sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani


_________________
Empório Mercatore

No último sábado, o Empório Mercatore promoveu aos seus clientes uma degustação  das massas premium Via Vernaglia, produzidas em Curitiba no Bairro Rebouças pelos sócios Lucas e Nelson.  No evento foi servidas 3 opções de massas:  Pappardelle, Fettuccine e Capelline que foram preparadas com muito carinho pela Chef do Via Vernaglia Maria.
No mesmo dia o Empório Mercatore apresentou aos seus clientes, a cidra irlandesa Magners,  nos sabores maçãs e pera.
 Com um ambiente agradável e descontraído, o proprietário do Empório  Richard garantiu aos seus clientes um ótimo atendimento, com dicas e sugestões de seus produtos originários de vários países.  


 


_________
Versadas


Na última terça-feira o Versadas promoveu mais uma noite da série Treze Chefs e Cem Segredos.  O tema da noite foi cozinha italiana tradicional, que contou com a presença do Chef Rafael Strujak, proprietário e Chef de cozinha do Campania Ristorante, que em 2011 foi consagrado  com o Certificado de Autenticidade Italiana.
O cardápio elaborado e ensinado pelo chef  foi purê de favas com chicória, azeitonas e crostini; risoto com camarões e estigmas de açafrão; stinco  di vitello al vino bianco e verdure, e de sobremesa um delicioso tiramisù.


Na foto Roberta (Versadas),  Isabela França (Primeira Linha Comunicação), Chef Rafael Strujak e Lú (Versadas)



___________
Agenda


Continuando a Série Treze Chefs e Cem Segredos

Chef Lênin Palhano dá aula-show de gastronomia na Versadas

       As delícias e os segredos da culinária do chef executivo do C La Vie Restaurante e do Terra Madre Ristorante, Lênin Palhano, serão revelados em aula-show na Versadas, na próxima terça-feira, 21 de maio, a partir das 19h15. No cardápio, camarão rosa com crosta de quinoa  orgânica, pupunha assada e confit de limão siciliano; carré de cordeiro com risoto de arroz arbóreo e selvagem e de sobremesa, verrine de sagu ao leite de coco e mousse de amendoim e chocolate belga. A aula faz parte da temporada da Versadas – Treze Chefs e Cem Segredos, que está sendo realizada às terças-feiras até o dia 2 de julho.  O investimento por aula é de R$ 150,00. Inscrições e informações sobre as aulas e cardápios podem ser obtidas pelo telefone 41 3078 3312.


Versadas - Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.

 


____________
Agenda 2


Grand Tasting Curitiba surpreende pela variedade e qualidade de rótulos
Feira de degustação promovida pela importadora Grand Cru aconteceu na noite da última terça-feira (14) e reuniu vinhos selecionados e pontuados de diversas partes do mundo
Curitiba, 15/05/2013 – Uma degustação selecionada de 110 rótulos de algumas das principais vinícolas do mundo. Assim foi o Grand Tasting Curitiba, realizado na noite da última terça-feira (14), pela importadora Grand Cru. O evento reuniu produtores, sommeliers, enófilos e apreciadores de vinho, que conheceram os novos produtos da empresa e rótulos avaliados com alta pontuação pelo crítico americano Robert Parker, e também com destaque nos rankings internacionais Wine Spectator e Wine Spirit. A capital paranaense abriu a etapa nacional do Grand Tasting deste ano, que também acontece nas cidades de Florianópolis, Brasília, Campinas, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé e Natal.
“Curitiba possui um mercado interessante. O clima mais frio e o perfil gastronômico da cidade incentivam a degustação de rótulos”, observou Deodonio Macedo Neto, proprietário da Grand Cru Curitiba. Segundo ele, esta foi a primeira vez que uma importadora na capital reuniu, em um único evento, 20 vinícolas estrangeiras. “Essas degustações acontecem geralmente no eixo Rio-São Paulo, mas vemos um bom público em Curitiba, que busca sofisticação e rótulos exclusivos”, complementou.
O vinho argentino Cobos Bramare Malbec 2007, com 96 pontos Parker, fez sucesso na degustação. Segundo a gerente comercial da Viña Cobos, Carina Moyano, um dos diferenciais da bebida é o equilíbrio entre as uvas utilizadas. “Essa safra é produzida a partir de vinhas cultivadas na região de Lujan de Cuyo, com altas altitudes e frio constante, o que garante mais qualidade, concentração e frescor à bebida”, disse.

A Itália foi o país com a maior presença de produtores. No total, foram nove vinícolas das regiões de Veneto, Puglia, Marche, Toscana, Piemonte, Montalcino, Nieve e Montepuciano. Um dos destaques foi o Brancaia TRE Maremma IGT 2010, da produtora La Brancaia, da região de Toscana. “Este é um vinho jovem, mais fresco, produzido a partir de três tipos de uvas típicas da região de Toscana, como a Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon”, afirmou Lucia Borri, responsável pela área comercial da vinícola.

Os espumantes também chamaram a atenção. Destaques para o italiano Bottega, Cava Castellroig espanhola e champagne Gosset, de uma das vinícolas mais antigas da região de Champagne, na França.
Rótulos pontuados - Entre os rótulos apresentados pela Viña Santa Rita, da região de Alto Maipo, no Chile, o mais apreciado foi o Triple C 2007. Produzido a partir de três variedades de uvas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carménère, o vinho possui 90 pontos Parker, 90 pontos no Wine Spectator e 93 pontos no Wine Spirit. “O interessante da vinícola é que trabalhamos com vinhos jovens e também com concentrados. O que diferencia os rótulos é o tempo de fermentação das uvas e as propriedades do solo onde a vinha está localizada”, disse Luis Alejandro Perez, embaixador da marca no Brasil.

Segundo Juan Pablo Michelini, enólogo e proprietário da Zorzal, da região de Mendonza, na Argentina, o diferencial dos vinhos se deve ao solo calcário onde as vinhas são cultivadas. “Esse tipo de solo proporciona um aroma mais mineral ao vinho”, disse Michelini, destacando o Field Blend 2010, com 94,4 pontos Parker.

 

Os vinhos da chilena Leyda também possuem um caráter mais mineral. “Como a vinícola está localizada há 5 km do mar, nossos vinhos têm um perfil mais salino, que harmonizam muito bem com pescados e frutos do mar”, afirmou Leandro Remedi, gerente de exportação.

 

Todos os vinhos apresentados no Grand Tasting estão disponíveis para compra na loja da Grand Cru, que fica na Rua Pasteur, 90. O horário de funcionamento é das 10h às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 17 horas no sábado.

Sobre a Grand Cru - A empresa iniciou as atividades na Argentina em 1998 e, em seguida, estendeu o relacionamento em outros países como México, Uruguai e Brasil. Iniciou sua atuação no mercado brasileiro em agosto de 2002, com foco nos vinhos argentinos. Hoje trabalha com a venda de vinhos de grandes Chateaux de Bordeaux, provenientes de vinícolas do Chile, Espanha, Portugal, Austrália e Nova Zelândia. Atualmente, mantém um catálogo com 1.500 rótulos, sendo, 625 deles, aproximadamente, de importação exclusiva. A loja de Curitiba possui três anos de atuação.



__________
Agenda 3




Bar do Dante participa da 3ª Alto Juvevê Gastronomia

      O Bar do Dante, um dos mais tradicionais de Curitiba, confirmou presença na terceira edição da Alto Juvevê Gastronomia. Marcada para os próximos dias 01 e 02 de junho, a feira vai oferecer preparos exclusivos de dezoito restaurantes, bares, cafés e confeitarias dos bairros Alto da Glória, Juvevê e Cabral. Em sua estreia no evento, o Bar do Dante, que foi fundado no ano de 1991, disponibilizará, pelo preço unitário de R$ 5, duas iguarias extremamente saborosas que fazem sucesso desde o século passado e que conquistaram os curitibanos: o Bolinho de Carne e o Risoles de Camarão.
      A Alto Juvevê Gastronomia será realizada na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss, ao lado do Asilo São Vicente, entre as ruas Almirante Tamandaré e José de Alencar, das 11h às 19h. O evento conta o patrocínio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Construtora Terrasse e da Poliservice; e com o apoio do Instituto Municipal de Turismo, da RPC TV, da Rádio Lúmen, da Adega Brasil, da Chandon e da Associação dos Lojistas da Augusto Stresser (ALAS). Mais informações na página www.facebook.com/AltoJuveveGastronomia.




__________
Agenda 4

Últimos dias para votar no Festival Brasil Sabor
Está chegando ao fim mais um Festival Brasil Sabor. A edição deste ano tem como tema “A Comida do lugar em todos os lugares”, valorizando a gastronomia brasileira. São 74 restaurantes do Paraná participando este ano. Ainda dá tempo de votar e escolher os vencedores dos melhores pratos de 2013, basta acessar o link http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/brasil-sabor/capa.phtml e escolher os vencedores em cada categoria até o dia 19 de maio.
A Melhor Receita será premiada com uma bolsa de estudos integral do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu (1º lugar); Curso de Segurança de Alimentos da Abrasel (2º lugar) e uma coleção de livros de gastronomia (3º lugar).
A Melhor Apresentação do Prato terá como premiações: bolsa de estudos integral do curso de Fotografia do Centro Europeu (1º lugar), Curso de Segurança de Alimentos da Abrasel (2º lugar) e uma coleção de livros de gastronomia (3º lugar). 
Melhor Gastronomia Responsável receberá: viagem com acompanhante, com tudo pago, para Reserva Natural Salto Morato (1º e 2º lugares) e kit exclusivo da Fundação Grupo Boticário (3º lugar). Faça a sua parte e vote no restaurante e pratos de sua preferência. Além do voto popular uma comissão julgadora votará, ajudando nesta escolha.
Este ano o Festival conta com a parceria da Gazeta do Povo e do Caderno Bom Gourmet, com apoio da Fundação Grupo Boticário, Centro Europeu – Escola de Profissões e Idiomas, da Prefeitura, através do Instituto Municipal de Turismo; e tendo como patrocinadores nacionais a AMBEV e o Sebrae.
















Nenhum comentário: