Tempo de aprender a brincar
Musical infantil Felizardo volta a Curitiba em curta temporada na Caixa Cultural
Um fim de semana cultural e divertido para as crianças é o que está garantido para os dias 6 e 7 de julho, na Caixa Cultural, em Curitiba. O musical Felizardo, do grupo Banda Mirim (SP) coloca em cena teatro, música e circo para contar a história de Aurora, uma menina de seis anos, e de seu amigo imaginário Felizardo. Juntos, eles partem para uma aventura no reino da natureza e do folclore. Além das apresentações será feita umaoficina gratuita, “Aprendendo a Ouvir”, para crianças a partir de seis anos (ver Box). O musical integra o edital de ocupação dos espaços da Caixa Cultural.
O espetáculo recebeu em 2005 o prêmio de melhor espetáculo musical da Associação Paulista de Críticos de Arte e melhor trilha original no Prêmio Femsa de Teatro Infantil.
Felizardo tem texto e direção de Marcelo Romagnoli e músicas de Tata Fernandes, sendo que algumas feitas em parceria com Zeca Baleiro e outras da cantora e compositora Nô Stopa. As apresentações marcam também o lançamento do DVD gravado no Auditório Ibirapuera (SP,) em 2012.
Esta é a terceira vez que os paulistanos da Banda Mirim apresentam em Curitiba o musical infantil Felizardo (outras apresentações aconteceram em 2011 e 2012). “O espetáculo fala da descoberta do mundo, as brincadeiras de rua, o universo mítico da floresta e do folclore, os primeiros ‘problemas’ da infância em uma pequena odisséia na vida de duas crianças”, diz Romagnoli.
Em clima de palco-picadeiro, a música é tocada ao vivo durante a peça, apresentando diversos ritmos brasileiros como forró, samba, rock, e instrumentos como o contrabaixo, sanfona, sopros e percussão.
Em cena, 10 artistas - entre atores, músicos cantores e circenses - criam a atmosfera poética e divertida do universo infantil, capaz de entreter crianças, a partir dos três anos, e enredar os adultos com suas memórias afetivas.
Brincadeiras de pega-pega, boneca de pano e empinar pipa; molecagens como acordar minhoca e fugir do banho; elementos do circo como perna de pau, lira, acrobacias e malabares; ou ainda lendas folclóricas como Saci, Mula Sem Cabeça estão presentes na montagem.
Banda Mirim - Sediada na cidade de São Paulo e com nove anos de atividade, a Banda Mirim é composta por artistas de várias áreas (atores, músicos, cantores e artistas circenses) e inúmeros colaboradores.
Contabilizando cerca de 100 mil espectadores, 600 apresentações, dois Cd´s, dois programas especiais para televisão, uma série em jornal e mostras de repertório, a Banda Mirim tem ainda as produções O Menino Teresa (2007), Sapecado, (2008), Espoleta (2010) e Rádio Show (2011). Felizardo é a primeira produção do grupo, criada em 2004.
Ficha Técnica
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Tatiana Thomé, Rubi, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Nô Stopa, Foquinha, Olívio Filho, Lelena Anhaia, Edu Mantovani
Músicas: Tata Fernandes, Nô Stopa, Zeca Baleiro
Direção musica: Banda Mirim
Luz e espaço cênico: Marisa Bentivegna
Figurinos: Claudia Schapira
Produção executiva: Andrea Pedro
Produção Local – Fuá Produções
Duração: 60 minutos
Serviço
Musical Infantil Felizardo
Data: 06 e 07 de julho de 2013 (sábado e domingo)
Hora: sábado (6) às 18h; domingo (7) às 15h e 18 horas
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia - conforme legislação e correntista Caixa)
Programa livre
Teatro Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Bilheteria: venda a partir do dia 2 de julho
(41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às
20h e domingo das 16h às 19h)
(Box)
Oficina Aprendendo a Ouvir
Ministrada pelos integrantes da Banda Mirim, a oficina desenvolve musicalmente os participantes, explorando noções básicas da estrutura musical através de dinâmicas, exercícios e jogos.
Data: 06 de julho de 2013
Horário: das 14h às 15h30.
Local: Caixa Cultural de Curitiba
Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos
15 vagas
Inscrições são gratuitas pelo e-mail
caixacultural08.pr@caixa.gov.br
_________________________________________
Festival de Teatro Brasileiro divulga
apresentações de grupos paranaenses no RS
Apresentações acontecerão em Porto Alegre e em outras três cidades do estado
O Festival de Teatro Brasileiro divulgou o roteiro de apresentações dos grupos paranaenses na etapa Rio Grande do Sul. O circuito começará em Porto Alegre, no dia 26 de julho, no Theatro São Pedro, com a peça Vida, da Companhia Brasileira de Teatro. A última cidade desta etapa será Santana do Livramento, no dia 16 de agosto. Ao todo serão 22 apresentações.
Além do Theatro São Pedro, as apresentações em Porto Alegre acontecerão também na Casa de Cultura Mário Quintana e no Teatro do Sesc. Em Chuí, serão no Salão de Eventos. Em Santa Vitória do Palmar, no Teatro Independência. E em Santana do Livramento, na sala cultural Professor Antonio Francisco Pereira Alves.
A curadoria do FTB Cena Paranaense selecionou os seguintes grupos: Cia dos Palhaços, Antropofocus TM, Tato Criação Cênica, NBP Produções; A Armadilha Cia de Teatro, Minha Nossa Cia de Teatro e Girolê Produções. Também participarão como convidadas as companhias Cia Senhas e Cia Brasileira de Teatro.
O FTB está em sua 14º edição e pela primeira vez coloca em circulação os trabalhos de grupos paranaenses. Desde 2009 o Festival tem patrocínio da Petrobras e é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura / Governo Federal. A Cena Paranaense tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Paraná, e co-patrocínio da Copel.
Em São Paulo, o FTB Cena Paranaense (com os mesmos grupos e peças) será de 11 a 29 de setembro.
__________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário