sábado, 29 de junho de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani

  

Gastronômade Brasil chega ao Paraná

No próximo mês de setembro, a cidade de Antonina, no litoral paranaense, irá receber a inédita Etapa Paraná do consagrado e luxuoso Gastronômade Brasil, versão brasileira do mundial Outstanding in the Field. Criado nos Estados Unidos, em 1999, o evento tem por objetivo oferecer almoços a céu aberto, em locações inusitadas que vão desde fazendas até jardins suspensos no meio de megalópoles. No Paraná, o Gastronômade Brasil será comandado pela premiada chef Manu Buffara, um dos grandes nomes da nova geração da culinária brasileira. Para o banquete inédito, a jovem chef vai mesclar, em um cardápio surpresa, ingredientes locais e técnicas gastronômicas contemporâneas.
A etapa paranaense do Gastronômade Brasil será realizada no dia 28 de setembro, a partir das 13h, na antiga Estação Ferroviária de Antonina (Pça. Carlos Cavalcanti, s/n). As inscrições podem ser feitas por meio do site www.gastronomadebrasil.com e os ingressos custam R$ 239 por pessoa, preço que dá direito ao menu completo, bebidas e serviços. Além disso, os interessados podem adquirir o transfer Curitiba/Antonina por R$ 50 por pessoa. Mais informações pelo e-mail info@gastronomadebrasil.com.




Temporada Treze Chefs e Cem Segredos encerra com aula de comida italiana na Versadas
Quem aprecia a boa comida italiana terá a oportunidade de aprender a fazer pratos saborosos em aula-show na Versadas na próxima terça-feira, 2 de julho, a partir das 19h15, com os chefs de cozinha Délio Canabrava e Gliciara Bueno, da Cantina do Délio. No cardápio, Bruschetta Tradizionale, Spaghetti  al Pesto, Saltimboca, Patate ai Rosmarino  e de sobremesa Panna Cotta ai Pistacchi. A aula encerra a temporada da Versadas – Treze Chefs e Cem Segredos. O investimento é de R$ 150,00. Inscrições e informações sobre a aula e cardápio podem ser obtidas pelo telefone 41 3078 3312.

Versadas - Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.







Spoleto busca democratizar a alta gastronomia com produtos típicos da cidade italiana de Parma
 Menu premium Sabores de Parma traz série de receitas inspiradas na região que inclui presunto cru
 O Spoleto resgata em suas origens alguns dos mais famosos sabores da gastronomia italiana. Desta vez a rede explora a herança italiana introduzindo no dia a dia do brasileiro o menu Sabores de Parma, com receitas inspiradas na cidade italiana conhecida como uma região onde se mangia bene, com produtos típicos de enlouquecer qualquer gourmet de plantão. Parma é a terra do presunto cru (prosciutto), entre tantas outras especialidades, que chega agora aos pratos do Spoleto.
O lançamento do menu premium Sabores de Parma reforça a missão do Spoleto de democratizar a alta gastronomia, introduzindo produtos gourmet da culinária italiana no cotidiano do restaurante e por um preço acessível. A rede visitou três fábricas na Itália a fim de viabilizar o projeto inédito de introduzir itens gourmet como o presunto cru nas praças de alimentação.
“Oferecer produtos da alta gastronomia às pessoas que não podem frequentar restaurantes caros sempre foi o mote do Spoleto. É a nossa causa, presente desde o início, quando introduzimos o uso de massas secas de grano duro importado em nosso cardápio”, declara Eduardo Ourivio, vice-presidente do Grupo Trigo, gestor do Spoleto.
Menu Sabores de Parma
O menu Sabores de Parma, assinado pelo chef legítimo italiano Gianni Carboni, já está disponível nos 288 restaurantes espalhados por todo o Brasil (menos em Sergipe, Mato Grosso e Piauí). São três sugestões de pratos, que podem ser complementados ainda com porção extra da estrela do cardápio, o presunto cru.
 Pratos:

Fettuccine ao molho Alfredo com presunto cru: a partir de R$ 20,90;
Massa tradicional ao molho quatro queijos com mussarela e presunto cru em modo crocante salpicado: a partir de R$ 13,90;
Frango à Parmegiana com massa tradicional Bambini ao pomodoro: a partir de R$ 19,90.

Extras:
Fatia de Presunto Cru: R$ 4,50
Presunto Croc (presunto cru crocante): R$ 1,90
Frango à Parmegiana: R$ 11,90

Um pouco sobre a origem do presunto cru
O nome Prosciutto deriva do latim e significa “completamente enxugado”, ou seja, o pernil suíno quase que completamente sem umidade. O segredo do verdadeiro presunto cru está nos detalhes e fases da cura. Um trabalho de antiquíssima tradição e passado de geração em geração, que engloba o equilíbrio dos perfumes e dos sabores de uma terra mágica e generosa, a qualidade e a escolha da matéria prima utilizada.
O presunto cru tem como ingredientes uma carne suína excelente e pouco sal (modo mais natural e genuíno de curar a carne). Desde os tempos dos Romanos, a região de Parma, nos Apeninos, com seu micro clima seco, vem criando condições perfeitas para a qualidade do presunto cru. Por séculos, a carne de porco é pacientemente salgada e curada por produtores da região ao redor da cidade de Parma. A cura é realizada pelo ar e sal e nada mais, o que cria o tom rosado, sabor adocicado e aroma autêntico do presunto de Parma, considerado o melhor do mundo. 


Rede Spoleto abre nova franquia em Curitiba
Localizada no Shopping Estação, loja abre no formato Spoleto 21
Curitiba recebe mais uma franquia Spoleto, expandindo sua atuação em toda região Sul. Considerada a maior rede de culinária Italiana do Brasil, a nova loja chega à capital paranaense dentro do formato Spoleto 21, um sistema que agrega o conceito de sustentabilidade, incluindo aperfeiçoamento de práticas e atividades que vão desde o preparo dos pratos até a logística de descarte de resíduos.
A loja é comandada pelas empresárias Gabriela Folador e Christiane Jansen, ambas com vasta experiência na área. As duas administram, além da franquia do Shopping Estação, também a loja do ParkShoppingBarigüi e aguardam a abertura de mais um restaurante localizado no Shopping Mueller.
O restaurante já está atendendo com uma deliciosa campanha, a Sabores de Parma, com produtos típicos da região italiana. O lançamento do menu premium reforça a missão do Spoleto de democratizar a alta gastronomia, introduzindo produtos gourmet da culinária italiana no cotidiano do restaurante e por um preço acessível.  Para isso, a rede visitou três fábricas na Itália a fim de viabilizar o projeto inédito de introduzir itens gourmet como o presunto cru nas praças de alimentação. Este cardápio também está sendo servido na loja do ParkShoppingBarigüi.
Com esta nova unidade, o Spoleto passa a contar com cinco lojas no Paraná e 12 em toda a região Sul, que respondem por 5% de toda a rede no país. Atualmente existem lojas em Curitiba (no ParkShoppingBarigui), Cascavel, Londrina e Maringá. A projeção de faturamento na região Sul é crescer 8% em 2013.
Modelo de negócio sustentável: Spoleto 21
A unidade sustentável, intitulada Spoleto 21, objetiva reduzir custos e otimizar os processos - respeitando os três pilares da sustentabilidade –, ganhando em eficiência e rentabilidade. Sua implantação significa uma redução de 40% de água, com a utilização de novo sistema de lavagem dos utensílios, e de25% de energia, através de tecnologias diferenciadas para o preparo dos pratos; diminuição do quadro de funcionários com maior remuneração salarial da equipe e economia de 20% no custo das obras. Para obter esses números, o projeto exclui o consumo de gás, com implantação de fogão elétrico com tecnologia de indução, elimina produtos de limpeza nocivos ao meio ambiente e apresenta tratamento de lixo.




Famiglia Zanlorenzi lança Lunar Riesling

O vinho perfeito para o consumidor que deseja entrar no universo dos vinhos finos

Curitiba, 27/06/2013 – O Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi está sempre à frente no mercado e busca novas oportunidades para encantar o consumidor, atendendo seus desejos e expectativas. Para fortalecer ainda mais uma das suas linhas, a empresa apresenta a novo Vinho Lunar Riesling, elaborado exclusivamente com uvas Riesling, a partir de castas selecionadas, colhidas na Serra Gaúcha.

O Lunar Riesling tem coloração amarelo-palha, clara, brilhante e límpida. “É um vinho jovem, descomplicado e fácil de entender. Tem boa densidade e volume, revelando aromas intensos e persistentes de maçã verde e notas cítricas”, explica o enólogo Mateus Poggere. O novo produto harmoniza perfeitamente com peixes, aves, massas de molho branco e risotos com frutos do mar.

O presidente do Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi, Giorgeo Zanlorenzi, explica que o novo produto traduz o requinte, a sofisticação e o bom gosto. “Ele é ideal para as pessoas que buscam vinhos ecléticos na harmonização, além de ser excelente para acompanhar as mais variadas ocasiões, desde um bate-papo entre amigos, até reuniões familiares, sendo perfeito também para momentos a dois, incrementando o romantismo”, destaca.

O vinho Lunar Riesling também traz o QR code no contra-rótulo. O usuário pode escaneá-lo direto do celular e ter mais detalhes sobre a bebida, sobre outros produtos da linha e acesso a diversas informações sobre vinhos finos.

As garrafas do Lunar Riesling seguem a linha da praticidade, com as tampas de rosca (screw cap), que contribuem para que a garrafa fique livre da entrada de ar e o produto seja conservado mais facilmente. “Para os vinhos mais os jovens as screw caps são ideais para o consumo no dia a dia. É uma maneira de o consumidor degustar a bebida da maneira como foi concebida pelo produtor, além de ser mais prática e não precisar de abridor”, explica Teodosio Piedrahita, gerente nacional de vendas da Famiglia Zanlorenzi. Outra vantagem é a facilidade de armazenamento, as garrafas que utilizam tampas de rosca podem ser guardadas em pé, economizando espaço.

Mais informações sobre o Lunar Riesling e todo o portfólio do Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi podem ser obtidas no site www.famigliazanlorenzi.com.br




Bares e Restaurantes em debate na Assembleia e na Câmara

A manhã desta terça-feira, dia 25 de junho, foi de debates envolvendo o setor de bares e restaurantes tanto na Câmara Municipal como na Assembleia Legislativa, com a presença de diretores e empresários da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - PR).
Na Câmara, o vereador Bruno Pessuti arquivou o projeto de lei sobre porções diferenciadas nos cardápios de bares e restaurantes para pessoas que fizeram cirurgias bariátricas. Em contrapartida, a Abrasel se comprometeu a ter 200 estabelecimentos em Curitiba participando da Campanha Porção Responsável até a Copa do Mundo.
“Os restaurantes e bares participantes receberão um selo de identificação e uma cartilha com receitas de porções responsáveis, voltadas não apenas para pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, mas para todos que querem se alimentar de forma responsável”, afirmou Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR. A campanha será promovida pela Abrasel, com apoio da Câmara Municipal, Abrabar e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação.
Outra boa notícia é que na sessão, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, após iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes, assinaram requerimento para registro da primeira Frente Parlamentar da Casa. Assinada por 12 vereadores, o requerimento solicita registro da Frente Parlamentar em Defesa dos Empregados e Empregadores dos Setores da Alimentação fora do Lar, Hotelaria e Turismo. O objetivo da Frente Parlamentar será tratar de questões relacionadas aos setores visando trazer maior representatividade destes junto à CMC.
Já na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Apoio aos Empregados e Empregadores em Restaurantes, Hotéis, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Panificadoras, Confeitarias e Similares, em parceria com a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, discutiu com empresários do setor e com representantes do poder público estadual e municipal, alternativas para minimizar o impacto da lei seca nos estabelecimentos comerciais. “A lei seca tem prejudicado o movimento, porque as pessoas não têm alternativa: elas não podem dirigir pela tolerância zero e faltam táxis e transporte coletivo”, diz o presidente da Abrasel-PR, Marcelo Woellner Pereira. Além do aumento da frota, uma das ideias é a criação de uma linha gastronômica para o transporte público. Outro assunto discutido foi a criação de uma comissão para regulamentar a AIFU.

 

 


Festival Sabores do Litoral vai até domingo
Termina neste domingo (30) o Festival Sabores do Litoral, que começou no dia 30 de maio, em seis cidades do litoral paranaense, além da Ilha do Mel. Durante esse período, 31 restaurantes ofereceram pratos especiais com desconto de 20%. “O fluxo de turistas nas cidades aumentou significativamente e, considerando que estamos na baixa temporada, o festival cumpriu a sua principal função, que é justamente a de movimentar o litoral paranaense neste período”, afirma Vinícius Kaminski, gerente do contrato da Ecovia.
Promovido pela Ecovia em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e Associação de Bares e Restaurantes do Litoral do Paraná (Abrasel Litopar), a 3ª edição do evento é realizada nas cidades de Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, além da Ilha do Mel. Os pratos servem de uma a quatro pessoas e variam entre R$ 23,60 (barreado tradicional, no restaurante Olimpo, em Morretes, para uma pessoa) e R$ 95,80 (garoupa grelhada com alcaparras e azeitonas, camarão branco com cream cheese e creme de palmito com camarão, do La Bodeguita, em Matinhos, que serve até três pessoas).
Como parte da divulgação do festival, uma revista com informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos foi produzida e foi distribuída gratuitamente. Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela fan page Sabores do Litoral no Facebook (www.facebook.com/saboresdolitoral), onde são divulgadas fotos dos pratos, endereços dos restaurantes, a versão eletrônica da revista, além de promoções exclusivas. 

SERVIÇO
Festival Sabores do Litoral
Quando: até 30 de junho
Onde: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel



FESTIVAL DE INVERNO VAI MOVIMENTAR O CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA
9 a 13 de julho de 2013

Entre os dias 9 e 13 de julho de 2013 acontecerá a primeira edição do Festival de Inverno do Centro Histórico e Curitiba.
O evento é uma realização da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba e a ideia é mobilizar a região do centro histórico, que vai do Largo da Ordem até a Rua Riachuelo e Sesc Paço da Liberdade, com um evento voltado para a arte, cultura e gastronomia. O Grupo está trabalhando para tornar o centro histórico maisatrativo e os eventos vão ajudar a trazer de volta às ruas a população curitibana e as famílias, não só os turistas. No Festival de Inverno, cada empresa envolvida vai ofertar uma programação cultural, além dos seus serviços e produtos.

Na programação diversas atrações culturais nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de julho.
Todas as empresas da área de gastronomia farão um prato especial para o período do Festival.
No dia da abertura, 09/07 (terça-feira), haverá uma feira gastronômica no calçadão do Largo da Ordem e atrações musicais.
Durante os cinco dias do evento o Senac irá oferecer palestras na área gastronômica, cada dia com um tema diferente.
Ospratos terão valores especiais e a maioria das atrações culturais serão gratuitas.


Síntese do Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba:

A Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, através de seus empresários, apresenta o “I Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba” a ser realizado entre os dias 09 e 13 de julho de 2013.
O festival irá englobar gastronomia e eventos culturais nos estabelecimentos e também na área pública: no calçadão do centro histórico.

Objetivos:

O objetivo do evento é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba desde abril de 2012 realizando eventos para a melhoria da região.
O Festival de Inverno do Centro Histórico faz parte de uma agenda anual de eventos realizados pelo grupo com intuito de trazer benefícios à população que já frequenta a região, incentivar mais curitibanos a frequentarem o local, oferecer mais atrativos aos turistas e fortalecer a imagem do Centro Histórico.
Com o apoio do Sebrae e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR para a realização desses eventos e união dos empresários, o grupo conta com o apoio de diversos órgãos da Prefeitura de Curitiba como o Instituto de Turismo, a Regional Matriz e a Fundação Cultural de Curitiba.
Em processo de se constituir como uma Associação sem fins lucrativos, a Rede se associará ao Curitiba Convention & Visitors Bureau.










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