segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda Gastronômica / Por Bruno Bertani



Os sabores da Região Nordeste da Itália com o chef Beto Madalosso na  Versadas

 As delícias dos sabores da Região Nordeste da Itália são tema da aula na Versadas com o chef Beto Madalosso, que comanda os restaurantes Forneria Copacabana e Famiglia Fadanelli,  nesta quinta-feira, 3 de outubro, a partir das 19h15.
No cardápio, cozido de mariscos, carpaccio (corte caseiro) com molho de alcaparras e mostarda, polenta com cogumelos grelhados e polpetine com spaghetti e molho de tomate.  A aula encerra a temporada Tutti Italia promovida pela Versadas, também com os chefs Dudu Sperandio, Rafael Strujak e Jairo Susyn, que apresentaram cardápios de diferentes regiões da Itália. O investimento é de R$ 150,00. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3078-3312.

Versadas - Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.


 

Chef da indústria

A agenda do Chef Banqueteiro Flávio Frenkel foi tomada pelos eventos da área industrial do Paraná. Na última  sexta (27), o Chef assinou o almoço de comemoração dos 25 anos da Peróxidos do Brasil, que aconteceu na própria fábrica. A noite o Chef  preparou um menu a base de salmão e massas para a pré-inauguração do novo setor da New Holland, evento que teve a presença do palestrante Paulo Storani, policial do Bope em que o personagem de Vagner Moura, Capitão Nascimento, foi inspirado.

Chef Banqueteiro – O que ele faz?

Flávio Frenkel conta como se tornou um Chef Banqueteiro que oferece cardápios personalizados, com criações customizadas para cada evento


No dicionário, a definição de banqueteiro é “preparador de banquetes ou refeições caprichadas”, mas o Chef Flávio Frenkel, que já foi reconhecido como o melhor chef do Sul do Brasil e como um dos melhores chefs contemporâneo por um dos principais prêmios do setor, ganhou esta denominação por oferecer atendimento personalizado, criar cardápios customizados e diferenciados para cada evento. Além disso, Frenkel tem como marca registrada misturar ingredientes exóticos e fazer releituras especiais de clássicos da gastronomia.

Graduado pela California Culinary Academy, o Chef tem em sua carreira passagens por sofisticados restaurantes e, já atuou com importantes nomes do setor, como Elka GIlmore, Thomas Keller, Hubert Keller, e atualmente fechou uma parceria com o Chef Pâtissier Laurent Grolleau. Porém, foi em Curitiba/PR que Flávio Frenkel percebeu a oportunidade de montar uma empresa de catering de alta gastronomia. “A cidade vivia a chegada de muitas multinacionais e, consequentemente, este público exigiria um serviço de alta qualidade gastronômica em eventos sociais e empresariais”, revela Frenkel. A partir de então, surgiram os convites e o Chef acabou criando, em 2007, a Anis Gastronomia, com a proposta de oferecer serviços de buffet, coquetéis, mini pratos,  finger foods e pratos especiais.

No comando da Anis Gastronomia, o Chef já preparou mais de 250 banquetes, além de coquetéis, degustações volantes, aniversários infantis entre outros eventos. Com experiência na área, Flávio Frenkel já produziu desde jantares para 9700 pessoas, até mesmo um menu especial e romântico para dois, em um pedido de casamento.

Cozinha Show - A Anis Gastronomia, comandada por Frenkel, é conhecida pela sua cozinha show, com pratos que são finalizados minutos antes da hora do evento, e na sua característica possui toques especiais de decoração. O serviço à inglesa, em que os pratos saem decorados e quentes, e pelo diferencial de pré-aquecer a louça antes da montagem.  Versátil, a Anis promove eventos com comidas coreana, da fazenda, hambúrguer, comidas de boteco e bistrô, de acordo com a solicitação dos clientes.

Por trocar de área de atuação, Frenkel diz encontrar algumas desafios para garantir que seus cardápios permaneçam sempre em alto nível, “temos que pensar em como pré-preparar os alimentos para finalizarmos em outro local, às vezes com mais de 1.000Km de distância”, diz o Chef.

Uma característica da cozinha de Flávio é prestigiar os ingredientes essencialmente paranaenses, mesmo tendo influências gastronômicas de diferentes partes do mundo. Com sede em Curitiba, no Paraná,  ele opta pelas verduras, ervas, frutas, frangos, leitões e frutos do mar do próprio estado, ainda justificando consciência ecológica, “tento usar ao máximo os ingredientes que encontro a minha volta. Minha preferência é pelos frescos, pelos orgânicos e pelos produtores locais”, conclui  Flávio Frenkel.


Sushi recheado com tecnologia

Kimitachi explora recursos tecnológicos para agilizar pedidos online e concretizar diferencial no mercado


O Kimitachi, rede de comida japonesa, apresenta novidades no serviço de delivery. O Gadget LeapMotion e a função “pedido com um clique” otimizam o funcionamento da cozinha e garantem que o cliente escolha seus produtos favoritos de forma rápida e segura.

Com o crescimento da interação entre humanos e máquinas, interfaces surgem para gerar aproximação. Esse é o objetivo do Kimitachi ao utilizar o gadget LeapMotion, dispositivo que capta os movimentos feitos em frente ao monitor do computador. De acordo com Lucas Prim, desenvolvedor de softwares e sócio-administrador da rede, o objetivo ao desenvolver essa interface foi baseado no gene inovador do Kimitachi. “Nossas estratégias são sempre guiadas pela análise de tendências e por inovações que possam agregar valores aos nossos serviços. Ser o melhor sushi delivery do mundo não é fácil, e temos que inovar, constantemente, para que nossos clientes reconheçam que pedir Kimitachi não é a mesma coisa que simplesmente pedir sushi em casa”, afirma Prim.

Inicialmente, o dispositivo será utilizado apenas nos processos internos, na manipulação de objetivos no ambiente da cozinha, mas a ideia é disponibilizar futuramente os recursos para o público. 

Outra novidade é a função “Pedido com um Clique”, que permite que os pedidos sejam feitos de forma rápida e segura. Com essa ferramenta o cliente só precisa acessar o site do Kimitachi, escolher um de seus pedidos anteriores, clicar em “pedido com um clique”, depois disso ele será direcionado para a tela onde confirmará o endereço de entrega e a opção de pagamento.

O Kimitachi utiliza os recursos tecnológicos na receita do sushi desde que iniciou no mercado. A rede inovou ao ser a primeira a colocar uma câmera na cozinha, oferecendo transparência aos seus consumidores.

Sobre o Kimitachi
O Kimitachi é uma empresa que possui um modelo de negócio único, focada em oferecer produtos de uma maneira diferenciada, trabalhando com tecnologia, inovação, segurança alimentar, qualidade e personalização dos pedidos. Foi pioneira em criar um sushi 100% delivery e instalar câmeras na cozinha, passando o conceito de transparência para o cliente.

Pensando em proporcionar uma experiência única e inesquecível, o Kimitachi atende seus clientes com alto padrão de qualidade. Para isso, a empresa está sempre inovando no sistema online e nos serviços. Com três anos de existência e três unidades, sendo duas em Florianópolis (SC) e uma franquia em Curitiba (PR). Mais informações no site www.kimitachi.com.br.




Vale Fértil participa do Curitiba Restaurant Week

A empresa paranaense Vale Fértil, líder nacional no mercado de azeitonas e referência na produção de azeites, conservas e frutas em calda, estará presente como apoiadora da oitava edição do Curitiba Restaurant Week, mostra gastronômica que será realizada entre os dias 07 e 20 de outubro, na capital paranaense, e vai reunir 60 empreendimentos gastronômicos. Com o tema “Gastronomia Paranaense”, o 8º Curitiba Restaurant Week chamou a atenção da Vale Fértil, empresa que sempre valorizou as raízes culturais e sociais paranaenses. Durante o evento, a Vale Fértil irá fornecer aos restaurantes participantes dois produtos de destaque em sua linha: o Azeite de Oliva Extravirgem (grau de acidez 0,5%); e o Aceto Balsâmico, produzido em San Juan (Argentina) e amadurecido em barris de carvalho. Mais informações nos siteswww.restaurantweek.com.br e www.valefertil.com.br.




1º Picnic na Stresser

No próximo sábado, dia 05 de outubro, a Associação dos Lojistas da Augusto Stresser (ALAS) vai apresentar a primeira edição do Picnic na Stresser. Durando o evento, os participantes serão convidados a trocar um brinquedo novo, que será revertido para o Complexo Pequeno Príncipe, por uma toalha de picnic exclusiva. Como todo picnic precisa de boa comida, empreendimentos gastronômicos (Armazém Diet, Tutti Pães e Doces, Brioche, Cheiro de Bolo e Confeitaria Valbella) da Rua Augusto Stresser vão preparar kits picnic para serem comercializados no dia, no valor único de R$ 30,00, com quitutes que agradam todos os paladares. O Picnic na Stresser será realizado na Praça Santa Filomena, na Rua Augusto Stresser (no trilho do trem), das 10h às 18h. Mais informações na página da Rua Augusto Stresser  no Facebook (www.facebook.com/RuaAugustoStresser).


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