XANADU – VERSÃO BRASILEIRA DO MUSICAL DA BROADWAY VEM A CURITIBA
“Superprodução com Danielle Winits, Miguel Falabella e Danilo Timm faz curta temporada na cidade de sexta (25) a domingo (27) no Teatro Positivo Grande Auditório”.
“Superprodução com Danielle Winits, Miguel Falabella e Danilo Timm faz curta temporada na cidade de sexta (25) a domingo (27) no Teatro Positivo Grande Auditório”.
Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, Xanadu inicia uma turnê nacional com Danielle Winits, Miguel Falabella e Danilo Timm encabeçando o elenco. A versão brasileira do musical da Broadway passa nesta semana por Curitiba. A curta temporada, com realização da Prime, acontece de sexta (25) a domingo (27) no Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) com sessões sexta (25) às 21h, sábado (26), às 21h30, e domingo, às 19h.
A trajetória de Xanadu já o transformou num clássico. Começou com o filme, um dos símbolos mais representativos da iconoclastia de excessos da década de 80. Recebido com expectativa e capitaneado por uma estrela à época, Olivia Newton-John, o longa eternizou canções que povoam o imaginário das pessoas até hoje. Alem disso, tornou-se cult com o passar do tempo e serviu como base para o musical homônimo que estrearia na Broadway em 2007. Com libreto de Douglas Carter e música de Jeff Lyne e John Farrar, esta encenação obteve um imenso sucesso, tendo sido indicada inclusive a quatro prêmios Tony e ganho o importante Drama Desk. Desta montagem vem a inspiração para a superprodução (em todos os sentidos) dirigida por Miguel Falabella, que também atua no espetáculo, com versão de Artur Xexéo (em sua segunda incursão teatral).
Os ingressos estão à venda e os valores são para Plateia Inferior (filas de 01 a 15) - R$ 185,00 (inteira) e R$ 95,00 (meia-entrada) / Plateia Superior Central (filas de 16 a 28) - R$165,00 (inteira) e R$ 85,00 (meia-entrada)/ Plateia Superior Lateral (filas de 16 a 28) - R$135,00 (inteira) e R$ 70,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos e associados do programa de benefícios Teatro Positivo possuem 20% de desconto na compra de dois bilhetes por titular. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ****Já está incluso R$5,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa administrativa Disk Ingressos. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), na bilheteria do teatro (de segunda a sexta, das 9 às 21hs, e aos sábados, das 9hs às 18hs) e pelo portal www.diskingressos.com.br. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro.
Sobre o Espetáculo
Em “Xanadu”, os deuses da mitologia grega descem à terra para ajudar os humanos. Entre eles, Clio - uma semideusa que adota o nome de Kira quando se disfarça como terrena, interpretada por Daniele Winits -, que vem ajudar Sonny Malone (Danilo Timm), um artista incompreendido que pretende abrir uma casa noturna diferente de tudo que havia sido feito até então.
Para isso, ela conta com a ajuda de Danny Mc Guire (Miguel Falabella, que também interpreta Zeus). Duas atrizes com trajetórias de respeito em musicais também encabeçam a escalação: Sabrina Korgut (Calíope/Afrodite) e Gottsha (Melpômene/Medusa). Completam o elenco Maurício Xavier, Brenda Nadler, Karin Hils, Fabrício Negri, Lucas Drummond, Giovanna Cursino, Carla Vazquez e Danilo Timm.
A direção musical e vocal fica a cargo de Carlos Bauzys, que comanda um sexteto formado por Daniel Rocha (regência/guitarra/violão), Bernardo Ramos (guitarra/violão), Priscilla Azevedo e Heberth Souza (teclado), Raul D’Oliveira (baixo) e Rafael Maia (bateria), com o intuito de reproduzir com exatidão a sonoridade bem característica da época.
Tempero brasileiro
Enquanto a matriz americana usa e abusa da cafonice oitentista, a releitura brasileira também o faz, só que com ‘‘uma pimenta, um molho todo nosso”, segundo Falabella. “É um musical esquizofrênico. Esta miscelânea de Grécia Antiga com anos 80 não pode ser logicamente conceituada. “Xanadu” não se explica, não se teoriza sobre ele. Apenas se vive!”, define com bom humor.
“Esse musical é um besteirol, e o público brasileiro gosta do gênero. No original, Clio/Kira, feita pela Danielle, desce à Terra acreditando que está em Veneza. Na verdade, ela está em Venice Beach, na Califórnia. O texto já estava pronto, os ensaios já tinham começado, quando o Miguel teve a ideia de que Kira, acreditando que chegara a Paris, em 1880, na verdade estava na Praça Paris, no Rio de Janeiro, em 1980”, explica Xexéo, responsável pela transposição não só geográfica como idiomática.
“Xanadu” é kitsch, intencionalmente cafona, excessivo e confronta o dito bom gosto estabelecido com uma vasta gama de cores berrantes e ícones máximos do exagero dos anos 80.
Enquanto a matriz americana usa e abusa da cafonice oitentista, a releitura brasileira também o faz, só que com ‘‘uma pimenta, um molho todo nosso”, segundo Falabella. “É um musical esquizofrênico. Esta miscelânea de Grécia Antiga com anos 80 não pode ser logicamente conceituada. “Xanadu” não se explica, não se teoriza sobre ele. Apenas se vive!”, define com bom humor.
“Esse musical é um besteirol, e o público brasileiro gosta do gênero. No original, Clio/Kira, feita pela Danielle, desce à Terra acreditando que está em Veneza. Na verdade, ela está em Venice Beach, na Califórnia. O texto já estava pronto, os ensaios já tinham começado, quando o Miguel teve a ideia de que Kira, acreditando que chegara a Paris, em 1880, na verdade estava na Praça Paris, no Rio de Janeiro, em 1980”, explica Xexéo, responsável pela transposição não só geográfica como idiomática.
“Xanadu” é kitsch, intencionalmente cafona, excessivo e confronta o dito bom gosto estabelecido com uma vasta gama de cores berrantes e ícones máximos do exagero dos anos 80.
FICHA TÉCNICA:
XANADU – Um musical da BroadwayTexto: Douglas Carter Beane
Músicas: Jeff Lynne e John Farrar
Letras: Jeff Lynne e John Farrar
Versão Brasileira: Artur Xexéo
Direção Geral e Artística: Miguel Falabella
Baseado no filme da Universal Pictures
Roteiro de Richard Danus e Marc Rubel
Originalmente produzido na Broadway por: Robert Ahrens, Dan Vickery,
Tara Smith/B. Swibel, Sara Murchison/Dale Smith e Cari Smulyan
Elenco
Clio; Kira - Danielle WinitsSonny Malone - Danilo Timm
Danny Maguire; Zeus – Miguel Falabella
Calíope; Afrodite; Cover Danielle Winits - Sabrina Korgut
Melpômene; Medusa - Gottsha
Terpsícore; Sereia; The Tubes; Eros; Hermes; Centauro - Maurício Xavier
Euterpe; Sereia; The Andrew Sisters; Tétis - Brenda Nadler
Érato; Sereia; The Andrew Sisters; Hera - Karin Hils
Tália; Sereia; The Tubes; Danny Jovem (Sapateador); Ciclope - Fabrício Negri
Urânia; Sereia; The Tubes; Ninfa - Lucas Drumond
Polínia; Sereia; Ninfa; Andrew Sister – Giovanna Cursino
Pedestre; Sereia; Ninfa; Swing, Dance Captain - Carla Vazquez
Pit Singer; The Tubes; Cover Thiago Fragoso – Danilo Timm
Direção Musical e Vocal: Carlos Bauzys
Coreografias: Fernanda ChammaDiretora assistente: Cininha de Paula
Figurinista: Marcelo Pies
Cenógrafo: Nello Marrese
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Design de Som: Gabriel D’Angelo
Visagismo: Anderson Bueno
Fotos: Robert Schwenck
SERVIÇO:
XANADU – VERSÃO BRASILEIRA DO MUSICAL DA BROADWAY
Temporada: de 25 a 27 de maio de 2012 (Sexta a Domingo)
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)
Horários:
Sexta (25) - abertura do teatro– 20hs / Início do espetáculo: 21h
Sábado (26) - abertura do teatro – 20hs / Início do espetáculo: 21h30
Domingo (27) - abertura do teatro – 18hs / Início do espetáculo: 19h
Tempo do Espetáculo: 90 minutos
Ingressos
Valores: Plateia Inferior (filas de 01 a 15) - R$ 185,00 (inteira) e R$ 95,00 (meia-entrada) / Plateia Superior Central (filas de 16 a 28) - R$165,00 (inteira) e R$ 85,00 (meia-entrada)
Plateia Superior Lateral (filas de 16 a 28) - R$135,00 (inteira) e R$ 70,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos e associados do programa de benefícios Teatro Positivo possuem 20% de desconto na compra de dois bilhetes por titular. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ****Já está incluso R$5,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa administrativa Disk Ingressos.
Forma de Pagamento: Dinheiros e cartões de crédito/débito Visa e Mastercard.
Pontos de Venda: Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), pelo portal www.diskingressos.com.br , na bilheteria do teatro (de segunda a sexta, das 9 às 21hs, e aos sábados, das 9hs às 18hs).
***Entrega em domicílio com taxa de entrega.
Classificação etária: Livre
Informações p/ o público: (41) 33150808 / 33173107 / www.maisumadaprime.com.br
Realização: Prime
O “I Festival de Jazz & Blues – No Improviso” que vem movimentando Curitiba desde o mês passado dá sequência a sua programação a partir desta sexta, dia 25 de maio, até domingo, 27 de maio. Com realização do Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135), a segunda edição traz o pianista e organista Ari Borger e a presença especial da Luther Jazz Orchestra, de Iowa – EUA, que realizou sua última turnê no Brasil em 2008.
A programação abre nesta sexta (25), às 20h30, com uma apresentação da Luther College Jazz Orchestra seguida da participação improvisada de Ari Borger após o show. No sábado (26) Borger apresenta seu show escoltado por sua renomada banda AB4 (Ari Borger Quartet), a partir das 20h30, no Teatro Bom Jesus, que aproveita para mostrar uma prévia do seu novo trabalho em comemoração aos vinte anos de carreira - BACK TO THE BLUES, com lançamento previsto para junho. Para encerrar, no domingo (27), ele ministra um workshop sobre Órgão e Piano, a partir das 16h. As oficinas têm como objetivo estimular a pesquisa, a percepção musical e o intercâmbio de ideias entre os artistas e o público.
Mostras fotográficas, com registros de grandes referências dos nomes trabalhados no festival, e audição de vinil, também fazem parte da programação, aberta ao público desde o dia 21 de maio. Realizado com incentivo fiscal, por meio da Lei Rouanet, o I Festival de Jazz & Blues – No Improviso tem o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, que também sediará shows em suas instalações.
O evento que estreou em abril com a participação do bluesman Flávio Guimarães, receberá até outubro os músicos Nuno Mindelis, Badi Assad, Igor Prado e Celso Blues Boy em sua programação mensal. Além dos shows, o festival contempla apresentações improvisadas no formato de jam sessions dos convidados com outros artistas.
Os ingressos para os três dias de programação estão à venda e os valores variam de R$5,00 (meia-entrada) a R$50,00 (inteira - pacote para os três dias). A meia-entrada é válida para estudantes, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE).Pessoas acima de 60 anos tem entrada gratuita. Podem ser adquiridos nas Livrarias Curitiba (Boca Maldita, R: XV de Novembro, Rebouças e nos shoppings: Mueller, Curitiba, Estação Palladium, Park Shopping Barigui e São José), Alô Ingressos (www.aloingressos.com.br), na bilheteria do Teatro Bom Jesus (de 21 a 24 de maio, das 17h às 21h, 25 de maio, das 15h30 às 22h30, 26 de maio, das 17h às 22h30,e no dia 27 de maio, das 15h às 17h30) e na fanpage do Festival, no endereço: https://www.facebook.com/jazzeblues .
ARI BORGER
Ari Borger é um talentoso pianista e organista de sua geração, estando no mesmo nível dos grandes nomes do gênero, seja pelo domínio técnico, pelo ‘feeling’ ou pelo ímpeto criativo, sempre buscando ampliar os recursos do instrumento e de sua música.
Em suas apresentações Ari Borger tem a companhia da AB4, que conta com a performance de Ari Borger em um Hammond B3, Fender Rhodes - e é claro, o piano, seu instrumento de origem -, Celso Salim, guitarra, Humberto Zigler, bateria e percussão, e Marcos Klis, baixo acústico e elétrico. Seja em composições próprias ou em releituras, o resultado vem repleto de feeling e personalidade, resultando em uma verdadeira viagem musical, um mix incendiário de Soul, Blues, Jazz e Ritmos Brasileiros.
A bagagem de apresentações e parcerias históricas é grande e extensa: Ari já passou pelas mais renomadas casas de New Orleans, como o ‘House of Blues’ e o ‘Tipitina´s’, abriu shows de lendas vivas como B.B.King, participou dos principais festivais de blues realizados no Brasil, como Rio das Ostras Jazz & Blues, Nescafé’N’Blues e Natu Blues, além de programas de televisão como Programa do Jô e Metrópolis.
Seu disco de estreia BLUES DA GARANTIA (ST2/2001),gravado em New Orleans, onde morou, conta com canções de sua autoria, alguns clássicos do gênero e a participação de músicos da cena local, como Jack Cole e Ivone Williams além de Herbert Vianna, que batiza a faixa que dá nome ao disco e participa do disco com sua voz e guitarra.
O segundo CD, AB4 (ST2/2007), trafega com desenvoltura entre o blues e o jazz, em uma roupagem mais moderna recheada de grooves com influências que passam, além dos pianistas de blues das décadas de 50 e 60, também por Miles Davis e Wilson Simonal.
Ano passado o terceiro CD Backyard Jam lançado no SESC Pompéia apresenta uma sonoridade arrebatadora recheado de grooves com ritmos brasileiros como o maracatu, baião e samba-funk foi sucesso de público e crítica, obtendo uma sonoridade incrível.
E para a comemoração de seus vinte anos de carreira, Ari Borger prepara um novo trabalho - BACK TO THE BLUES com lançamento previsto para junho.
WORKSHOP DE ORGÃO E PIANO COM ARI BORGERNo workshop que acontece no domingo (27), com duração de 60 minutos, Ari Borger abordará sem rodeios de maneira prática e específica todo o universo do Blues, no piano e no órgão hammond, instrumentos que o consagraram como o principal nome do país ao longo dos últimos 20 anos. O músico passa por várias vertentes do Blues como: Swing, Shuffle, New Orleans, Boogie-Woogie e Country Blues entre outros. Segredos como a independência de mãos e timbragens do insuperável Hammond B3 são destaques do programa.
O workshop conta também com a participação especial de um dos maiores guitarristas de Blues do Brasil: Celso Salim, que dará um suporte único aos temas expostos por Ari Borger. Como diferencial, todos os participantes concorrerão a um aparelho módulo Hammond modelo XM2/XMc2, cedido pelo fabricante como incentivo à prática.
LUTHER JAZZ ORCHESTRA
A Luther College Jazz Orchestra faz parte da Luther College, localizada em Decorah, no Estado de Iowa, Estados Unidos. A faculdade registra 2.600 alunos e possui uma longa tradição de programas musicais vocais e instrumentais renomados.
A Orchestra revela os talentos de alguns dos alunos músicos da faculdade. Os grupos apresentam o jazz tradicional e moderno e a música originária do swing. Cada apresentação, no campus e fora dele, inclui uma variedade de músicas e estilos.
O repertório da Jazz Orchestra reflete a rica variedade da tradição do jazz e inclui desde o jazz contemporâneo até os arranjos e composições modernas. Os estilos de música incluem o swing, bebop, cool, fusion, funk e jazz latino.
A banda tem tocado com muitos artistas e grupos famosos, como o Lincoln Center Jazz Septet and Jazz Orchestra, Joshua Redman, Brian Blades, Christian McBride, o Unified Jazz Ensemble, e o grupo vocal SoVoSo. Em 1998, a banda tocou para o lançamento do disco compacto de John Walker intitulado "Equinox in Eden".
Em 2000, o Conselho de Cultura e Sistema Nacional das Orquestras Sinfônicas Juvenis da República Dominicana patrocinou a turnê dominicana da Orquestra de Jazz. A agenda da banda acontece há cada 4 anos, e inclui uma turnê internacional. A última vez que a trupe passou pelo Brasil foi em 2008.
O Diretor da Orquestra de Jazz, Tony Guzmán, formado por Luther em 1990, é compositor, arranjador, maestro e professor de música. Nascido na República Dominicana é diretor do programa de jazz e Professor Adjunto de Música da Luther. Membro do corpo docente desde 1995, Guzmán frequentemente é convidado para atuar como maestro, árbitro, palestrante e consultor em festivais nacionais e internacionais, incluindo as Orquestras Sinfônicas Juvenis do Sistema Nacional da República Dominicana. Ele escreveu diversos arranjos para corais de música tradicional Latino-Americana e do Caribe, alguns deles publicados pela Oxford University Press e a Boosey & Hawkes. Ele tem regido corais, bandas e orquestras na América do Norte, Europa, Ásia, América Central e do Sul. Guzmán é detentor de Ph.D. em Educação Musical pela Florida State University e obteve o diploma de Engenharia Eletromecânica pela Universidad Católica Madre y Maestra em Santiago, República Dominicana.
SERVIÇO:
“I FESTIVAL DE JAZZ & BLUES – NO IMPROVISO”
ARI BORGER (jam session, show e workshop) com participação especial da Luther College Jazz Orchestra
LOCAL: Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135)QUANDO: 25 de maio de 2012 (sexta) - jam session com Luther College Jazz Orchestra – 20h3026 de maio de 2012 (sábado) – show – 20h3027 de maio (domingo) – workshop – horário – 16hINGRESSOS PARA O SHOW:
- 25 de maio de 2012 (sexta) – R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada) +R$5,00 de taxa administrativa Alô Ingressos
- 26 de maio de 2012 (sábado) – R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada) +R$5,00 de taxa administrativa Alô Ingressos
- 27 de maio de 2012 (domingo) – R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada) +R$5,00 de taxa administrativa Alô Ingressos
- Pacote para os três dias (25, 26 e 17 de maio) – R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada) + R$5,00 de taxa administrativa Alô Ingressos
**A MEIA-ENTRADA é válida para estudantes, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Pessoas acima de 60 anos têm entrada gratuita PONTOS DE VENDA:
Livrarias Curitiba (Boca Maldita, R: XV de Novembro, Rebouças e nos shoppings: Mueller, Curitiba, Estação Palladium, Park Shopping Barigui e São José), Alô Ingressos (www.aloingressos.com.br), na bilheteria do Teatro Bom Jesus (de 21 a 24 de maio, das 17h às 21h, 25 de maio, das 15h30 às 22h30, 26 de maio, das 17h às 22h30,e no dia 27 de maio, das 15h às 17h30) e na fanpage do festival - https://www.facebook.com/jazzeblues
Forma de pagamento: dinheiro e nos cartões Visa, Mastercard, Aura e Diners
INFORMAÇÕES: (41) 2105-4034 / https://www.facebook.com/jazzeblues
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre
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