quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

 








Feijoada típica todos os sábados no Bristol Portal do Iguaçu Hotel
Pensando no que fazer de diferente no fim de semana? Que tal uma feijoada típica e bem completa? Essa é a proposta do almoço lançado pelo Bristol Portal do Iguaçu Hotel, em Curitiba (PR), que estará aberto ao público a partir do dia 7 de setembro.
A feijoada é servida em um buffet, juntamente com as saladas e com as carnes separadas. Além disso, o hotel também oferece uma gama variada de sobremesas, entre elas pudim, quindim, quindim de brigadeiro e frutas. Outro mimo especial para os clientes é o Cantinho dos Quitutes. Nele, podem ser degustados à vontade cachaças, batidas, caldinhos, caipirinhas e diversos outros quitutes, como linguicinha e aipim frito. As delícias ficam a cargo da nova chef do hotel, Juliana Fagundes. 
O custo da feijoada é de R$ 42,00 por pessoa, já inclusos a sobremesa e os quitutes. Para crianças entre 8 e 11 anos, é cobrado a metade do preço: R$ 21,00, já menores de 7 anos não pagam. A feijoada é servida das 12h às 15h, todos os sábados e não é cobrada taxa de serviço.
Serviço:

Bristol Portal do Iguaçu Hotel
Av das Torres, 8325, Uberaba - Curitiba (PR)

(41) 3151-8700













Gelataio abre primeira loja no Shopping Estação

Famosa pela produção do verdadeiro gelato italiano com frutas e  ingredientes orgânicos, a marca, até agora encontrada apenas nos melhores restaurantes chega ao grande público 

Nesta sexta-feira, dia 6, a Gelataio, após um ano de existência, abre sua primeira loja no Shopping Estação. Marca já conhecida do público por seus famosos sorvetes de cerveja e por estar presente no cardápio de alguns dos melhores restaurantes da cidade.

O mix de sabores da Gelataio incluirá os famosos Doce de Leite (com matéria-prima vinda da Argentina), Peanut Butter (com manteiga de amendoim americana e chocolate com avelãs),  Panna Cotta com Praline de Nozes e os gelatos de cerveja. Sob o comando da mestre gelataia Emillene Stival, a loja com cerca de 15 metros quadrados, foi projetada pela arquiteta Melissa Negrelle com parceria da agência Hiperage.

Nascida em 2012, após mais de um ano de planejamento de mercado e pesquisas de produto, a Gelataio foi concebida pela empresária Emilene Stival com a proposta de oferecer o verdadeiro gelato  italiano, produzido com os melhores ingredientes disponíveis.

Todas as bases utilizadas são italianas, o chocolate é belga e o açúcar e as frutas são orgânicos. O leite e o creme de leite utilizados pela fábrica são frescos e fornecidos diariamente por produtores selecionados pessoalmente por Emillene. As caldas e frutas são produzidas no laboratório próprio da marca, em Santa Felicidade. A produção não utiliza saborizantes, corantes ou conservantes artificiais. O mix da Gelataio conta hoje com mais  de uma centena de sabores testados e aprovados.

Formada em Administração de Empresas, Emillene Stival dedicou-se, já na faculdade, a um curso técnico em Hotelaria. “Foi quando aprendi as bases da culinária”, conta. Trabalhou na área de eventos e prestou consultoria a restaurantes.  Mas, foi durante o Curso de Patisserie e Boulangerie em uma especialização em Gelateria Italiana que encontrou sua verdadeira paixão. Para aprofundar seus estudos, foi para a Itália descobrir os segredos dos grandes mestres gelataios. Foi esta experiência que trouxe para o Brasil com o objetivo de adaptar as receitas tradicionais, às frutas tropicais e às preferências do brasileiro.
Os sorvetes alcoólicos da Gelataio à base de cerveja são conhecidos do público que frequenta os eventos e feiras do setor cervejeiro do Paraná e Santa Catarina. Os sabores exclusivos elaborados para alguns dos mais festejados chefs e restaurantes curitibanos são outra importante referência. As duas experiências são um bom parâmetro do que promete a Gelataio que a partir desta semana o público irá conhecer.



Café da Manhã será realizado na Abrasel para vereadores da Frente Parlamentar em defesa dos empresários e empregadores do setor de alimentação fora do lar

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, após iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) junto à Abrasel/PR, assinaram requerimento para a criação da primeira Frente Parlamentar da Casa. O requerimento solicita registro da Frente Parlamentar em Defesa dos Empregados e Empregadores dos Setores da Alimentação fora do Lar, Hotelaria e Turismo.

O objetivo é trazer maior representatividade do setor junto à Câmara Municipal, possibilitando debates na busca de desenvolvimento e aprimoramento da legislação especializada. O grupo pretende ainda articular-se com outras instituições, como os Executivos municipal, estadual e federal, o Poder Judiciário, a Assembleia Legislativa do Paraná, que já tem uma Frente Parlamentar criada em defesa do setor e o Ministério Público do Estado do Paraná.

Doze vereadores fazem parte da Frente Parlamentar, que tem como presidente o vereador Felipe Braga Côrtes.  São eles: Beto Moraes (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Chico do Uberaba (PMN), Helio Wirbiski (PPS), Jairo Marcelino (PSD), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Paulo Rink (PPS), Pier Petruzziello (PTB), Sabino Picolo (DEM) e Serginho do Posto (PSDB).
.
Setor que mais cresce no país:

O  setor de bares, restaurantes e empresas de alimentação fora do lar é um dos que mais cresce no Brasil. Ele é responsável por quase 3% do PIB e empregam 6 milhões de pessoas em todo o País.  Em Curitiba, houve uma redução de cerca de 10% nos empregos, nos últimos 12 meses, além da queda do faturamento em torno de 10 a 30%.

O diretor-executivo da Abrasel/PR, Luciano Bartolomeu coloca a lentidão nas renovações dos alvarás, assim como as licenças sanitárias, somadas às restrições impostas pelos órgãos fiscalizadores, como principais fatores da redução dos números no setor.
O prefeito Gustavo Fruet deu apoio total a Frente Parlamentar e disse em reunião com a Abrasel, na manhã desta 3ª feira, que não medirá esforços para melhorar a relação com o setor.

Com a Frente Parlamentar da Câmara dos Vereadores, a Abrasel/PR acredita que devem ser criados projetos de lei que possam diminuir a burocracia do Executivo, facilitando para as empresas que pretendem gerar empregos e renda para o município. O diretor executivo lembra ainda que a Abrasel defende a segurança de todos os frequentadores, mas é contra projetos inócuos que só atrapalham e oneram tanto para as empresas como para a sociedade.

No próximo dia 05 de setembro, quinta-feira, um café da manhã será realizado na sede da Abrasel/PR em Curitiba, com os vereadores da nova Frente Parlamentar.

Serviço:

Café da Manhã - Primeira reunião dos vereadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Empregados e Empregadores dos Setores da Alimentação fora do Lar, Hotelaria e Turismo.

Local: Abrasel/PR – Rua Tenente Max Wolf Filho, 200 – Água Verde

Hora: 8h

Data: 05/09/2013 – quinta-feira


Nenhum comentário: