terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda Gastronômica / Por Bruno Bertani


O chef Delio Canabrava e Paulo Tenório, da Ambev. - Crédito: Rodrigo Labatut

A Ambev realizou hoje o Dia de Responsa, data dedicada a celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Um dia em que os funcionários da empresa saem às ruas para mobilizar pontos de venda sobre a importância de não vender bebida alcoólica a menores de idade e combater a associação
entre álcool e direção. Criada pela Ambev, a ação está em seu quarto ano e também é realizada pela Anheuser Busch InBev, grupo  do qual a Ambev faz parte, com o nome de Be(er) Responsible Day. Todos os 116 mil funcionários da cervejaria em 23 países, sendo 32 mil no Brasil, participam. Neste ano, o Dia de Responsa tem um significado especial:  marca a comemoração de 10 anos do Programa Ambev de Consumo Responsável. O cronograma de ações conta com mobilização interna da cervejaria, doação de 3.750 bafômetros às autoridades de três capitais, ação com times de futebol e concurso entre as ONGs parceiras da empresa.

No Paraná o Dia de Responsa foi marcado por uma ação especial de conscientização junto aos bares e restaurantes na capital. Além do time da Ambev, a ação contou com a participação de Lethicia Gaidarji Silva, da Diretoria de Política sobre Drogas da Prefeitura Municipal de Curitiba; do presidente da Abrabar, Fabio Aguayo; do diretor da Abrasel – PR, Luciano Ferreira Bartolomeu, e do chef Delio Canabrava.





Clássico Lajotinha ganha 5 versões inéditas e irresistíveis

Kopenhagen investe R$ 16 milhões em uma campanha exclusiva para comunicar os lançamentos

Referência no segmento de chocolates finos no Brasil, a Kopenhagen está sempre se reinventando e surpreendendo a todos ao ousar e inovar, mas sem perder a tradição que consolidou a marca. E para, mais uma vez, provar que pode ter tradição sem ser uma empresa tradicional, em comemoração aos seus 85 anos, a grife apresenta novas versões da clássica Lajotinha. O sabor único e inconfundível das folhas crocantes de wafer, com o surpreendente recheio de castanha de caju com toque especial de canela e cobertura de chocolate ao leite, chega em cinco apresentações deliciosas: Lajotinha e Língua de Gato de ColherPão de Mel LajotinhaTablete LajotinhaMini Trufas Lajotinha e Nano Lajotinha.

Um chocolate perfeito para todos os momentos, assim é reconhecida a Lajotinha, que nasceu na década de 40 e, desde então, vem conquistando muitos paladares. De acordo com Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do Grupo CRM, Lajotinha é um sucesso da marca e um dos produtos mais lembrados pelos consumidores. "Diante deste histórico, a Kopenhagen não poderia deixar de inovar nesta linha e, por isso, investimos R$ 16 milhões em uma campanha exclusiva, desenvolvida pela DM9DDB, para apresentar aos admiradores da Lajotinha as cinco novas versões que ressaltam ainda mais a essência e os ingredientes exclusivos deste clássico Kopenhagen", afirma a executiva.

O sucesso da primeira campanha Lajotinha, em 2011, foi fundamental para a concepção e realização desta nova ação de marketing. Segundo Renata Moraes, a campanha anterior representou um significativo aumento de vendas da linha Lajotinha e, também, teve impacto positivo no volume total de vendas da rede ao longo da veiculação. Desta vez, com os cinco lançamentos, a expectativa da empresa é trazer fluxo para as lojas e alcançar um crescimento da ordem de 32% em comparação com o volume alcançado em 2011. "A expectativa é passar da representatividade atual de 4,5% do volume do mix para algo em torno de 16% do volume total de vendas no período", complementa Renata.

A Lajotinha é um dos clássicos Kopenhagen. Criada na década de 40, na mesma época de Nhá Benta, Bala de Leite, Chumbinho e Língua de Gato, o produto nasceu por acaso. Certa vez, a serra que cortava o wafer quebrou. Foi então que surgiu a ideia de cobri-lo com chocolate. Nos anos 80 a temática era descontraída e chamava atenção das crianças. Atualmente, os elementos visuais possibilitam uma identificação imediata do produto, porém mais maduro. O sabor de Lajotinha continua o mesmo.

Novas versões da Lajotinha: melhor que uma, só cinco

Lajotinha e Língua de Gato de Colher: a combinação surpreendente de dois dos irresistíveis clássicos da Kopenhagen, Lajotinha e Língua de Gato. Destaque para a embalagem com colher para consumo imediato.
Preço: R$ 26,10 - 150g

Pão de Mel Lajotinha: os deliciosos pães de mel também ganharam recheio de Lajotinha. Elaborado com ingredientes selecionados e coberto com o chocolate amargo Kopenhagen, esta novidade é de dar água na boca. A embalagem individual é ainda mais prática para o consumo.
Preço: R$ 8,90 - 40g

Tablete Lajotinha: o delicioso creme Lajotinha também pode ser encontrado em formato de tablete, ideal para todas as ocasiões.
Preço: R$ 17,60 - 100g

Mini Trufas Lajotinha: as Trufas Lajotinha fizeram tanto sucesso que serviram de inspiração para as Mini Trufas, recheadas com pasta de castanha de caju e finalizadas com um toque de canela.
Preço: R$ 26,10 - 150g

Nano Lajotinha: após o lançamento das Mini Lajotinha, a Kopenhagen apresenta as Nano Lajotinha, menores e em quadradinhos.
Preço: R$ 26,10 - 150g

Serviço:
Kopenhagen Curitiba - Nove lojas na capital do Paraná, nos principais shoppings e na Rua XV de Novembro, no centro. Informações: (41) 3019-9237. Site: www.kopenhagen.com.br. Facebook: facebook.com/ChocolatesKopenhagen. SAC 0800 100 678.

Kopenhagen 85 anos
Nhá Benta, Língua de Gato, Chumbinho, Lajotinha, Bala Leite, Cherry Brandy. Clássicos de uma grife de chocolates finos, precursora no segmento de chocolates finos no Brasil, que marcou com sabores, sensações e emoções a história de muitas pessoas das mais diferentes gerações. Ao chegar aos seus 85 anos a Kopenhagen carrega o poder de transformar os simples momentos em especiais e os especiais em inesquecíveis devido ao forte elo emocional que possui com seus clientes.




Gastronômade Brasil chega ao Paraná


No próximo sábado, dia 28 de setembro, a cidade de Antonina, no litoral paranaense, irá receber a inédita Etapa Paraná do consagrado e luxuoso Gastronômade Brasil, versão brasileira do mundial Outstanding in theField.
Criado nos Estados Unidos, em 1999, o evento tem por objetivo oferecer almoços a céu aberto, em locações inusitadas que vão desde fazendas até jardins suspensos no meio de megalópoles. No Paraná, o Gastronômade Brasil será comandado pela premiada chef Manu Buffara, um dos grandes nomes da nova geração da culinária brasileira. Para o banquete inédito, a jovem chef vai mesclar ingredientes locais e técnicas gastronômicas contemporâneas. O cardápio conta com quatro snacks (shot de camarão imaruí e maná-cubiu; brandade de siri; creme de taiá com explosão de ovo de codorna; e ostra nativa com nata colonial e picle de cebola), três pratos principais (tilápia
curada com cítricos e ervas da Mata Atlântica; mexilhão com coco e farinha fermentada; e costela de chão com texturas de mandioca) e uma sobremesa (banana assada com chocolate, fava cumaru e mel nativo). A etapa paranaense do Gastronômade Brasil será realizada na antiga Estação Ferroviária de Antonina (Pça. Carlos Cavalcanti, s/n), a partir das 13h. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.gastronomadebrasil.come os ingressos custam R$ 269 por pessoa, preço que dá direito ao menu completo, bebidas e serviços. Além disso, os interessados podem adquirir o transfer Curitiba/Antonina por R$ 50 por pessoa. Mais informações pelo e-mail:info@gastronomadebrasil.com.








Gardeno estreia no Curitiba Restaurant Week

Entre os dias 07 e 20 de outubro, a cidade de Curitiba vai receber mais uma edição do Restaurant Week, um dos principais festivais gastronômicos do mundo.  Em sua
oitava edição, que terá como tema “Gastronomia Paranaense”, a mostra gastronômica contará com a participação inédita do Gardeno Gastronomia Mediterrânea, empreendimento que trabalha com uma gastronomia saborosa e saudável, tradicional de países como Portugal, Itália, França e Espanha. Para o Curitiba Restaurant Week, o Gardeno preparou um cardápio com seis preparos que poderão ser saboreados durante o jantar:
entrada (Creme de moranga com linguiça Blumenau ou Brusqueta de queijo Cablanca, nozes carameladas e tomate-cereja), prato principal (Risoto de charque, agrião e poncã ou Codorna confit com polenta trufada e cebola caramelada) e sobremesa (Frutas grelhadas com calda de mel, especiarias e creme de queijo com cassis ou Torta Banoffee). Como de costume, o preço do almoço e do jantar dos menus do Curitiba Restaurant Week são fixos - almoço por R$ 34,90 + R$ 1 e jantar por R$ 47,90 + R$ 1. A doação de R$ 1 (ou mais)
acrescentada opcionalmente ao valor da conta faz parte da iniciativa social do evento e será destinada integralmente ao Pequeno Príncipe.
 O  Gardeno – Gastronomia Mediterrânea está localizado na Alameda Doutor Carlos de Carvalho (n° 2380), no bairro Batel, um dos principais polos gastronômicos da capital paranaense, e abre para o jantar, de segunda a sábado, das 19h30 às 00h. Mais informações pelo telefone (41) 3016-3044 ou no site www.gardeno.com.br.


Cancelamento 4ª Alto Juvevê Gastronomia

Por questões climáticas e de segurança, a feira Alto Juvevê Gastronomia, que seria realizada neste final de semana (sábado e domingo), na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss, foi cancelada. A organização está trabalhando para que o evento seja realizado no próximo final de semana, nos dias  28 e 29 de setembro. Mais informações na página do evento no Facebook (www.facebook.com/AltoJuveveGastronomia) ou no site www.altojuveve.com.br.



FEIRA FAÇA FESTA APRESENTA INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE PODEM SER INCORPORADAS A CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, EVENTOS E FACHADAS DE CONSTRUÇÕES

Ousadia nas campanhas publicitárias e incorporação de novas ideias e intervenções urbanas conquistam espaço no segmento de eventos corporativos e trabalhos de gestão de marcas. Algumas dessas tendências serão apresentadas durante a Feira Faça Festa, que acontece em outubro, em Curitiba.

Técnicas de projeção mapeada, arquitetura mapeada, car maping, cenografia projetiva, projeção panorâmica, animação 2D e 3D, vídeo wall, estão conquistando espaço no mercado de eventos e se consolidando como elementos de inovação para trabalho de branding. Tais inovações tecnológicas podem ser incorporadas em campanhas publicitárias, eventos e fachadas de construções.

As ambientações visuais em comparação com as tradicionais e cenográficas além de permitirem maior criatividade e mobilidade nas composições para cada momento da ação são uma alternativa sustentável, posto que materiais como lona, plástico, tecidos, metais são substituídos por projeções imagéticas. A projeção mapeada é uma técnica que consiste na criação de animações e vídeos sobre superfícies variadas, como por exemplo, fachada de construções, automóveis. O objeto é transcrito em um software 3D, no qual são criadas ilusões de ótica em torno da estrutura mapeada, o vídeo elaborado é projetado sobre a superfície.

            Ações criativas de publicidade estão se tornando constantes no mercado brasileiro. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro já ganharam prêmios nacionais e internacionais. O projeto que se tornou mais conhecido no Brasil foi o do lançamento da campanha “Carinho de Verdade”, em que foram projetadas imagens do Rio de Janeiro no corpo do Cristo Redentor, que ao final carinhosamente fechava os braços em um simbólico gesto de abraçar a cidade. O “maior abraço do mundo” foi dirigido por Fernando Salis e para realização foram necessários oito projetores de 15.000 Al para cobrirem a estátua.

Segundo o diretor da Pixel, Flavio Dantas, Curitiba também tem muito potencial para ações e projetos do gênero. “Temos fachadas belíssimas, as quais estão implorando para receberem uma iluminação diferente que as valorize e faça com que os transeuntes as enxerguem com outros olhos”, argumenta o diretor da empresa. A Pixel em dezembro de 2011, desenvolveu um projeto para o Palácio Garibaldi. A fachada de 20 metros de largura por 15 metros de altura era virtualmente pintada de outras cores, detalhes da construção eram realçados por meio da iluminação, em alguns momentos o prédio era virtualmente tombado ou demolido.

De acordo com Dantas é necessário ousar nas campanhas publicitárias e não ter medo de incorporar novas ideias e intervenções, “Curitiba tem um grande potencial, basta abrir mão do tradicionalismo. O mercado paranaense é um pouco lento para acompanhar as tendências, infelizmente não há muitas empresas e agencias de publicidades que ofertem serviços inovadores. A maioria aposta em meios tradicionais para realização de congressos e eventos”, afirma.

Um pouco sobre a Feira Faça Festa

Organizada pela EFEX – Eventos, Feiras e Exposições -, a Feira Faça Festa foi concebia para ser o maior guia físico do Paraná. Reunindo empresas, tais como: adegas e vinícolas, buffets especializados, confeitarias, ateliês de alta costura, decoração e ambientação, artigos para festa – convites e lembrancinhas -, mobiliários, clínicas de estética, salões de beleza, agências de turismo, editoras, foto e vídeo, sonorização e iluminação. Bem como profissionais da área, entre eles: mestre de cerimônias e apresentadores, maquiadores, tradutores, fotógrafos, músicos, animadores – palhaços, mágicos, malabaristas -, baristas, bartenders, garçons, chefes, estilistas. O evento apresentará novidades e lançamentos tecnológicos, equipamentos, alimentos, insumos, bebidas e serviços. Sendo produzida pela segunda vez, a Feira Faça Festa é uma ótima oportunidade de negócios.

SERVIÇO:
Data: 17 a 20 de outubro 2013
Horário: Quinta e Sexta das 16h às 22h
               Sábado e Domingo das 14h às 20h
Local: Expo Renault Barigui
Endereço: Rodovia do Café – Km zero – BR 277 | Santo Inácio | Curitiba – PR
Informações: 3317 3170. 


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