quinta-feira, 3 de maio de 2012

Noticias/Agenda



________________________________________________________________________


Fotografe e participe
O empresário e artista plástico Flávio St Jayme e a fotógrafa Mariana Lima lançaram oficialmente esta semana o projeto interativo Curitagram que conta com a participação de internautas e fotógrafos amadores de toda a cidade. Visando o estímulo da criatividade de cada um e sem fins lucrativos, o projeto colaborativo e interativo envolve o aplicativo de imagens Instagram e será formado por exposição virtual e em estabelecimentos da cidade e distribuição de mini-catálogos com fotos selecionadas. Qualquer pessoa poderá enviar sua foto e participar. Basta entrar na funpage do Facebook, curtir e mandar quantas fotos quiser. Na segunda etapa serão selecionadas 50 fotos para a exposição itinerante e para a confecção do mini-catálogo. O endereço do projeto é https://www.facebook.com/Curitagram


______________________________________________________________________


Desfile "o amor embalado, Christo e Jeanne-Claude"
quando: 05.05.012 - 16:30 h no Castelo do Batel 
(no "Inesquecível Casamento")

Ficha técnica do Desfile:

Heroína - Alexandre Linhares 
Joalheria Rodrigo Alarcón

Produção: Alexandre Linhares
Beleza: Thifany F.
Música: Cesar Munhoz (com participação de João Gabriel Linhares Pulner)
Arranjos de Flores: Manu Daher
Sapatos: Shoes4U

Colaborando com o desfile da Joalheria Rodrigo Alarcón no “Inesquecível Casamento”, a Heroína – Alexandre Linhares lança no referido desfile a coleção “o amor embalado, Christo e Jeanne-Claude”. Na coleção, mostramos a produção do casal de artistas plásticos "Christo e Jeanne-Claude" que consiste em embalar / embrulhar monumentos, rios, árvores e ilhas. Essa produção se dá como uma exaltação à liberdade artística, uma vez que obra, sua realização e apreciação do outro, se fundem igualmente em vida, projeto e trabalho - representando nela a própria realização da obra de arte.
A tradução deste pensamento é apresentada na figura do artista, primeiramente solitário e posteriormente associado à sua parceira. Os tecidos de Nylon, utilizados nos embrulhos, desfilam aqui em festa.
As jóias da Joalheria Rodrigo Alarcón amarram o conceito do desfile, uma vez que o romance de Christo e Jeanne-Claude se inicia quando Christo fez um desenho da mãe de Jeanne-Claude. Se o romance do casal é marcado com um relevante acontecimento familiar, então as delicadas e clássicas jóias Rodrigo Alarcón – baseadas na técnica de “joalheria tradicional” – aliançam o desfecho do casal com “jóias de família”.
 
A relação da Heroína – Alexandre Linhares e a Joalheria Rodrigo Alarcón vem desde 2009 com colaboração mútua entre as duas empresas e os dois criadores.
 
Além de Heroína – Alexandre Linhares e a Joalheria Rodrigo Alarcón, o desfile “o amor embalado, Christo e Jeanne-Claude” conta com:
 
A maquiagem é elaborada pela Thifany F., que assina a maquiagem de praticamente todas as coleções, desfiles, fotos e vídeos da Heroína – Alexandre Linhares. Sua experiência de 5 anos na área exalta um trabalho completamente autoral, onde acima de tudo respeita o perfil de cada cliente.
 
A trilha do desfile é original e produzida por César Munhoz, produtor musical residente da Heroína e multi-artista, que colabora com as músicas de todos desfiles da Heroína – Alexandre Linhares. Seu trabalho é caracterizado pela experimentação e tem influência da música pop. Tem em sua trajetória apresentações no Chile e EUA.
 
A Manu Daher é designer floral, responsável pela "Engenho Flores e Design" há 12 anos - e fará o buquê no desfile. Descobriu seu talento na França, estudou na Sorbonne e morou em Boston, onde presenciou exposições de arte floral no Fine Arts.
 
Os sapatos femininos são da “Shoes4U”, multimarcas do grupo da Gappy Store, com loja no Shopping Mueller em Curitiba.
 
Sobre Heroína – Alexandre Linhares:
Minha relação com a moda começou em 2002, quando fui premiado no concurso nacional Francal Top de Estilismo, com um sapato no “Estilo Brasil” e logo em seguida participando de algumas edições do Mercado Mundo Mix. Em paralelo, atuei como diretor de arte em duas agências de comunicação visual, fiz uma rápida escala no cinema em cooperativa cinematográfica, além de uma produção artística considerável. Fiz uma incursão no teatro como escritor, ator e diretor.  Após a formatura em Design de Produto pela UFPR, montei a Heroína (em 2007), empresa que se destaca pelo experimentalismo em sua concepção.
Em dezembro de 2009 abri a loja no mesmo endereço que ela permanece até hoje, e anexo mantenho o ateliê. Não encontro limites para separar arte e moda no meu processo criativo, e uso de incontáveis materiais neste processo - inclusive meu próprio corpo.
O processo é todo experimental, artesanal e atento à questão ambiental como um dos pilares a embasar o “meu fazer” - onde não existe desperdício de matéria prima. Mais que o discurso do “politicamente correto”, penso que tudo é “recurso” e que este não pode ser descartado, menosprezado ou subjugado. As sobras de cortes e “intermoldes” são usadas em detalhes de outras peças e retalhos são costurados entre si, formando pedaços significativos de tecido. Restos de fios vêm sendo enrolados num cone, que responde como uma obra em processo, aludindo às “experiências e marcas do presente”.
Participei entre 2009 e 2011 do programa Destaque, na Rede Massa, com um quadro semanal de customização de roupas. No mesmo período, montei ateliê ambulante no Shopping Crystal, nas extintas semanas “Crystal Fashion”.
Faço parte do calendário do Paraná Business Collection, desde 2011.
Numa outra ângulo,  julgo importante ressaltar o “conceito” das peças produzidas aqui. Elas não têm data de validade. São peças pensadas com a pretensão de serem eternas, batizadas como obras de arte, e não “mais uma peça da estação vigente”. Uma peça pensada assim não será aposentada em 6 meses instigando quem a vestiu a comprar uma nova. São lançadas, na Heroína, 4 coleções anuais, todas com enorme bagagem conceitual, onde penso a coleção como um todo.  A matéria prima usada é de qualidade, ela merece um investimento e não se resume ao “ver e vestir”. Aqui, uma peça conta uma história, e passa a fazer parte da sua história, e você passa a viver a peça, junto comigo e junto com ela.
Nessas histórias e fazeres todos, tenho vestido importantes nomes do cinema e da música nacional, noivas, madrinhas e personalidades locais. Desenvolvo parcerias com joalherias, tenho exposições em shoppings, e sou um colaborador e incentivador da arte local. Além das parcerias, abro minha loja para interessados em mostrar sua forma de expressão, onde  acontecem shows musicais, performances, exposições e exibição de filmes.
Caracterizo a moda na arte e a vejo como um estandarte da expressão humana.
 
 
heroína - alexandre linhares

al. Prudente de Moraes, 445 - Mercês
+ 55.  41) 3233.4810
+ 55.  41) 8826.2375

www.atelier-heroina.com
www.twitter.com/heroinabrasil

Nenhum comentário: