segunda-feira, 18 de março de 2013

Festival de Curitiba


Pérolas intimistas no Paiol
Antigamente usado como arsenal de pólvora e munição pelo Exército, o Paiol transformou-se em espaço cultural e cênico em 1971. Este ano, o teatro abriga quatro espetáculos dramáticos na programação da Mostra 2013, todos montagens que obtiveram excelente repercussão junto à crítica.
As peças, já apresentadas em suas cidades de origem e em outros locais do país, assemelham-se pelo tom intimista de texto e encenação e ganham no Festival de Curitiba uma importante vitrine de alcance nacional.
São elas: ´Facas Nas Galinhas´, do Barracão Cultural, ´Ficção´, da Cia. Hiato, ´Maria Miss´, da Mesa 2 Produções – três montagens paulistas –   e ´O Líquido Tátil´, da companhia mineira Espanca!
Rodriguianas no Fringe
Com texto e direção do paranaense Edson Bueno, que este ano comemora 30 anos de carreira, ´Canalhas´, espetáculo da Cia. Da Cidade, de Passo Fundo, é fruto de longa pesquisa sobre obra de Nelson Rodrigues. O autor, reconhecido como um dos maiores dramaturgos brasileiros e famoso por suas “tragédias cariocas” permeadas de erotismo, sempre denunciou em seus textos a sordidez da sociedade. Em ´Canalhas´, a trama rodriguiana é vivida pelos atores Pedro Almeida, Robson Prestes, Piéterson Duderstadt e Maycon Marcondes. A peça está em cartaz no Fringe de 27 a 30 de março, no Mini-Guaíra.

´Viúva Porém Honesta´, um dos mais conhecidos textos de Nelson Rodrigues, vem para o Fringe em duas montagens: uma para jovens, com a Cia. Cetapi, de Pinhais (PR), e outra para maiores de 18 anos, do grupo pernambucano Magiluth, companhia que no ano passado foi uma das atrações da Mostra do Festival de Curitiba com ´Aquilo que meu olhar guardou pra você´.

O espetáculo do Cetapi, com direção de Arnaldo Silveira, tem apresentações no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann nos dias 28 e 31 de março, e 1 de abril, às 21h. A versão do Maliguth, dirigida por Pedro Vilela, tem sessões dias 3, 4, 5 e 6 de abril, sempre às 13h, no Teuni.
Na Casa do Estudante Universitário (CEU), a atração é ´A mulher sem pecado´, uma leitura dramatizada do primeiro texto que Nelson Rodrigues escreveu para o teatro, em 1941. O Coletivo Shakespeare Livre, de Blumenau, com direção de Nadege Jardim, apresenta a história de Olegário, um paralítico recente obcecado pelo ciúme doentio que sente da mulher, Lídia, a quem vigia e atormenta além dos limites do suportável. O grupo catarinense se apresenta na CEU nos dias dia 31 de março, às 18h, e 1º de abril, às 21h.
http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/135/Fringe/Drama/Canalhas

Nenhum comentário: