terça-feira, 6 de agosto de 2013

Contemporaneidade


            Depois do sucesso de público no ano passado, Adolfo Roitman, curador e diretor do Santuário do Livro em Jerusalém – lugar onde são exibidos os Manuscritos do Mar Morto – volta a Curitiba, a convite da Comunidade Israelita do Paraná e do Fundo Comunitário.
            No domingo, dia 11, às 16h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, ele apresentará a palestra “Personalidades em conflito: Herodes, Jesus, João Batista e a Comunidade do Mar Morto”. O tema está relacionado com a atual mostra que o Museu de Israel exibe sobre a vida do Rei Herodes. O evento será aberto, sendo a entrada uma lata de leite em pó infantil para doação.




CULTURA
Mostra sobre São Francisco de Assis reveste-se de simbolismos

A verdadeira mensagem de simplicidade, alegria e amor à natureza revela-se na exposição São Francisco de Assis – O Homem Atemporal, que inaugura às 16h desta quinta-feira (8), no Masac – Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba. As 46 esculturas da artista plástica Nilva Rossi – pertencentes a acervos espalhados pelo Brasil – transcendem o religioso e sugerem questionamentos sobre situações sociais e antropológicas que desafiam o ser humano há muitos séculos.  
Nas obras, a artista usa a argila para transmitir conhecimentos sobre a alma deste santo. “Nilva utiliza o molde de suas próprias mãos na representação das mãos do santo para mostrar sua identificação com o ato de passar a mensagem da doação e da entrega”, diz a curadora Soraia Savarís, no texto de apresentação da mostra. Soraia lembra ainda que, para ser compreendido pelos camponeses, Francisco de Assis também usou a argila, moldando bonecos para contar a história do nascimento de Cristo.
A exposição, que permanece aberta ao público até o dia 3 de novembro de 2013, com visitação gratuita, permite vivenciar o verdadeiro encontro com o sublime. O espectador é convidado a refletir sobre o frágil Francisco, nascido na cidade de Assis, na Itália, no fim do século XII (1182 – 1226), quando já pregava o amor à natureza, defendia a paz e questionava a fome. “Aprendi com meus pais a respeitar e amar a natureza. Com São Francisco de Assis estou aprendendo a cantar o amor e a natureza”, afirma Nilva Rossi.
Com formação em Linguagem Visual, Nilva Rossi aperfeiçoou conhecimentos em várias instituições, entre elas o Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato, o Ateliê de Arte do Museu Alfredo Andersen e o Ateliê de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Maringá. Também participou de workshops e acumula no currículo importantes exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, mostrando sua arte em Portugal, Espanha, Bélgica, Colômbia e Argentina.
Recebeu, em 2012, o prêmio de Honra ao Mérito no 29º Salão de Artes Visuais de Jacarezinho (PR). As obras de Nilva Rossi integram acervos de instituições brasileiras e estrangeiras, como a Associação da Amizade e das Artes Galego-portuguesas (Portugal) e Casa das Culturas De Saint Gilles (Bélgica).

Serviço:
Exposição São Francisco de Assis – O Homem Atemporal, com esculturas da artista plástica Nilva Rossi.
Data e horário: de 8 de agosto (abertura às 16h) a 3 de novembro de 2013.
Local: Masac – Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, s/n – anexo à Igreja da Ordem – Largo da Ordem).
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h.
Entrada franca. ---------------------
_______________________________________
                                                                     MUNDO MUSICAL


Pactum incentiva música erudita

O jovem Gabriel Polycarpo, de 22 anos, foi selecionado para uma pós-graduação na renomada Escola de Música Jacobs, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o músico ganhou bolsa integral da instituição, mas precisa arrecadar verba para se manter no país. A boa notícia foi acompanhada do patrocínio da Pactum Consultoria Empresarial em sua estada no exterior. Com 34 anos de atuação, a empresa é tradicional incentivadora de diversas atividades no campo sócio-cultural. 


_____________________________

Kaiser promove festival para bandas paranaenses

 A Kaiser, como incentivadora das bandas locais, apresenta o primeiro Festival “Geração Mundo Livre”, da Rádio Mundo Livre, que acontece em Curitiba entre os dias 15 de agosto e 14 de novembro. O festival que surgiu a partir do programa que leva o mesmo nome na rádio tem como objetivo valorizar as bandas de Curitiba e Região. O evento promete disputas eletrizantes entre as bandas participantes durante os três meses de shows que acontecem toda semana, sempre com quatro bandas de um mesmo estilo musical. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.geracaomundolivre.com.br. As bandas serão divididas em cinco categorias musicais: Pop Rock, MPB contemporânea, RockBilly, Metal e  Rock clássico. As premiações vão de instrumentos musicais a programas especiais com a banda e divulgação de suas músicas na emissora. 


Artes Plasticas

                                                   De Nova Iorque para Curitiba

A Vidri Revestimentos Especiais lança nessa quarta-feira, em um exclusivo café da manhã, a linha “Dom Zoo”, assinada pela conceituada artista plástica paranaense Patricia Azoni. A coleção, que apresenta uma releitura de 16 animais com formas pontuais e contornos geométricos, foi customizada em pastilhas de vidro cristal.  Aclamadas em galerias de Nova Iorque, as obras prometem fazer o mesmo sucesso em Curitiba.

Nenhum comentário: