domingo, 30 de junho de 2013

Cidadão Gastronômico / Dicas Saudáveis / Por Bruno Bertani

Alguns condimentos, óleos utilizados no dia a dia, podem melhorar nossa saúde e também prevenir muitas doenças.   Logo mais abaixo fiz uma relação de alguns desses condimentos:


Alecrim minimiza ou elimina substâncias cancerígenas formadas quando se cozinha alguns alimentos. Antes de grelhar a carne, temperá-la com alecrim pode reduzir substâncias causadoras de câncer entre 30% a 100%. Cientistas obtiveram resultados semelhantes quanto a adicionar alecrim a massas.


O azeite é uma boa fonte de ácido oleico que durante a digestão é convertido em um hormônio (OEA) que ajuda a manter as células cerebrais saudáveis. Um estudo com roedores alimentados com OEA mostrou que eles foram mais capazes de se lembrar como executar suas tarefas do que aqueles que não comeram. O OEA ativa a parte do cérebro responsável por transformar as memórias de curtoprazo em memórias de longo prazo.



O alho melhora a circulação sanguínea, ajudando na fluidez do sangue, além de prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico. Possui atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica ( muito recomendada para pacientes que tem micose nas unhas, candidiase de repetição ou herpes). A substancia mais relacionada a este efeito é alicina e seu compostos derivados dela.



O alho poró, estimula o apetite e é digestivo, além de ser antisséptico.




O orégano, é um antibacteriano, antibiótico, analgésico, antifúngico e sedativo. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados. Auxilia no tratamento e controle de micoses e problemas fúngicos.



A páprica, pó é obtido do pimentão vermelho seco e moído. Na forma doce ou picante, a especiaria ajuda a reduzir dores e traz benefícios ao coração.




A piperina, um composto de pimenta preta, pode ajudar a interromper o processo de auto-renovação de câncer. Ela limita o número de células-tronco, por consequência limitando o número de células com o potencial para formar tumores.






Nenhum comentário: