sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

NPJ da Faculdade Estácio de Curitiba



NPJ da Faculdade Estácio de Curitiba
conta com nova coordenadora

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Estácio, em Curitiba, conta a partir deste ano com a coordenação da professora Cristiane Castro Pepes.  Advogada militante na Comarca de Curitiba há 14 anos, com foco de atuação na área cível e especialista em Direito Processual Civil, Cristiane assume a nova função se comprometendo em exercer o cargo com ética, responsabilidade e dedicação, dando seguimento a um trabalho que vinha sendo realizado com excelência. “Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e nos desafia a fazer um trabalho cada vez melhor”, diz Cristiane.

Além de supervisionar o atendimento jurídico semanal agendado, voltado à população hipossuficiente realizado pelos alunos da Estácio sob a orientação dos professores  supervisores, Cristiane planeja para esse ano incrementar o NPJ com o fechamento de novos convênios, dar continuidade a eventos realizados em anos anteriores como a Semana do Divórcio Consensual e a atuação no Projeto Justiça no Bairro e criar novos projetos para o Núcleo.

O projeto “Fala Juiz” está entre os principais desafios do trabalho de Cristiane. Ele consiste na realização de palestras ministradas mensalmente no NPJ por desembargadores, juízes, representantes do Ministério Público, procuradores e pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o Poder Judiciário. “Este projeto irá atingir alunos de 1.º a 6.º períodos e terá como objetivo propiciar aos alunos a compreensão do exercício das atividades realizadas diariamente por estes profissionais”, explica.

O “Projeto Superendividamento” também ocorrerá este ano e tem por finalidade possibilitar aos acadêmicos do curso de Direito e de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio o entendimento da importância da interdisciplinaridade e da conciliação atendendo à população, especificamente pessoas que estejam em situação de endividamento, buscando através da negociação com seus respectivos credores tornar possível o pagamento de dividas que seriam impagáveis  na ausência da tentativa de conciliação.

Outra iniciativa que pretende movimentar o NPJ e integrar os acadêmicos da Estácio com a comunidade é o “Dia ‘D’ Estácio”, projeto que irá envolver alunos de todos os cursos da Estácio no atendimento da população de baixa renda no sentido esclarecer dúvidas de diversas áreas, como a jurídica, administrativa, contábeis, engenharia elétrica e de produção, gestão de pessoas, rotinas trabalhistas em Recursos Humanos, entre outros.

 O Núcleo de Prática Jurídica tem atualmente os seguintes convênios:
a) Tribunal Regional do Trabalho: nossos alunos participam do Projeto Horizontes, atividade na qual analisam processos de execução trabalhista que estão no arquivo provisório, para verificar a viabilidade de que referidas execuções voltem a tramitar;
b) Núcleo de Conciliação da Vara de Família: semanalmente nossos alunos, acompanhados por um professor, assistem audiências de conciliação na Vara de Família de Curitiba;
c) Projeto Justiça nos Bairros: conhecido projeto do Tribunal de Justiça do Paraná, no qual nossos alunos participam de mutirões de atendimento à população;
e) Convênio OAB Cidadania: nossos alunos participam junto à OAB das atividades de revisão de processos criminais e propositura de pedidos de liberdade provisória.
f) Tribunal da Justiça (TJ): visitas orientadas nas quais os alunos tem oportunidade de conhecer todas as dependências do TJ e da escola de Magistratura. Os alunos ainda assistem a seções nas câmaras cíveis e criminais acompanhados por professores e pessoas indicadas pelo Tribunal.
g) Procon: alunos atuam no setor jurídico, atendimento telefônicos e pessoal e participam de audiências.

Agendamento
Para ser atendido, o cidadão entra em contato, e deixa o seu nome numa lista de espera para agendamento. Em seguida, de acordo com os grupos de alunos e atividades que vão sendo finalizadas, são agendados novos clientes, mediante contato por telefone. Para os atendimentos, o cliente já é informado a respeito da documentação que precisa trazer, inclusive quanto à renda e necessidade de sua comprovação. Mais informações sobre o Núcleo de Prática Jurídica da Estácio podem ser obtidas através do telefone (41) 3088-0474


Nenhum comentário: