segunda-feira, 6 de maio de 2013

Acontece


Curitiba recebe evento internacional de dança

Vencedores do Festival de Stuttgart se apresentam nesta segunda (06), no Guairinha

 Nesta segunda-feira (06), às 20h30, acontece no Guairinha, em Curitiba, a apresentação dos premiados no Festival Internacional Solo Dança-Teatro (Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart), competição realizada anualmente na cidade de Stuttgart, na Alemanha. O evento tem como objetivo estimular talentos da dança e promover a carreira de seus ganhadores.
Os artistas premiados são convidados para turnês no decorrer do ano da competição em diversos países como Alemanha, Grécia, Suíça, Portugal, Holanda e Brasil. E desta vez, Curitiba foi inserida no roteiro das apresentações. Na capital paranaense o evento é promovido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e patrocinado pela Galvão Locações com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Conheça os trabalhos que serão apresentados:

Programa Tour Brasil 2013
Adicionar legenda



LEDA

1° Prêmio para Coreografia 2012
Coreografia e Intérprete: Rodrigue Ousmane – Republica do Chade / África Central
Música: Malik Berki, música tradicional africana
 

ME-ror

Finalista 2012
Coreografia: Michael Miler – Israel
Intérprete: Noa Algazi – Israel
Música: Johann Sebastian Bach

Stepping over Stones

2° Prêmio para Intérprete e Prêmio do Público 2012
Coreografia e Intérprete: Hugo Marmelada – Portugal
Música: Fever Ray

Grief Point

1° Prêmio para Coreografia 2011
Coreografia: Sidra Bell - USA
Intérprete: Alexandra Johnson - USA
Música: Loseil

Emotions, job, emotions, once a day

2° Prêmio para Coreografia 2012
Coreografia e Intérprete: Eran Gisin – Israel
Música: Isis - Streatcleaner

 

Whiskers

1° Prêmio para Intérprete 2012
Coreografia e Intérprete: Eleesha Drennan – Canadá
Música: Moondog, Zapmama

Serviço
Apresentação dos vencedores do Festival Internacional Solo Dança-Teatro
Programa Tour Brasil 2013
Data: 06 de maio de 2013
Horário: 20h30
Local: Guairinha (R. XV de Novembro, 971, Centro)
Ingressos: R$ 20 (no local)

Sobre a ABABTG
A Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) foi criada em 2007 com o intuito de dar mais visibilidade às ações realizadas pelos bailarinos, ex-bailarinos e todo o corpo técnico e artístico do Balé Teatro Guaíra (BTG). A ABABTG tem como foco a promoção da dança, principalmente no Estado do Paraná, e o estímulo para que o profissional se dedique e aprimore seus conhecimentos sobre a arte, visando às oportunidades de atuação após o encerramento de suas carreiras nos palcos.

A instituição também se preocupa com a formação e profissionalização de novos bailarinos, por isso realiza grandes eventos como a “Mostra Paranaense de Dança”, que acontece todos os anos no Paraná. Ações como essa oportunizam a revelação de novos talentos, a difusão e o fomento da dança, além da divulgação e valorização da profissão no país.

Presidida por Jorge Schneider e Simone Bönisch, a ABABTG é uma entidade sem fins lucrativos e não governamental mantida pela realização de projetos culturais e por patrocinadores, apoiadores e parceiros que acreditam no trabalho da instituição e no desenvolvimento da sociedade por meio da arte e cultura.


______________________________________

Prata da casa e das sapatilhas

A professora do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, Scheila Maçaneiro, é uma de dois brasileiros convidados a participar do World Summit on Arts Education, Polylogue II, que acontecerá em Munique (Alemanha), de 13 a 17 de maio. O evento tem o apoio da Unesco e reunirá 120 convidados de 40 países, considerados os melhores profissionais em Arte Educação.
O convite feito pela Aliança Mundial de Arte Educação (World Alliance for Arts Education-WAAE) é o reconhecimento pelo trabalho que ela faz na FAP. “O trabalho que apresentarei em Munique é o dia a dia que desenvolvemos na Faculdade de Artes do Paraná, no ensino formal e informal, conectando a dança às questões da educação e da sociedade, através de práticas reflexivas e contextualizadoras”, disse.
Segundo ela, “o WAAE respeita e compreende a Dança como área de conhecimento e pertencente à disciplina de Artes do ensino regular assim como as Artes Visuais, a Música e o Teatro. Também fortalece a pesquisa científica que usa o pensamento artístico crítico para promover o acesso ou a redemocratização das artes na sociedade”.
Para a professora de dança, todo o conhecimento é para ser partilhado e, por isso, as experiências vivenciadas em outros países devem ser contextualizadas. “O Brasil vive na diversidade e a dança que eu faço aqui no Sul não se aplica na região Norte do país. Considero importante se abastecer de outras experiências para buscar nossas próprias práticas. É perceber no corpo de cidadãos do mundo o seu próprio corpo, redescobrindo as infinitas possibilidades de mover-se pela dança”, afirma.

Nenhum comentário: