Cultura Popular para todos os públicos
Produção artística paranaense "Malasartes no Vale da Ribeira",
que conquistou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, leva espetáculos teatrais para oito municípios
A cultura popular é a inspiração do projeto paranaense "Malasartes no Vale do Ribeira", que conquistou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 (categoria Circulação de Espetáculos). Oito municípios localizados no Vale do Ribeira – região montanhosa, algumas vezes isolada e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – irão receber os espetáculos da Malasartes - Educação Sensível. Serão ao todo 54 sessões de duas montagens teatrais: "Dedo de Prosa" e "O Artesão da Alegria". A primeira será apresentada em duas versões, uma para crianças e outra para todas as idades. Já "O Artesão da Alegria" é dirigido ao público infantil.
Há mais de 15 anos a Malasartes realiza ações de forma itinerante em espaços comunitários, como escolas, bibliotecas, teatros, instituições assistenciais, praças, salões, entre outros. “Pretendemos estimular o gosto pela linguagem teatral, por meio de experiências culturais e das manifestações artísticas da tradição popular. Através de antigas histórias, brincadeiras de roda, brinquedos artesanais, cantigas e folguedos, oportunizamos a integração entre jovens, crianças e adultos”, explica Vinícius Mazzon, um dos artistas e idealizadores do projeto. Ele ressalta que os espetáculos do grupo costumam inspirar-se no repertório da cultura popular. “Isso nos permite apresentar espetáculos até mesmo na rua, seja em uma capital ou em uma cidade do interior”. Para ele, a cultura popular é um rico depósito de conhecimento, que vem se reelaborando constantemente há séculos no Brasil. “Beber nessa fonte, que nos encanta, ajuda-nos a criar espetáculos mais bonitos, mais interessantes”.
Um dos municípios que irá receber a Malasartes é Iporanga (SP). O Supervisor Municipal de Ensino, Paulo Sérgio Furquim, conta que apresentações deste gênero são raras em cidades localizadas longe dos grandes centros. “A expectativa é de que tantos os alunos das unidades escolares, quanto a população em geral tenham acesso à cultura proporcionada por este projeto”. Já para Rita Armstrong, Coordenadora de Cultura de Adrianópolis (PR), outro município a ser contemplado, projetos como este deveriam ser desenvolvidos sempre que possível em todos o Brasil. “Estamos extremamente ansiosos para a apresentação, algo inédito em nosso município”, conclui.
Prêmio Myriam Muniz
O prêmio é uma concessão anual, que tem como objetivo conceder apoio a projetos que visam o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro. De acordo com Mazzon, este prêmio financia companhias de teatro em todo o Brasil e é um dos mecanismos mais eficientes que o Governo tem para isso. “Nesta edição, outras companhias paranaenses também foram contempladas, o que certamente contribui para o aprimoramento da arte no Estado. Além disso, também é uma forma de reconhecimento de que aqui no Paraná há artistas e criações de qualidade. Creio que nos últimos anos a produção artística paranaense tem evoluído em ritmo acelerado, e os prêmios conquistados demonstram isso”.
A coordenadora de teatro da Funarte, Heloisa Vinadé, conta que a disputa pelo prêmio foi acirrada, sendo que a Malasartes concorreu com outras 96 propostas da região sul. “Este projeto justificou sua nota máxima em todos os critérios, especialmente a excelência artística, a qualificação dos profissionais envolvidos e a relevância cultural”. Para ela, um dos diferenciais é o foco em contos populares, fortalecendo a tradição da cultura brasileira. “A escolha da circulação pelo Vale da Ribeira, uma região que tem carência de espetáculos teatrais, foi fundamental para eleger o projeto”.
Informações
A turnê pelo Vale do Ribeira, financiada pela Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal, irá percorrer os seguintes municípios: Rio Branco do Sul (PR), Bocaiúva do Sul (PR), Cerro Azul (PR), Doutor Ulysses (PR), Adrianópolis (PR), Ribeira (SP), Apiaí (SP) e Iporanga (SP). Confira as datas já agendadas:
Dedo de Prosa
· Adrianópolis: 13 de maio
· Ribeira: 14 de maio
· Apiaí: 15 de maio
· Iporanga: 16 de maio e 17 de maio
· Bocaiúva do Sul: 20 de maio
· Rio Branco do Sul: 21 de maio
Artesão da Alegria
· Rio Branco do Sul: 6 e 7 de junho
· Rio Branco do Sul: 13 e 14 de junho
· Cerro Azul: 20 de junho
· Doutor Ulysses: 21 de junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário