segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Anotando/Blog Leite Quentee Newsw



Ibef-PR alerta para uso consciente dos recursos extras no final do ano

Rendimentos obtidos com 13º salário exigem cuidados para evitar gastos excessivos
Dezembro costuma ser o mês de muito apelo ao consumismo em virtude do Natal, das férias e da reunião em família. Tudo parece motivo para gastar mais e além da conta. No entanto, os economistas alertam que, o pagamento da primeira parcela do 13º salário, deve injetar R$ 7 bilhões na economia paranaense, e a palavra de ordem deve ser cautela.
O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (IBEF-PR), Clecio Chiamulera, afirma que, mesmo dezembro sendo o mês das festas e dos presentes, há dicas e orientações para não fugir do orçamento. “É fundamental fazer um planejamento de acordo com as possibilidades e não gastar mais do que está planejado. Isso não é fácil e exige muita disciplina”, assinala ele.
Segundo Chiamulera, a estratégia para se organizar financeiramente, especialmente em meio a tantos apelos para consumir o que muitas vezes não é necessário, é anotar tudo. “É bom saber exatamente onde vai o dinheiro, desde uma garrafinha de água que compramos até o presente dos familiares. Assim, quando for fazer o planejamento, sabemos onde foi o dinheiro e o que pode ser cortado”, avisa.
Evite armadilhas
O principal erro ao receber a “bolada” extra do 13º salário é imaginar que esse dinheiro faz parte do salário nos próximos meses e gastar além da conta. Para isso, a palavra de ordem é pé no freio. A solução apontada é fazer uma planilha e separar quanto ganha e o valor que pode gastar por mês em cada item. “A grande armadilha para perder o controle é comprar em muitas prestações ou no cartão de crédito e esquecer que a fatura vem”, alerta.
Segundo o vice-presidente do IBEF-PR, é bom separar os gastos por itens como moradia, alimentação, escola, plano de saúde, vestuário, presentes, lazer (viagens, cinema, restaurantes), entre outros. Tudo deve ser registrado e comparado com o previsto. Quando um item consumiu mais recurso que o previsto, deve-se economizar em outro. “Se em um mês os gastos foram superiores ao planejado, no próximo deve-se planejar um redução para compensar. Faça esse balanço pelo menos uma vez a cada trinta dias e durma todas as noites” recomenda.
No recebimento do 13º salário, a prioridade deve ser para a quitação de dívidas com cartões de crédito, cuja renegociação através de órgãos de defesa do consumidor está cada vez mais facilitada. Além disso, outros débitos também devem ser quitados, como cheque especial e outras formas de financiamento adquiridas ao longo do ano. Tirando esse peso do ombro, é sempre bom reservar pelo menos 20% do valor do 13º salário e guardar para as contas que vão chegar com a virada do ano, como IPTU, IPVA, compra de materiais escolares, entre outras.


_____________________________________

SAUDE


Ações da SBD de prevenção ao câncer da pele detectam quase 500 casos suspeitos no Paraná


Sociedade Brasileira de Dermatologia atendeu 3.800 paranaenses em sete cidades do Paraná, com 495 casos suspeitos da doença, reforçando importância da prevenção

No último sábado (24 de novembro), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) celebrou o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, com várias ações de prevenção em todo Estado do Paraná. No total, 3.800 pessoas receberam atendimento gratuito em sete cidades para detecção precoce de lesões que podem levar à doença, uma das que mais atingem os brasileiros.
Das 9h às 15h, vários dermatologistas dos centros de saúde do Paraná mobilizados pela SBD fizeram exames clínicos e prestaram orientação à população quanto às principais dúvidas em torno do câncer da pele. Dos 3.800 atendimentos, 495 foram os casos de lesões suspeitas encaminhados para início de tratamento de carcinoma basocelular (335 casos), carcinoma espinocelular (119 casos) e melanoma (41 casos).
O dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), comemorou o resultado da campanha realizada nas cidades de Curitiba, Apucarana, Cascavel, Londrina, Paranavaí, Toledo e Guarapuava. “As pessoas precisam adotar o protetor solar como hábito diário, antes de sair de casa e se expor ao sol no trabalho, ao esperar o ônibus. Alcançamos com êxito o objetivo da ação que é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção”, avalia Shibue.



__________________________________________________________________________

Ana Paula de Carvalho – anapaula@literallink.com.br 

Nenhum comentário: