segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Teatro




VERMELHO VEM A CURITIBA EM NOVEMBRO“Antonio Fagundes e seu filho Bruno Fagundes contracenam em peça sobre o artista Mark Rothko com direção de Jorge Takla. Ingressos já estão à venda para a única apresentação que acontece no dia 10 de novembro, no Teatro Positivo Grande Auditório”.

Em seu ateliê em Nova York, em 1958 o já consagrado artista Mark Rothkorecebe pela primeira vez seu novo assistente, Ken. “O que você vê?”, pergunta, apontando para uma das pinturas em que trabalhava. A partir daí, uma bela relação desenvolve-se diante da plateia; um encontro cheio de nuances, em que ambos se permitem indagar e refletir, questionar e ouvir. É esse o ponto de partida do espetáculo Vermelho, dirigido por Jorge Takla, e estrelado porAntonio Fagundes, como Rothko, ao lado de seu filho Bruno Fagundes, que interpreta o jovem aspirante a artista, que está em turnê pelo país e chega pela primeira vez a Curitiba em novembro. Com realização da Prime, o premiadíssimo espetáculo na Broadway (seis Tonys na temporada 2010), uma co-produção de Antonio Fagundes e Jorge Takla, faz única apresentação no próximo dia 10 de novembro, no Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15.

Ingressos já estão à venda para o espetáculo e os valores são: Plateia Inferior (filas de 01 a 15) - R$125,00 (inteira) e R$65,00 (meia-entrada) / Plateia Superior (filas de 16 a 28) - R$105,00 (inteira) e R$55,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Associados do Clube Curitibano possuem 20% de desconto na compra de dois bilhetes por titular. Associados do programa de benefícios Teatro Positivo possuem 10% de desconto na compra de dois bilhetes por titular.Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ****Já está incluso R$5,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa administrativa Disk Ingressos. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, -  e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs)Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), na bilheteria do teatro (de segunda a sexta, das 9 às 21hs, e aos sábados, das 9hs às 18hs) e pelo portal www.diskingressos.com.brÉ obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro.


 VERMELHO

Escrita pelo dramaturgo e roteirista John Logan e traduzida por Rachel Ripani, com figurinos de Fabio Namatame, a peça se passa no período entre 1958-1959, quando o pintor russo naturalizado norte-americano – que ganhou notoriedade ao encabeçar o Expressionismo Abstrato -, trabalha em uma série de murais para o sofisticado restaurante Four Seasons, no Edifício Seagram, na Park Avenue, encomendados a ele por uma quantia recorde à época.

Vermelho é um olhar carinhoso sobre um grande artista consagrado passando o bastão para uma nova geração de novos artistas inquietos, provocadores e talentosos a peça é também um panorama da arte moderna da New York dos anos 50, quando mestres consagrados como Rothko, de Kooning e Pollock conviviam com artistas jovens e arrogantes (que não eram muito levados a serio) como Andy Warhol e Liechtenstein.

Um dos pontos primordiais do texto é a sua universalidade, como aponta o diretor Jorge Takla: “enquanto acompanhamos o processo de criação desse grande artista, percebemos um conflito comum a todos nós, criadores: o dilema entre o artístico e o comercial. A relação que existe no palco entre Rothko e Ken observa, de forma carinhosa, a troca entre um artista consagrado que passa o bastão a uma nova geração provocadora que está por vir. Vermelho é uma obra exigente que, como Rothko, nos leva a criar um clima de luzes delicadas, um ambiente suave para valorizar as obras e deixá-las pulsantes e vivas. Aliás, a luz foi um dos desafios da montagem, pois Rothko dizia que uma obra vive por simbiose, ela precisa do olhar empático do observador, e por isso ele tinha que protegê-la, controlando a luz, a altura em que ela está exposta, a distância do observador; senão a obra poderia morrer desprotegida.”

 O texto vai muito além de uma biografia de Rothko. “Se deixarmos o artista falar de sua necessidade de comunicação com a platéia e de sua vontade de descobrir a pureza de sua arte, conseguimos ampliar o alcance do texto mais do que se nos limitássemos a imitar o Rothko”, comenta Fagundes. Bruno completa: “É interessante como as discussões podem ser lidas de vários pontos de vista, e tocam em outros âmbitos; é uma troca constante e quase inevitável, como se fosse uma necessidade deles, e isso vai revelando as diversas camadas dos personagens aos poucos.”

A troca de conhecimentos, no entanto, não se dá apenas na ficção. Pela primeira vez, Antonio Fagundes contracena com seu filho, Bruno. No palco, os atores mostram, também, a intimidade construída no processo de criação de um artista. Preparam e misturam a tinta, esticam a tela, debatem a iluminação ideal para, nas palavras do artista, proteger sua obra de arte. Com muita segurança, Rothko conduz Ken - e a platéia - por um caminho teórico cheio de referências e, ao mesmo tempo, extremamente sensível.
 
Sobre o artista Mark Rothko
Nascido no ano de 1903 em Dvinsk, na Rússia, Mark Rothko transferiu-se com sua família para Portland, nos Estados Unidos, com apenas dez anos. Apesar de sua má condição financeira, recebeu ótima educação, ingressando na seleta e tradicional Universidade de Yale, em 1921, e vislumbrando uma carreira política que contivesse seu grande engajamento social. No entanto, dois anos depois abandonou os estudos e partiu para um rumo menos acadêmico, estabelecendo-se em Nova York em 1925, quando começou a pintar de forma autodidata. 

Mais tarde, estudou a técnica sob a tutela do artista Max Weber, partindo de um estilo realista – como sua série Subways, de 1930 -, para gradualmente desenvolver seu estilo, passeando pelas formas abstratas da década de 1940, até chegar em figuras abstratas que enfatizavam a cor e a forma. Nos anos 1950, distanciou-se do Surrealismo para se tornar um dos principais artistas do movimento Expressionismo Abstrato, ao lado de Jackson Pollock e Willem de Kooning. Sempre com a preocupação de comunicar e de produzir emoção através de suas grandes telas, Rothko evoluiu seu estilo ao simplificá-lo – priorizando a cor e suas sobreposições, desenvolveu em sua obra a noção de “campos de cor”, bastante característica daquele momento.


Mesmo tendo abandonado os estudos na Universidade, Rothko considerava fundamental o conhecimento formal: foi profundo conhecedor de filosofia e arte, sendo muito influenciado pela obra de Friedrich Nietzsche. No período entre 1958-59, retratado no espetáculo Vermelho, Rothko trabalhava na série de murais Seagram, obra encomendada para o sofisticado restaurante Four Seasons, em Nova York. A crise vivida por ele naquele momento culminou na desistência e devolução do dinheiro adiantado pelo trabalho, que hoje encontra-se exposto na Tate Modern, em Londres, na National Gallery of Art, em Washington, e no Kawamura Memorial Museum, no Japão. Além de muito influente como artista, Rothko dedicou-se por décadas ao ensino da arte, lecionando em diversas instituições. Ele suicidou-se em 1970, em Nova York.


Sobre o dramaturgo John Logan


 John Logan iniciou sua carreira de dramaturgo em 1985, quando escreveu sua primeira peça, Never the Sinner, em sua cidade natal Chicago (EUA); cinco anos depois, ela foi montada no West End londrino e, em 1998, em Nova York. Após escrever outros textos para o teatro, como Hauptmann e Riverview, um melodrama musical, migrou para o roteiro audiovisual em 1996.

Com uma carreira muito bem-sucedida no cinema, foi responsável por roteiros de filmes como Um Domingo Qualquer, dirigido por Oliver Stone, O Gladiador, de Ridley Scott, O Último Samurai, de Edward Zwick, Sweeney Todd, de Tim Burton, e O Aviador, de Martin Scorsese, parceria que se repetiu com A Invenção de Hugo Cabret, que lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar de melhor roteiro. Em Londres para as filmagens de Sweeney Todd, do qual foi também produtor, conheceu os famosos murais Seagram, de Mark Rothko.

Fascinado pela pequena explicação que acompanhava as obras, pesquisou por um ano a vida, as referências e o legado de Mark Rothko. Foi assim que voltou às suas origens no teatro e criou Vermelho, estreando em dezembro de 2009 no teatro The Donmar Warehouse, em Londres, com Alfred Molina no papel de Mark Rothko e Eddie Redmayne, como Ken. Em março de 2010, a peça foi montada com o mesmo elenco na Broadway, em Nova York, com maravilhosa repercussão, ganhando cinco prêmios Tony, inclusive o de melhor espetáculo. Talentoso e versátil, Logan escreveu, recentemente, o roteiro do próximo longa-metragem da série 007, Skyfall, que será dirigido por Sam Mendes.


SERVIÇO:
VERMELHO – Antonio Fagundes e Bruno Fagundes
Quando: 10 de novembro de 2012 (Sábado)
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)
Horários:

Abertura do teatro – 20hs / Início do espetáculo: 21h15

Tempo do espetáculo
: 80 min
Ingressos

Valores:
Plateia Inferior (filas de 01 a 15) - R$125,00 (inteira) e R$65,00 (meia-entrada) / Plateia Superior (filas de 16 a 28) - R$105,00 (inteira) e R$55,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Associados do Clube Curitibano possuem 20% de desconto na compra de dois bilhetes por titular. Associados do programa de benefícios Teatro Positivo possuem 10% de desconto na compra de dois bilhetes por titular. 
Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.****Já está incluso R$5,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa administrativa Disk Ingressos.
Forma de Pagamento:
 Dinheiros e cartões de crédito/débito Visa e Mastercard.
Pontos de Venda: Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, -  e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs)Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), pelo portal 
www.diskingressos.com.br ,  nabilheteria do teatro (de segunda a sexta, das 9 às 21hs, e aos sábados, das 9hs às 18hs).
***Entrega em domicílio com taxa de entrega.
Classificação etária: 
Livre
Informações p/ o público: (41) 33150808 / 33173107 /
www.maisumadaprime.com.br
Realização: Prime

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