade que acaba de ser lançada pela Los Paleteros, a marca que foi buscar inspiração nos picolés mexicanos e se tornou uma sensação entre os consumidores. Para delírio daqueles que já são fãs da marca, a paleta no sabor chocolate tem recheio de brigadeiro de panela, uma verdadeira tentação.

Com o lançamento, a Los Paleteros chega a 25 sabores diferentes de paletas, todas com peso médio de 120g, praticamente o dobro dos picolés tradicionais. O diferencial da Los Paleteros, que tem encantado os consumidores, é a maneira artesanal com que as paletas são produzidas. Sem corantes ou conservantes, apenas produtos naturais como água, leite e frutas são utilizadas no processo de fabricação.

Los Paleteros - Paletas mexicanas
Shopping Curitiba - Av. Brigadeiro Franco, 2300. Centro - Curitiba
Balneário Camboriú - Av. Brasil, 1815. Centro - Santa Catarina
Joinville Garten Shopping - Av. Rolf Wiest, 333. Bom Retiro - Joinville
Palladium Shopping Center - Av. Presidente Kennedy, 4.121 - Portão - Curitiba-PR
Shopping Center Itaguaçu - Rua Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros - São José-SC
Shopping Iguatemi - Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica - Florianópolis-SC
Center Vale Shopping - Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403 - Jd Oswaldo Cruz - São José dos Campos-SP
www.lospaleteros.com.br - www.facebook.com/LosPaleteros



Dia das Crianças tem atividades gratuitas no Shopping Novo Batel
No shopping que é ponto de encontro das famílias curitibanas, todos os fins de semana de outubro têm atividades para agradar a criançada, mas o ponto alto da programação será este sábado, quando se celebra o dia delas


Para celebrar o Dia das Crianças, o Shopping Novo Batel preparou um mês inteiro de atividades pensando nelas. A programação começou no final de semana passado e segue até o último final de semana do mês, com brincadeiras, aulas de gastronomia e de xadrez, atividades recreativas, peças teatrais, tudo para agradar aos pequenos, no shopping que é ponto de encontro da família curitibana. O ponto alto da programação está previsto para este sábado, dia 12, quando de fato se celebra o Dia das Crianças. As atividades recreativas são gratuitas aos participantes (exceto as aulas de gastronomia).

Nas primeiras oficinas, as crianças aprenderam a confeccionar marcador para livrinhos e cartões com massinha. No sábado (dia 12), acontecem as oficinas de pintura em tela, gesso e massinha. Para marcar o Dia das Crianças, também no dia 12 acontece uma apresentação especial, com um palhaço escultor e muito algodão doce. No dia 19 as crianças vão poder brincar com livrinhos divertidos e massinhas. E no dia 26 acontece uma oficina sobre origami e brincadeiras de massinha. A programação dos sábados prevê atividades das 14h às 18h. Para estimular o raciocínio das crianças, o Shopping Novo Batel também vai oferecer aos sábados, aulas de xadrez com professores do Clube de Xadrez de Curitiba.

Peças infantis movimentam os domingos de outubro. No palco do Teatro Fernanda Montenegro, será apresentada a peça "Chapeuzinho Vermelho". O espetáculo, que traz a clássica história, é encenado através da técnica Phantom, que mescla mãos e rosto de atores a corpo de bonecos. No Teatro João Luiz Fiani estará em cartaz a peça "A Festa no Céu", dirigido por Renato Jachinoski. A fábula conta a história de uma tartaruga que queria muito ir a uma festa no céu, mas havia um pequeno problema, ela não tinha asas, e só os animais com asas estavam convidados. As encenações acontecem nos dias 6, 13, 20 e 27, sempre a partir das 16h.

Na cozinha gourmet da loja Toys & Papers, um espaço criado para estimular de forma lúdica o interesse das crianças pelos alimentos, também haverão aulas todos os sábados, a partir das 14h30. As crianças vão aprender a preparar Mini Hambúrguer e Cookies (dia 12); Tortinha da Rainha/Rei (dia 19); e Biscoitos recheados (dia 26). As reservas devem ser feitas com pelo menos 24 horas de antecedência, na loja Toys & Papers, ou pelo telefone 3014-6979. As inscrições para as aulas de gastronomia custam R$ 60,00 por criança.





Doce gastronomia

A criatividade da gastronomia paranaense está à prova muito além dos pratos principais da 8ª edição doCuritiba Restaurant Week, que começou na última segunda-feira, dia 07 de outubro. A elaboração das sobremesas também desafia a
criatividade dos chefs e estão surpreendendo os apreciadores durante as duas semanas da Mostra Gastronômica, que se estende até o próximo dia 20.  São opções para os mais variados os gostos. Dentre elas, se destacam sobremesas inovadoras, como a preparada pelo Gardeno Gastronomia Mediterrânea, que leva frutas grelhadas com calda de mel, especiarias e creme de queijo com cassis.  Outra pedida especial é a torta Banoffi Especial com banana-
ouro de Morretes, da Cantina do Délio. Por fim, o tour gastronômico pode seguir para um doce de leite argentino com oito tipos de frutas e marshmallow, oferecido pelo Petit Château. Para conhecer todos os empreendimentos inscritos e as sobremesas da oitava edição do Curitiba Restaurant Week, acesse o site www.restaurantweek.com.br. O evento conta com o patrocínio da MasterCard; e apoio da Vale Fértil, Redecard, S.Pellegrino & Acqua Panna, Academia Swimex, EcoBike, Abrasel – PR e Governo do Estado do Paraná.


Nenhum comentário: