sábado, 10 de novembro de 2012

Sensibilidade na flor da pele/Photo Art

Natureza Humana em livro

O corpo humano e o meio ambiente registrados com sensibilidade e talento


A beleza e delicadeza do corpo humano integrada à exuberância da natureza. Esta foi a inspiração para o livro Natureza Humana, uma produção da fotógrafa curitibana Glaci Lakoski. O lançamento da obra, que exigiu anos de intensa dedicação e resultou em quase cem páginas de fotografias artísticas, acontece na próxima terça-feira (13), em um exclusivo coquetel, na Soft Cine Vídeo.

O projeto da criação do livro surgiu há oito anos quando a profissional realizou uma breve exposição de fotos retratando a graciosidade do nu feminino na natureza. Com o desejo de mostrar mais que o corpo nu formou a ideia de realizar uma obra que exibisse a sutileza do corpo humano, tanto feminino quanto masculino, de forma artística. E assim o esboço de um projeto de mais de três anos se iniciou.

A intenção da fotógrafa foi quebrar o paradigma de que nudez masculina tem uma conotação agressiva, e mostrar que a natureza se refere à dualidade dos sexos. Além de celebrar a união do corpo humano à natureza, com suas formas, cores e texturas, Glaci quis manifestar a necessidade da preservação ambiental. “Embora cada vez mais desgarrados de nossas origens na natureza, somos parte dela e lhe devemos o devido respeito. Preservando a natureza, estamos simultaneamente valorizando a nós mesmos, pois nossa existência depende de nossa própria conduta frente ao futuro”, salienta.

O livro foi dividido em dois lados - o feminino e o masculino, com 40 fotos cada - e ganhou poemas de poetisas que atuam nas áreas da arte e da comunicação. Músculos, faces e gestos são revelados com sutileza e compreensão. Cada registro transmite um sentimento, uma sensação, habitando o consciente de quem o aprecia.

Detalhista e exigente quanto à qualidade das fotos, fez um extensivo estudo das locações utilizadas. Entre os cenários encontrados no livro, estão as dunas de Santa Catarina, pedreiras abandonadas, a Ilha do Mel e paisagens de Ponta Grossa e da Região Metropolitana de Curitiba. As fotos foram feitas com iluminação natural e o uso do Photoshop no tratamento foi mínimo.

Glaci Lakoski utiliza sua sensibilidade com a natureza e o corpo humano para criar fotografias que transmitem uma mensagem singular. Com um estilo próprio, seu trabalho ganhou notoriedade e reconhecimento com fotografias de arte e moda. Foi convidada para a produção de capas de revistas locais e editoriais de moda, como também para campanhas publicitárias, além de exposições que notabilizam seu talento.

Nenhum comentário: