quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Palco



Alunos de escolas públicas descobrem o prazer de fazer teatro
Primeira apresentação será realizada nesta quinta-feira, dia 14, às 10 horas

Um grupo de 42 crianças de escolas públicas de Curitiba descobriu no teatro uma nova forma de expressar o que sentem. No palco, elas dão vida aos sonhos e desejos criados na vida real. Duas vezes por semana elas se reúnem no Espaço Cultural Pé no Palco e realizam diversas atividades lúdicas e educativas. Nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 10 horas, as crianças apresentam a primeira montagem teatral e poderão enfrentar a reação do público como verdadeiros atores.

Esta ação faz parte do projeto “Viver com Arte”, realizado desde 2004. Até agora, mais de 300 crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais estudaram teatro gratuitamente no Pé no Palco. Isso é possível através de parcerias com empresas privadas, que “adotam” turmas e alunos e tornam o sonho possível.

O jovem Pablo Roberto Molina, 14 anos, foi um dos beneficiados pelo projeto. Quando estava na 5ª série soube do curso e resolveu pesquisar o que era. Foi o primeiro contato que teve com o teatro. A experiência deu tão certo que hoje, quatro anos depois, ele ainda frequenta as aulas e virou auxiliar dos professores. “Eu também passo exercícios para os alunos novos e ajudo a cuidar das crianças. Quero seguir a carreira de ator”, comenta.

As gêmeas Eduarda e Gabriela, 9 anos, entraram esse ano para a turma. Agora se preparam para a apresentação do término do curso. “Estou um pouco envergonhada, mas vou enfrentar. As aulas são muito gostosas. Aprendi coisas novas”, diz Gabriela. A mãe delas, Laila Oliveira, pretende incentivar a participação das filhas no projeto no ano que vem. ``Vou achar ótimo se elas se tornarem atrizes”, revela.

Segundo a atriz e arte educadora Fátima Ortiz, idealizadora do projeto, muitas diretoras de escolas ligam e pedem para que mais alunos participem das aulas. Alguns professores relatam que o comportamento e aprendizado das crianças melhoram após o contato com o teatro.

“As crianças que frequentam nossa escola tem o privilégio de experimentar o fazer teatral. Conviver criativamente colabora para o refinamento da sensibilidade. Temos retornos muito positivos das escolas e das famílias. As crianças que fazem teatro carregam para suas vidas a postura criativa e não conformista; revelam melhora na expressão, no desempenho escolar e no trato com os semelhantes. O espaço que as atividades abrem para a emoção é o grande mérito do nosso trabalho”, revela Fátima.

Nova parceria
O Pé no Palco acaba de firmar uma parceria com o Instituto Arandú, criado e mantido por europeus, que realiza projetos sociais para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Desde agosto, uma turma com 25 alunos, de 9 a 14 anos, começaram a ter aulas semanais de teatro na escola. Para muitos, este é o primeiro contato com o mundo das artes. A parceria foi realizada através da Fundação Iniciativa, entidade criada por empresários locais e que também trabalha com o mesmo público infantil.

Crédito da foto: Eduardo Camargo

Pé no Palco
Rua Conselheiro Dantas, 20. Curitiba.

Nenhum comentário: