sexta-feira, 23 de março de 2012

Vencedores do Prêmio Shell de Teatro aportam na Capital.

Vencedores do Prêmio Shell de Teatro aportam em Curitiba
Premiados estarão no Festival de Curitiba com apresentações na Mostra e no FRINGE
A etapa São Paulo do 24º Prêmio Shell de Teatro, realizada na terça-feira à noite, premiou quatro espetáculos que estarão no Festival de Curitiba. Incluindo a etapa Rio de Janeiro, divulgada na semana passada, a capital paranaense vai receber sete espetáculos vencedores em uma das principais premiações do teatro nacional.
As categorias agraciadas em São Paulo foram as de melhor ator, direção, figurino, cenário e autor. No Rio, foram as de diretora, atriz e iluminação.
Leonardo Moreira levou o prêmio de melhor autor por O Jardim, também dirigido por ele. A peça da Cia. Hiato retrata um jardim onde memórias de vários personagens e várias origens diferentes se entrelaçam, abordando o mal de Alzheimer e usando um caderno de anotações de um paciente esquizofrênico como matéria prima para criação do espetáculo.O Jardim também levou a categoria melhor cenário, idealizado por Marisa Bentivegna.
A categoria de melhor figurino foi para O Idiota, espetáculo de Cibele Forjaz, uma releitura do texto clássico, e homônimo, de Dostoievski. O espetáculo, que conta com apresentações de incríveis seis horas de duração, conta com inúmeros personagens que, certamente, propuseram um desafio para a Joana Porto, a figurinista premiada.
Rodrigo Bolzan, vencedor da categoria melhor ator, protagoniza Oxigênio, um drama de proporções bíblicas. A peça, dividida em dez composições, conta a história de dois personagens: o Sacha e a Sacha, que, durante um encontro, apaixonam-se loucamente. O Sacha acaba por cometer um assassinato e o resto é história para ser contada no palco.
O grande prêmio da noite, a categoria de melhor direção, foi para Nelson Baskerville, pelo espetáculo Luis Antonio – Gabriela, baseado em sua experiência familiar. A peça conta a historia de Luis Antonio, irmão de Nelson, homossexual e reprimido pelo pai. Luis Antonio fugiu para o exterior e ficou conhecido como Gabriela. A saga da família poderá ser vista no Teatro SESC da Esquina, durante dois dias.
            Acompanhe, abaixo, todas as peças presentes no Festival de Curitiba premiadas:
Etapa Rio de Janeiro
Autor
Rodrigo Nogueira por “Obituário Ideal”
Ator
Dani Barros por “Estamira - Beira do Mundo”.
Direção
Christiane Jatahy por “Julia”

Vencedores do Prêmio Shell de Teatro aportam em Curitiba
Premiados estarão no Festival de Curitiba com apresentações na Mostra e no FRINGE





Etapa São Paulo
Autor
Leonardo Moreira por “O Jardim”
Ator
Rodrigo Bolzan por “Oxigênio”
Direção
Nelson Baskerville por “Luís Antônio – Gabriela”
Figurino
Joana Porto por “O Idiota – Uma Novela Teatral”
Cenário 
Marisa Bentivegna por “O Jardim”

Nenhum comentário: