PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 16 A 22 DE NOVEMBRO DE 2012
Dia 16
III MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA PELOS ANIMAIS (programação final)
O evento, idealizado e coordenado pela Sociedade Vegetariana Brasileira em Curitiba (SVB), vem ganhando credibilidade a cada edição e consegue, por meio de uma proposta moderna e objetiva, atrair o público de diversas vertentes preocupado com as questões relacionadas ao movimento internacional de respeito aos animais. Em 2012, além de filmes de destaque como “Peaceable Kingdom”, que mostra o trabalho de ex-fazendeiros no resgate de animais, “A Questão Animal”, documentário sobre animais de rua e “Glass Walls” produzido pela PETA e apresentado por Sir Paul McCartney, a Mostra contará com as presenças confirmadas de Quico Meirelles com seu filme “A Galinha que Burlou o Sistema” produzido pela O2 e de John Curtin, ex-ativista da ALF, com seu filme Jill’s Film, produzido na Inglaterra.
O evento, ainda, colocará à disposição para interessados durante os dois dias, no período da manhã, um Curso de Vídeo Ambiental ministrado por Cláudio Azevedo, doutorando e mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do RIO GRANDE – PPGEA/FURG, apenas para inscritos antecipadamente. Maiores informações no site: www.mostraanimal.com.br
Dia 16
14h30: Abertura
14h45:
14h45:
TEGAN THE VEGAN (Austrália, 2010 – 13’ – animação - digital). Direção de Belinda Barancewicz
15h:
15h:
PORCO AMOR (BR/RS, 2012 – 31’ – ficção - digital). Direção de Ursula Strauch
A história acompanha uma menina que mora num apartamento e ganhou um leitão, que apelidou de Amor. Sabendo que não poderia ficar com o mesmo e decidida a proteger o animal procura abrigo para seu bichinho.
15h30:
15h30:
Bate papo com diretora Ursula e atores do filme (Porco Amor)
15h45:
15h45:
GLASS WALLS (EUA – 15’ – documentário - digital) – Produzido por PETA
Narrado e estrelado por Paul McCartney, chocante vídeo da PETA tem a sua inspiração a partir da citação mais conhecida no movimento dos direitos dos animais e oferece um breve vislumbre por detrás das paredes dos matadouros, granjas industriais, transporte de animais vivos e da indústria pesqueira.
16h:
16h:
A ENGRENAGEM (BR/SP, 2012 – 13’ –ficção - digital). Direção de Denise Gonçalvez Produzido pelo Instituto Nina Rosa – Lançamento em Curitiba
O filme responde a perguntas como: Você já se perguntou de onde vem nossa comida? E Quais os impactos que ela nos trás?
16h15:
16h15:
INVOLUÇÃO (BR/PR, 2012 – 4’33’ – experimental - digital). Direção de Samuel Zadoque /Cones e Filmes
Após ver um animal enjaulado durante um passeio no zoológico, um rapaz começa a imaginar-se no lugar daquele animal.
16h20:
Bate Papo com Samuel Zadoque e equipe (Involução)
16h35:
16h35:
A DANÇA DO TEMPO (BR/RJ, 2011 – 22’ – experimental - digital). Direção de Christian Spencer / Bushmaster Filmes
A "Dança do Tempo" leva o espectador a uma viagem pelas belezas e pelos infinitos ciclos da Natureza.
17h20:
17h20:
PEGA DE CARA (Portugal, 2008 – 79’ – documentário - digital). Direção de Juliusz kossakowski / Wind Fish Motion Pictures
O documentário mostra o universo das Touradas à Portuguesa.18h50:
MAKING THE CONNECTION (Inglaterra, 2010 – 30’ – documentário - digital). Produzido pela Environment Films /The Vegan Society
Um filme que convida você a uma viagem em conjunto com um chef, um fazendeiro, um deputado, um atleta, um nutricionista e um poeta para explorar um estilo de vida emocionante que combina alimentos saudáveis com soluções para muitos dos desafios globais que enfrentamos hoje. Você vai fazer a ligação e tornar-se parte da solução?
19h20:
19h20:
PEACEABLE OF KINGDOM (EUA – 78’ – documentário - digital). Tribe of Heart
Documentário que aborda o trabalho de ex fazendeiros de resgate de animais vindos de fazendas industriais.
Classificação 14 anos para todos os filmes da mostra.
20h40:
20h40:
Encerramento – Entrega Oscow
Ingresso gratuito
Dia 17
18h:
MOSTRA DE FILMES DO MOVIMENTO CONSCIÊNCIA QUE MOVIMENTA A VIDA (continuação da mostra)
A mostra de filmes documentários se diferencia pelos títulos a serem exibidos, que buscam valorizar as manifestações da cultura afro-brasileira, modo de vida de comunidades quilombolas, e personagens desconhecidos que contribuíram para a história dos negros no Brasil. Desta forma, colocamos em evidência parte da história nacional registrada nos filmes, durante o mês de novembro, quando é comemorado o dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A mostra é uma realização da Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) que vai promover sessões gratuitas para exibição de filmes nos sábados de novembro, às 18 horas, na Cinemateca de Curitiba.
Total do programa: 67 minutos
GATO/ CAPOEIRA (BR, 1979 – 13’ – documentário - digital).
Direção: Mário Cravo Neto
Um capoeirista-bailarino nas ruas de Salvador, onde passa por situações que envolvem o mundo popular da cidade e as tradições afro-brasileiras.
ILÊ AIYÊ/ ANGOLA (BR, 1985 – 16’ – documentário – digital).
Direção: Orlando Senna
O Carnaval do grupo Ilê Aiyê, organização do bairro Curuzu, Salvador (BA). A música, a religião, a política e a influência desta comunidade negra, 120 anos depois do fim do tráfico de escravos.
NEGROS DE CEDRO (BR, 1997- 17’ - documentário – digital).
NEGROS DE CEDRO (BR, 1997- 17’ - documentário – digital).
Direção: Manfredo Caldas.
A lenta agonia de uma comunidade negra em Goiás, que expressa uma altiva consciência de sua negritude por meio dos usos e costumes que procura conservar.
RIO DE MULHERES (BR, 2009 – 21’ – documentário – digital).
RIO DE MULHERES (BR, 2009 – 21’ – documentário – digital).
Direção: Cristina Meure e Joana Oliveira
Em um ambiente muito seco, onde a água é escassa, mulheres vivem entre crianças e outras mulheres.
Classificação 10 anosIngresso gratuito
De 17 a 21
BR1 – SKATE FILM FESTIVAL
1O FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO DE SKATE DO BRASIL
Dia 17
20h:
HICKS ON STICKS (Canadá, 2012 - 117’). Direção: de Soren Johnstone
No verão de 1999, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá que mudaria o rumo de suas vidas. Eles viajaram mais de 1.800km numa van antiga, fizeram mais de 8 shows em 11 dias, inspirando jovens e crianças com as apresentações da banda e skate. O filme traz imagens da turnê, com depoimentos atuais, mostrando as dificuldades e os laços de amizade que eles construíram durante todos esses anos. Filme inédito em Curitiba. Vencedor de melhor documentário no Newport Beach Film Festival 2012.
Dia 18
14h:
PROGRAMA CURTAS 01
Total do Programa: 50 minutos
CHRIS HASLAM NO BRASIL (SP, 2011 - 15’) Direção: Alex Kundera
O canadense Chris Haslam, um dos maiores skatistas do mundo, conheceu e explorou diversos picos brasileiros durante 12 dias, na companhia dos integrantes da equipe brasileira da globe.
É NOIS, SUBINDO A LADEIRA (SP, 2010 - 20'). Direção: Eloy Figueiredo
Skatista sem movimento pela cidade, falando sobre sua paixão pela prática do downhill skateboard, e questionando as regras atuais do mercado que envolve um dos esportes mais praticados no Brasil, skateboard. Com Zequinha Rapanelli,Paulo Paztel
JOY (Balneario Camburiú, 2012 - 7'). Direção: Pablo Aguiar e Marcos Ribas
Nenhum comentário:
Postar um comentário