quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Agenda

Kraft The Home Store completa 15 anos

Em comemoração, cadeiras Louis Ghost serão customizadas por profissionais de diversas áreas


Curitiba,  – Uma das mais conceituadas lojas de móveis e decoração de Curitiba, a Kraft The Home Store, completa 15 anos em novembro. Para comemorar, 15 renomados profissionais de diversas áreas foram convidados para customizar a icônica cadeira Louis Ghost da Kartell, são eles: a arquiteta e designer Consuelo Cornelsen; a designer de joias Silvia Döring; o estilista Jefferson Kulig; os arquitetos Jayme Bernardo, Ivan Wodzinsky e Guilherme Torres; os artistas plásticos Elisa Lobo, Marilene Ropelato, Maria Helena Saparolli, Elizabeth Titton, e Eleutherio Netto; o decorador e cenógrafo Lupercio Manoel e Souza; o florista Vic Meirelles; o chef Toninho Mariutti; e os fotógrafos Vilma Slomp e Orlando Azevedo.

O resultado poderá ser conferido em uma exposição, que será aberta no coquetel de aniversário da loja, no próximo dia 24, às 19h30. A gastronomia do evento levará a assinatura do chef paulista Toninho Mariutti, o mesmo que fez o evento de inauguração da loja há 15 anos.

As cadeiras personalizadas pelos artistas serão vendidas e terão 100% de sua renda revertida para a AFECE (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial), que atende 107 crianças e suas famílias em Curitiba.

A proprietária Eliane Macedo Viana, conta que quando abriu a loja, a cidade tinha carência de um espaço que antecipasse tendências globais de decoração e presentes. Eliane vem de uma família de empresários e cresceu familiarizada com o mundo das lojas de varejo. Estudou Administração de Empresas e se especializou na New York School of Interior Design.

“Ninguém vive 15 anos neste mercado sem entregar uma sólida proposta de valor para decorar a casa dos seus clientes”, afirma a empresária. Para celebrar a nova fase que se inicia, ela planeja a abertura de uma nova loja já no primeiro trimestre de 2012. Além disso, para o próximo ano a Kraft contará com um novo Espaço Kartell no interior de seu show room, para melhor exposição dos móveis e luminárias, configurado pela própria marca. Outra novidade, é um corner Alessi dentro da loja, maior e com os últimos lançamentos em utilidades para casa, e também um novo espaço do MoMA, com objetos de design selecionados pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

A Kraft The Home Store é pioneira em Curitiba em identificar tendências nacionais e estrangeiras, e traduzi-las em realidade para seus clientes, com o que há de mais moderno no mercado de decoração. Um exemplo disso foi ter promovido à vinda dos Irmãos Campana, ícones do design brasileiro, para lançamento de sua linha exclusiva de móveis na loja.


Perfil dos profissionais convidados:

Elisa Lobo – Artista plástica (Belo Horizonte, MG). Sua carreira é voltada para a alta costura, tendo atuado com as marcas Giovanna Baby, Cavalera, entre outras. Manteve durante 16 anos um ateliê na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Há quatro anos iniciou um trabalho de releitura de obras de arte, onde pôde aliar seu gosto pelas artes plásticas à linha de costuras e bordados.

Jayme Bernardo – Arquiteto (Curitiba, PR). Formado pela Universidade Federal do Paraná acumula 25 anos de experiência no desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais e comerciais de alto padrão. Prioriza o estilo contemporâneo e confortável.

Ivan Wodzinsky – Arquiteto (Curitiba, PR). Formado pela Pontifícia Universidade Católica. Atua principalmente nas áreas de arquitetura de interiores e decoração. Tem vários dos seus trabalhos publicados em revistas e livros conceituados no ramo de arquitetura e decoração.

Marilene Ropelato – Artista plástica (Curitiba, PR). Formada no Curso Superior de Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e pós-graduada em História da Arte. Atua na área de interiores, em parceria com arquitetos e decoradores com trompe-l’oeil, restauração, painéis, telas e esculturas. Trabalhou por dois anos com o decorador Hélio Fraga, no Rio de Janeiro.

Maria Helena Saparolli – Artista plástica (Curitiba, PR). Formada na Faculdade de Artes do Paraná. Orientadora de cerâmica e vidro no Atelier de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba desde 1998. Desenvolve suas obras em atelier próprio.

Eleutherio Netto – Artista plástico (Curitiba, PR). Formado em Pintura pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná e Desenho Industrial pela Universidade do Norte do Paraná, com especializações em Programação Visual e História da Arte em Reggio Calábria (Itália). Cursou técnicas de arte e fotografia, durante dois anos participou da Escola Bauhaus Studio de Artes-Londrina (PR), cursou Ilustração e colagem em Santa Maria (RG) e Cinema e Música em Roma (Itália).

Consuelo Cornelsen – Arquiteta e designer (Curitiba, PR). Formada em Lisboa, Portugal. Especializada em decoração de interiores, já fez diversos cursos: Fotografia, História da Arte, Teatro, Literatura Portuguesa e Jornalismo. Filha do arquiteto Ayrton Cornelsen, mais conhecido como Lolô Cornelsen, e de Cleusa Lupion Cornelsen, morou em Londres, Zurich, Freyburg, Paris e Portugal e esteve no Norte da África, pesquisando e fotografando a arquitetura africana. Também trabalha como curadora de exposições e em produções de shows. É sócia da Planeta Brasil.

Lupercio Manoel e Souza – Decorador e cenógrafo (Curitiba, PR). Atua há mais de 25 anos com projetos residenciais e atualmente empresta seu talento aos mais importantes eventos corporativos do sul do país. Com formação em Sociologia, busca inspiração nas cores e no conhecimento adquirido em constantes viagens ao exterior – visitas a indústrias e escritórios de design e participação nas principais exposições, feiras de design e decoração da Europa e Estados Unidos.

Vic Meirelles – Florista (São Paulo, SP). Antes mesmo de se formar em Arquitetura na faculdade de Belas Artes, Vic Meirelles já era um florista de coração. Em 89 mudou-se para Londres onde morou por dois anos com Robert Day e Caroline Dickenson, floristas ingleses. Em 90 cuidou dos arranjos da Embaixada Brasileira em Londres. De volta ao Brasil, em 1991, trabalhou no ateliê de Paulo Von Poser – amigo, arquiteto e artista plástico. Dá aulas e workshops, colabora com as revistas Vogue e Casa Vogue.Decora eventos para os grupos: TAM, Votorantim, Amil, Tim, entre outros.

Toninho Mariutti – Chef (São Paulo, SP). Ex-ceramista e atual proprietário do Buffet Mariutti. Aprendeu a cozinhar ainda na infância, observando as mulheres de sua família de origem italiana. Já preparou banquetes para o ex-presidente americano Bill Clinton, para o rei da Dinamarca e para o milionário Bill Gates. Além das festas no Brasil, o chef atua no exterior. Já organizou recepções da Embaixada do Brasil em Lisboa, na Itália, em Nova Iorque.

Vilma Slomp e Orlando Azevedo – Fotógrafos (Curitiba, PR). Na década de 80, Vilma criou com o fotógrafo Orlando Azevedo a empresa Fotográfica Comunicação e Editora, em Curitiba.

Guilherme Torres  Arquiteto (Londrina, PR). As formas nítidas, detalhes minimalistas e rica paleta de materiais caracterizam seus projetos e são aplicadas em residências, reformas de interiores, lojas, e claro, sua própria casa e escritório. Equilibrar a estética rigorosa da arquitetura com uma leveza lúdica é um dos aspectos encontrados no design de interiores de seus projetos.

Elizabeth Titton – Artista plástica (Curitiba, PR). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, e em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi diretora (1984-1987) e membro do conselho consultivo (2007) do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Criadora do espaço cultural “Pró-Criar”, instituição que ainda hoje dirige. Desde 1990, é professora do Curso Superior de Escultura da EMBAP.

Silvia Döring – Designer de joias (Curitiba, PR). Em 1993, formou-se em Desenho Industrial pela PUC-PR e começou sua carreira ainda na faculdade com a criação de bijuterias.  Inaugurou seu primeiro atelier em 1995, com trabalhos exclusivos em prata, responsável pela criação e execução de suas peças. Seu trabalho é fundamentado em estudos bem elaborados e pesquisas que incluem diversos tipos de laboratórios.

Jefferson Kulig – Estilista (Curitiba, PR). Como designer e diretor de criação atua na fronteira entre arte, moda e pesquisa de materiais. Kulig se formou em Economia, mas resolveu estudar estilo e criação no Studio Berçot de Paris, com Marie Rucki. De volta ao Brasil, lançou a marca própria, a ‘Jefferson Kulig’ e desde 2003 participa da São Paulo Fashion Week. No Paraná, é um dos destaques do Paraná Business Colletion. No ano de 2007, inaugurou sua própria loja na Rua Bela Cintra, bairro Jardins, São Paulo-SP.

Serviço:
15 anos da Kraft The Home Store
Dia 24 de novembro, às 19h30
Av. Batel, 1114. Curitiba.



___________________________________________________________________

Festival de Teatro de Curitiba de 2012.


Últimos dias para cadastro de peças no Fringe Termina no dia 04 de dezembro o prazo de recebimento de propostas para o Festival de Teatro de Curitiba de 2012. Os cadastros são online pelo site http://www.fringe.com.br/   Segue até o próximo dia 04 de dezembro o período para cadastro de espetáculos interessados em participar do 21.º Festival de Teatro de Curitiba dentro da mostra Fringe. Em 2012, o evento acontece de 27 de março e 08 de abril. As apresentações do Fringe iniciam no dia 28 de março. O cadastro de projetos é online, sem a necessidade de enviá-los pelo correio. Basta entrar no site http://www.fringe.com.br/ e preencher o cadastro até às 23h59 do dia 04 de dezembro de 2011. A participação é aberta à companhias, produtoras, grupos e artistas independentes do Brasil e do exterior. O único pré-requisito é que pelo menos 80% dos componentes do grupo possuam registro profissional. O Fringe oferece uma boa oportunidade de abrir novas portas aos participantes, pois recebe a crítica especializada, curadores e programadores de todo o Brasil e exterior. “O Fringe transformou-se em uma vitrine importante para a revelação de muitos artistas e companhias, que são contratados para apresentar seus trabalhos em outros locais, mostras e festivais depois de serem vistos aqui”, comenta Ana Hupfer, coordenadora geral do FTC.  Após a realização do cadastro online, a confirmação de participação no evento será feita pela Organização do Festival, no máximo, até o dia 21 de dezembro de 2011. As companhias que se apresentam em Espaços de Rua são isentas do pagamento da taxa de participação e recebem auxílio para estadia em Curitiba. Podem participar do Fringe grupos de teatro, música, dança e das mais diversas manifestações culturais.Em 2011, nos 13 dias de espetáculos e eventos, o público ultrapassou a casa de 200 mil participantes, 15% a mais em relação a 2010, o que consolida o Festival de Curitiba como um dos maiores eventos culturais do país.  Sobre o FringeO Fringe é formado por espetáculos de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para adultos ou crianças, em espaços tradicionais, alternativos ou de rua. A participação é livre e depende unicamente de concordar com os termos do Regulamento Oficial do Fringe 2012, disponível no http://www.fringe.com.br/ e da disponibilidade dos espações de apresentação. Não há curadoria para a seleção dos espetáculos. O Fringe está presente no Festival de Teatro de Curitiba desde a 7a edição, em 1998. Por ter seus trabalhos expostos à crítica especializada reunida para o evento, muitas companhias, atores e diretores, são contratados para apresentar seus trabalhos em outros locais, mostras e festivais em função da participação no Fringe.  Sobre o Festival de Teatro CuritibaO Festival de Teatro de Curitiba completa 21 edições em 2012, mas há muito tempo já está consolidado no país como a grande vitrine dos artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Mais de 3 mil espetáculos fizeram parte dessa história que transformou Curitiba em uma referência no cenário teatral brasileiro, com seu espaço reservado na agenda cultural do país. Ano a ano o Festival de Teatro de Curitiba promove o encontro de enorme diversidade artística e humana na cidade – ingrediente especial que faz do evento um sucesso.  A Edição 1992 do Festival de Teatro de Curitiba trouxe ao Paraná grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Vilella. Desde então, Curitiba transforma-se em um imenso palco que já foi visto por um público estimado em 1,8 milhão de pessoas, até a edição passada. Há mais de quatro anos é o carro chefe de uma grande reunião de manifestações culturais, ao lado de outros eventos já consagrados como Risorama, Gastronomix e Guritiba, abrigados sob o grande guarda-chuva do Festival de Curitiba, espaço que mantém o pé firme no teatro, mas reúne também dança, circo, stand-up, improviso, teatro físico, gastronomia.

Nenhum comentário: