quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cidadão Gastronômico / Por Bruno Bertani


Bacalhau um Alimento Milenar

Bacalhau para os povos de língua portuguesa; Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, Cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses.

(O nome bacalhau, de acordo com o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, tem origem no latim baccalaureu. )

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX.  Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas deve-se aos bascos, povo  que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.  Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.









Bacalhau da Mamma

Visitando o interior do Paraná, mais precisamente a cidade de Quatiguá neste feriado de Páscoa, resolvi preparar uma receita de bacalhoada especialmente para minha mãe.  Espero que vocês  gostem da receita...



Ingredientes:

1 kg de bacalhau Norueguês
1 kg de batata
2 pimentões cortados em rodelas (podendo ser verde e vermelho)
5 ovos cozidos
2 cebolas cortadas em rodelas
3 tomates sem pele e sem sementes
2 dentes de alho
1 vidro de azeitonas pretas
Azeite extra virgem
2 ramos de alecrim fresco
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Um dia antes dessalgue o bacalhau em água gelada, trocando a água a cada 6 horas. 
Corte as batatas  em rodelas de ½ centímetro e cozinhe por 15 a 20 deixando-os firmes para não desmancharem.
Em um refratário grande coloque uma camada de batata, uma camada de bacalhau, uma camada de tomate, uma camada de pimentão e uma camada de cebola, regue tudo com bastante azeite e repita o processo começando pelas batatas, bacalhau, tomates, pimentões e cebola, volte a regar novamente com azeite de oliva. 
Para finalizar adicione o alho picado bem fino, pimenta moída na hora, adicione as azeitonas pretas e os ovos cozidos cortados ao meio e disponha sobre os ingredientes 2 ramos de alecrim.  Finalmente e regue com bastante azeite de oliva e coloque no forno já aquecido por 1 hora.

Bruno Bertani < bruno.bertani@icloud.com >
Sirva logo em seguida com arroz branco acompanhado de salada verde e harmonize o prato com um bom vinho branco.

Um comentário:

Liege disse...

Huummm... Deu água na boca... e olha que eu nem gosto de bacalhau... Parabéns pela receita!