terça-feira, 27 de março de 2012

Abertura do Festival de Teatro de Curitiba






Los Pájaros Muertos apresenta “bombardeio de ideias” na abertura do Festival de Teatro de Curitiba

Espetáculo espanhol, deliberadamente exagerado, tem música, dança e teatro. Apresentação é gratuita


Los Pájaros Muertos, premiada peça espanhola que terá apresentação aberta ao público nesta quarta-feira, no Largo da Ordem (centro de Curitiba), traz uma proposta ambiciosa: com música, dança e teatro, conta a história de um dos maiores artistas do século 20, Pablo Picasso, em meio a um século movimentado na Espanha (franquismo, guerras, produção intelectual).

Picasso viveu 92 anos. O jovem diretor e coreógrafo Marcos Morau resumiu toda essa riqueza cultural em um espetáculo de 50 minutos. “Essa é a graça da arte: dá para sintetizar tudo”, disse ele em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira. “É um bombardeio de ideias. E aí acaba.”

O bombardeio proposto por Morau é deliberadamente exagerado. “Fomos muito atrevidos”, garante ele. Tanya Beyeler, atriz e assistente de direção, antecipa que histrionismo e hiper-realismo permeiam toda a apresentação. “É quase caricato.” A força das imagens foi o modelo encontrado pela produção para retratar a grandeza do pintor.  

O nome do espetáculo, Los Pájaros Muertos (Os pássaros mortos), é uma alegoria à longevidade do pintor, que ao longo da vida viu muitos de seus amigos partirem.

O espetáculo foi premiado no maior evento de teatro de rua da Espanha, o Festival de Carrega, em San Miguel.

O que a produção espanhola espera do público curitibano? “Todo dia eu me pergunto: o que eles vão achar disso tudo?”, confessa o diretor. “Trouxemos a figura de Picasso...” O resto fica por conta da plateia.


Serviço
O espetáculo, gratuito, começa às 20 horas. O teatro montado no Largo da Ordem tem espaço para cerca de 600 pessoas.


Nenhum comentário: