_________________
Empório Mercatore
No
último sábado, o Empório Mercatore promoveu aos seus clientes uma degustação das massas premium Via Vernaglia, produzidas
em Curitiba no Bairro Rebouças pelos sócios Lucas e Nelson. No evento foi servidas 3 opções de massas: Pappardelle, Fettuccine e
Capelline que foram preparadas com muito carinho pela Chef do Via Vernaglia
Maria.
No
mesmo dia o Empório Mercatore apresentou aos seus clientes, a cidra irlandesa
Magners, nos sabores maçãs e pera.
Com um ambiente agradável e descontraído, o
proprietário do Empório Richard garantiu aos seus clientes um ótimo
atendimento, com dicas e sugestões de seus produtos originários de vários
países.
_________
Versadas
Na última terça-feira o Versadas
promoveu mais uma noite da série Treze Chefs e Cem Segredos. O
tema da noite foi cozinha italiana tradicional, que contou com a presença do
Chef Rafael Strujak, proprietário e Chef de cozinha do Campania Ristorante, que
em 2011 foi consagrado com o Certificado de Autenticidade Italiana.
O cardápio elaborado e ensinado pelo chef foi purê
de favas com chicória, azeitonas e crostini; risoto com camarões e estigmas de
açafrão; stinco di vitello al vino bianco e verdure, e de sobremesa um delicioso tiramisù.
Na foto Roberta (Versadas), Isabela França (Primeira Linha Comunicação), Chef Rafael Strujak e Lú (Versadas)
___________
Agenda
Continuando a Série Treze
Chefs e Cem Segredos
Chef Lênin Palhano dá aula-show de
gastronomia na Versadas
As delícias e os segredos da culinária do chef executivo do C La
Vie Restaurante e do Terra Madre Ristorante, Lênin Palhano, serão revelados em
aula-show na Versadas, na próxima terça-feira, 21 de maio, a partir das 19h15.
No cardápio, camarão rosa com crosta de quinoa orgânica, pupunha assada e
confit de limão siciliano; carré de cordeiro com risoto de arroz arbóreo e
selvagem e de sobremesa, verrine de sagu ao leite de coco e mousse de amendoim
e chocolate belga. A aula faz parte da temporada da Versadas – Treze Chefs e
Cem Segredos, que está sendo realizada às terças-feiras até o dia 2 de
julho. O investimento por aula é de R$ 150,00. Inscrições e informações
sobre as aulas e cardápios podem ser obtidas pelo telefone 41 3078 3312.
Versadas - Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.
____________
Agenda 2
Grand Tasting Curitiba surpreende pela variedade e qualidade de rótulos
Feira de degustação promovida pela importadora Grand Cru aconteceu na noite da última terça-feira (14) e reuniu vinhos selecionados e pontuados de diversas partes do mundo
Curitiba, 15/05/2013 – Uma degustação selecionada de 110 rótulos de algumas das principais vinícolas do mundo. Assim foi o Grand Tasting Curitiba, realizado na noite da última terça-feira (14), pela importadora Grand Cru. O evento reuniu produtores, sommeliers, enófilos e apreciadores de vinho, que conheceram os novos produtos da empresa e rótulos avaliados com alta pontuação pelo crítico americano Robert Parker, e também com destaque nos rankings internacionais Wine Spectator e Wine Spirit. A capital paranaense abriu a etapa nacional do Grand Tasting deste ano, que também acontece nas cidades de Florianópolis, Brasília, Campinas, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé e Natal.
“Curitiba possui um mercado interessante. O clima mais frio e o perfil gastronômico da cidade incentivam a degustação de rótulos”, observou Deodonio Macedo Neto, proprietário da Grand Cru Curitiba. Segundo ele, esta foi a primeira vez que uma importadora na capital reuniu, em um único evento, 20 vinícolas estrangeiras. “Essas degustações acontecem geralmente no eixo Rio-São Paulo, mas vemos um bom público em Curitiba, que busca sofisticação e rótulos exclusivos”, complementou.
O vinho argentino Cobos Bramare Malbec 2007, com 96 pontos Parker, fez sucesso na degustação. Segundo a gerente comercial da Viña Cobos, Carina Moyano, um dos diferenciais da bebida é o equilíbrio entre as uvas utilizadas. “Essa safra é produzida a partir de vinhas cultivadas na região de Lujan de Cuyo, com altas altitudes e frio constante, o que garante mais qualidade, concentração e frescor à bebida”, disse.
A Itália foi o país com a maior presença de produtores. No total, foram nove vinícolas das regiões de Veneto, Puglia, Marche, Toscana, Piemonte, Montalcino, Nieve e Montepuciano. Um dos destaques foi o Brancaia TRE Maremma IGT 2010, da produtora La Brancaia, da região de Toscana. “Este é um vinho jovem, mais fresco, produzido a partir de três tipos de uvas típicas da região de Toscana, como a Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon”, afirmou Lucia Borri, responsável pela área comercial da vinícola.
Os espumantes também chamaram a atenção. Destaques para o italiano Bottega, Cava Castellroig espanhola e champagne Gosset, de uma das vinícolas mais antigas da região de Champagne, na França.
Rótulos pontuados - Entre os rótulos apresentados pela Viña Santa Rita, da região de Alto Maipo, no Chile, o mais apreciado foi o Triple C 2007. Produzido a partir de três variedades de uvas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carménère, o vinho possui 90 pontos Parker, 90 pontos no Wine Spectator e 93 pontos no Wine Spirit. “O interessante da vinícola é que trabalhamos com vinhos jovens e também com concentrados. O que diferencia os rótulos é o tempo de fermentação das uvas e as propriedades do solo onde a vinha está localizada”, disse Luis Alejandro Perez, embaixador da marca no Brasil.
Segundo Juan Pablo Michelini, enólogo e proprietário da Zorzal, da região de Mendonza, na Argentina, o diferencial dos vinhos se deve ao solo calcário onde as vinhas são cultivadas. “Esse tipo de solo proporciona um aroma mais mineral ao vinho”, disse Michelini, destacando o Field Blend 2010, com 94,4 pontos Parker.Os vinhos da chilena Leyda também possuem um caráter mais mineral. “Como a vinícola está localizada há 5 km do mar, nossos vinhos têm um perfil mais salino, que harmonizam muito bem com pescados e frutos do mar”, afirmou Leandro Remedi, gerente de exportação.Todos os vinhos apresentados no Grand Tasting estão disponíveis para compra na loja da Grand Cru, que fica na Rua Pasteur, 90. O horário de funcionamento é das 10h às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 17 horas no sábado.
Sobre a Grand Cru - A empresa iniciou as atividades na Argentina em 1998 e, em seguida, estendeu o relacionamento em outros países como México, Uruguai e Brasil. Iniciou sua atuação no mercado brasileiro em agosto de 2002, com foco nos vinhos argentinos. Hoje trabalha com a venda de vinhos de grandes Chateaux de Bordeaux, provenientes de vinícolas do Chile, Espanha, Portugal, Austrália e Nova Zelândia. Atualmente, mantém um catálogo com 1.500 rótulos, sendo, 625 deles, aproximadamente, de importação exclusiva. A loja de Curitiba possui três anos de atuação.
__________
Agenda 3
Bar do Dante participa da 3ª Alto Juvevê Gastronomia
O Bar do Dante, um dos mais tradicionais de Curitiba, confirmou presença na terceira edição da Alto Juvevê Gastronomia. Marcada para os próximos dias 01 e 02 de junho, a feira vai oferecer preparos exclusivos de dezoito restaurantes, bares, cafés e confeitarias dos bairros Alto da Glória, Juvevê e Cabral. Em sua estreia no evento, o Bar do Dante, que foi fundado no ano de 1991, disponibilizará, pelo preço unitário de R$ 5, duas iguarias extremamente saborosas que fazem sucesso desde o século passado e que conquistaram os curitibanos: o Bolinho de Carne e o Risoles de Camarão.
A Alto Juvevê Gastronomia será realizada na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss, ao lado do Asilo São Vicente, entre as ruas Almirante Tamandaré e José de Alencar, das 11h às 19h. O evento conta o patrocínio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Construtora Terrasse e da Poliservice; e com o apoio do Instituto Municipal de Turismo, da RPC TV, da Rádio Lúmen, da Adega Brasil, da Chandon e da Associação dos Lojistas da Augusto Stresser (ALAS). Mais informações na página www.facebook.com/AltoJuveveGastronomia.
__________
Agenda 4
Últimos dias para votar no Festival Brasil Sabor
Está chegando ao fim mais um Festival Brasil Sabor. A edição deste ano tem como tema “A Comida do lugar em todos os lugares”, valorizando a gastronomia brasileira. São 74 restaurantes do Paraná participando este ano. Ainda dá tempo de votar e escolher os vencedores dos melhores pratos de 2013, basta acessar o link http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/brasil-sabor/capa.phtml e escolher os vencedores em cada categoria até o dia 19 de maio.
A Melhor Receita será premiada com uma bolsa de estudos integral do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu (1º lugar); Curso de Segurança de Alimentos da Abrasel (2º lugar) e uma coleção de livros de gastronomia (3º lugar).
A Melhor Apresentação do Prato terá como premiações: bolsa de estudos integral do curso de Fotografia do Centro Europeu (1º lugar), Curso de Segurança de Alimentos da Abrasel (2º lugar) e uma coleção de livros de gastronomia (3º lugar).
A Melhor Gastronomia Responsável receberá: viagem com acompanhante, com tudo pago, para Reserva Natural Salto Morato (1º e 2º lugares) e kit exclusivo da Fundação Grupo Boticário (3º lugar). Faça a sua parte e vote no restaurante e pratos de sua preferência. Além do voto popular uma comissão julgadora votará, ajudando nesta escolha.
Este ano o Festival conta com a parceria da Gazeta do Povo e do Caderno Bom Gourmet, com apoio da Fundação Grupo Boticário, Centro Europeu – Escola de Profissões e Idiomas, da Prefeitura, através do Instituto Municipal de Turismo; e tendo como patrocinadores nacionais a AMBEV e o Sebrae.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário