quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bienal Brasileira de Design.


Chaise que muda de cor estará na
Bienal Brasileira de Design em Curitiba
Selecionado para integrar a mostra Novíssimos, o designer de móveis paranaense Pedro Dier apresenta, na Bienal Brasileira de Design, que acontece de 14 de setembro a 31 de outubro, na sede da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba, uma Chaise que tem como grande diferencial a possibilidade de mudar de cor de acordo com as preferências do usuário.
Originalmente apresentada como trabalho de conclusão do curso de Design Mobiliário na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná -, o projeto da Chaise Colore permite incontáveis variações de cores e tons por meio de controle remoto. Isto é possível pelo uso de LED's coloridos ao longo de todo o móvel, nas cores primárias - vermelho, verde e azul -, que ao se misturarem permitem a criação de milhares de tonalidades diversas.
''Este mecanismo permite ao usuário escolher os tons que mais combinem com a sensação que ele deseja. Durante uma atividade que exija criatividade e energia, a escolha recairá sobre cores fortes e saturadas. E para os momentos de relaxamento ou atividades que necessitem de calma e concentração, tons claros e menos saturados são os indicados'', explica o designer, que ressalta as quase infinitas variações de matizes existentes entre um extremo e outro.
Além da possibilidade de mudar de cor a qualquer momento, a Chaise Colore tem as demais características esperadas para este tipo de mobiliário, com dimensões embasadas nos padrões antropométricos nacionais, proporcionando uma postura despreocupada, confortável e relaxada. ''A ideia básica foi a de criar um móvel para casa que propicie bem-estar, unindo a função de aliviar o cansaço físico com a possibilidade de dialogar com o usuário'', complementa Dier.
Para criar o modelo que será apresentado na Bienal - após ser selecionado pelo júri composto por Nelson Ivan Petzold, Geraldo Pougy (ambos do Centro de Design Paraná), Gisele Leiva do Rio (ADP) e Roger Rieger (ABEDesign) -, o designer contou com o apoio da MLM Indústria, que colaborou na confecção da estrutura de fibra de vidro, e da GT Leds, que forneceu os circuitos de LED's e o controle remoto que regula a tonalidade das cores primárias.
Formado pela UTFPR em 2008, Pedro Dier trabalha com marca própria de mobiliário e já atuou em diversos segmentos, como festas e eventos, design de produtos e campanhas visuais para grandes marcas.



--
Luciano Balarotti
Jornalista Profissional -- MTb 6026 - Sindijor-Pr 3969

Nenhum comentário: