terça-feira, 19 de março de 2013

News da hora




Peças do Festival de Curitiba podem sair vitoriosas do Prêmio Shell RJ nesta terça-feira (19/3)



 Quatro peças da Mostra 2013 do Festival de Curitiba estão entre as finalistas do 25º Prêmio Shell de Teatro – Etapa Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação ocorre nesta terça-feira (19/3) na capital fluminense.
                Dentre os indicados selecionados para o Festival deste ano, o espetáculo ‘Esta Criança’, novo trabalho da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, com a participação de Renata Sorrah, lidera as indicações desta edição do prêmio. Ao todo, a peça, que estreou em novembro do ano passado e permaneceu em cartaz até 23 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, concorre em cinco categorias, incluindo melhor diretor (Márcio Abreu), atriz (Renata Sorrah), cenário (Fernando Marés), iluminação (Nadja Naira) e música (Felipe Storino).
                O espetáculo ‘A Marca da Água’, da Armazém Cia de Teatro, recebeu três indicações ao prêmio nas categorias: autor (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes); atriz (Patrícia Selonk) e cenário (Paulo Moraes). O musical ‘Gonzagão – A Lenda’ concorre em duas categorias: figurino (Kika Lopes) e música (Alexandre Elias). Também com duas indicações está a peça ‘O Homem Travesseiro’, de Bruce Gomlevsky, disputando os prêmios de melhor ator (Gomlevsky) e iluminação (Luiz Paulo Nenen).

A Marca da Água:

Esta Criança:

Gonzagão – A Lenda:

O Home Travesseiro:

Fotos e vídeos dos espetáculos
Já está disponível para os jornalistas a página de fotos e vídeos dos espetáculos que participam do 22º Festival de Curitiba: http://www.clix.fot.br/fc2013/
À medida que recebemos material das companhias, tanto da Mostra como do Fringe e de outros eventos, as imagens são postadas neste endereço e ficam à disposição da imprensa. O download das fotos pode ser feito diretamente. Para baixar os vídeos é preciso ir ao endereço original do YouTube ou Vimeo.

                Festival de Teatro também tem show
                Quem gosta de música também pode marcar presença no Festival de Teatro. Os músicos curitibanos de A Banda mais Bonita da Cidade prometem balançar o Canal da Música dia 6 de abril, às 20h30. O grupo vai apresentar o show inédito “Todos os lados da moeda”. Será um show coletivo e espontâneo, consolidando o novo momento da música brasileira. A banda dividirá o palco com os artistas Leo Fressato, Ana Larousse, Luiz Felipe Leprovost e Troy Rossilho.
                Também no Canal da Música, no dia 6, às 14h, Vilma Ribeiro, acompanhada dos músicos Alex Manzoni, Bernardo Manita, Douglas Chiullo, Gustavo Slomp, Marcelo Teixeira e Sérgio Monteiro Freire, fará um show vintage com composições de sua autoria e de outros artistas locais. A banda apresenta na sua formação: bateria, baixo acústico, teclado, guitarra, sax e trompete. Ao mostrar canções com nuances de blues, jazz e música brasileira e letras de um sensível universo de experiências, a apresentação promete momentos com participações inusitadas e emocionantes.

Sombras também fazem parte do Festival
Durante o Festival de Curitiba, espetáculos e oficina de teatro de sombras farão parte da programação. No Fringe, duas peças abrem os trabalhos. A primeira é “O Flautista de Hamelin”, da Companhia Karagozwk de Teatro de Sombras, de Curitiba, cujas apresentações ocorrem nos dias 28, 29, 30 e 31 de março e 4, 5, 6 e 7 de abril, em diversos horários, no Teatro Falec. Trata-se de uma história antiga sobre a pequena cidade de Hamelim, que foi tomada por uma peste de ratos. Mas uma grande recompensa em ouro foi prometida pelo Rei para quem conseguisse acabar com este mau. O que vai superar esta dificuldade será o efeito da música de um flautista e a alegria das crianças.
                O segundo espetáculo é “O Pássaro do Sol”, da Bahia, que narra a história de um jovem guerreiro que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A peça recebeu o prêmio Braskem de Teatro: melhor espetáculo infantojuvenil de 2010. “O Pássaro do Sol” será apresentado no Teatro José Maria dos Santos dia 30, às 16h, e no dia 31, às 11h e às 16h.
                Por fim, no dia 2 de abril, às 9h, será ministrada a oficina “Introdução ao Teatro de Sombras – Oficina Grupo A Roda”, no Sesc Paço da Liberdade. Durante quatro horas, serão abordadas concepções filosóficas sobre a sombra e os participantes experimentarão diferentes focos luminosos, anteparos e silhuetas cortadas em couro e articuladas, do acervo da companhia. A oficina é direcionada para atores, dançarinos, circenses, performers, professores, estudantes e pesquisadores em artes cênicas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mailoficinas@festivaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário: