segunda-feira, 1 de abril de 2013
Festival de Curitiba
“É preciso ter coragem pra ser índio”
A cultura ameríndia pontuou todo o processo de criação do espetáculo ´Recusa´, que a Cia. Teatro Balagan apresenta hoje e amanhã, às 21h, no Centro de Eventos da Fiep. Espécie de rapsódia, na qual a palavra também se torna música, a peça é narrada e cantada por dois índios Piripkura e seus múltiplos.
Ainda em cartaz em São Paulo, ´Recusa´ recebeu o Prêmio Shell 2012 de melhor direção (Maria Thaís) e melhor cenário (Márcio Medina), e ainda o Prêmio APCA de melhor ator, dividido pelos protagonistas Eduardo Okamoto e Antônio Salvador. A direção musical é de Marlui Miranda.
http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/1521/Mostra_2013/Outros/Recusa
Do Teatro do Absurdo à literatura de Cristóvão TezzaA obra de Eugene Ionesco e de outros grandes autores do Teatro do Absurdo foi o ponto de partida para o espetáculo que a Cia. Atores de Laura apresenta no Festival de Curitiba. ´Absurdo´, dirigido por Daniel Herz, é uma criação coletiva que aborda a incomunicabilidade e o abismo que com o tempo pode surgir nas relações mais íntimas.
Fascinados pelas questões que permeiam os textos de Samuel Beckett, Harold Pinter e Ionesco, os Atores de Laura lembram que “uma das regras básicas do Teatro do Absurdo é que os personagens nunca podem nomear aquilo como loucura”. ´Absurdo´ faz sua última apresentação no Festival de Curitiba hoje (01/04), às 21h, no Teatro da Reitoria.
A Cia. Atores de Laura também traz para Curitiba, em junho, o espetáculo ´O Filho Eterno´, baseado no livro homônimo de Cristóvão Tezza, e estreia dia 9 de maio, no Teatro Laura Alvim, no Rio de Janeiro a peça ´Beatriz´, adaptação para os palcos de dois outros livros de Tezza, ´Beatriz´ e `Um Erro Emocional`.
http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/1492/Mostra_2013/Comedia/Absurdo
Público infantil se diverte com os espetáculos de rua
A trupe goiana Cia. Teatral Oops!.. , que apresenta o espetáculo ´Desamor´ dentro da programação do Sesi na Rua, no Festival de Curitiba, conquistou a plateia formada por crianças e jovens do Centro da Juventude Iniciativa Jovem, do bairro Cajuru, que foi ao Largo da Ordem especialmente para assistir ao espetáculo. Segundo o professor de desenho e serigrafia, José Roberto da Silva, o grupo já acompanha as peças de rua do Festival de Curitiba há três anos. “Quando não tem um ônibus da Fundação de Ação Social a gente vai com ônibus de linha mesmo, porque a experiência é sempre legal”, diz Silva.
Para quem também quiser conferir os espetáculos de rua, o Festival traz uma variada programação, todos os dias, entre 10h da manhã e 19h, em vários pontos da cidade.
http://festivaldecuritiba.com.br/2013/sesinarua
Grupo Galpão no cinema
Uma das mais importantes companhias da cena teatral brasileira, com mais de 30 anos de trajetória, o Grupo Galpão chega hoje (01/4) ao Festival de Curitiba, desta vez na tela grande, na Mostra Palco e Plateia.
Os seis documentários apresentados detalham o processo de produção do grupo, em uma visão cinematográfica da arte teatral. No filme ´Flor Minha Flor´, uma foto tirada em 1992 da plateia de um dos principais espetáculos da companhia, ´Romeu e Julieta´, serve de enredo para entrevistas com os então espectadores, que foram convidados a assistir à reprise da montagem no ano passado, 20 anos depois da estreia, acompanhados de seus filhos.
Já ´Uma Breve História de Viagem ou Imperativo Negativo´ traz à tela a história de Jully, uma menina das barrancas do Rio São Francisco que, aos 13 anos, assiste pela primeira vez a uma peça de teatro.
A Mostra Palco e Plateia vai até quarta-feira, dia 3 de abril, com duas exibições por dia, às 18h e às 20h, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é franca.
http://festivaldecuritiba.com.br/2013/mostradecinema
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário