sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ENTENDENDO A MODA!

por André Vasconcellos



“porque estar por dentro é fundamental”





A silhueta do espartilho



Moda vai, moda vem, e uma peça sempre é reeditada com charme, sofisticação e até mesmo apelo sexual. Estou falando do espartilho, ou corseletes como alguns conhecem. Considerado como um coringa do armário, ele compõe vários tipos de looks e sempre causa boa impressão por onde passa.



Espartilho é, basicamente, uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas metálicas e amarração nas costas. Essa peça tem como objetivo principal reduzir a cintura e manter o tronco ereto, controlando as formas naturais do corpo e conferindo a ele mais elegância.



O Espartilho surgiu por volta do século XVI. E de lá para cá eles mudaram bastante. No início eram feitos com tecidos pesadamente engomados, como os usados em tapeçaria e reforçados com junco e cordas engomadas. Atualmente temos peças muito mais leves, feitas com barbatanas ortopédicas.

Mas somente por volta do século XIX, graças à invenção dos ilhoses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no início do século XX quando foi inventado o sutiã.



No início dos anos 80 alguns estilistas trouxeram de volta à moda peças que antes tinham sido relegadas ao fetiche e dentre elas estava o Espartilho. Esse revival não durou muito. Em 1990 apenas poucos espartilhos apareciam em coleções de estilistas famosos.




Existem vários tipos de espartilhos para todos os gostos, seja para usar debaixo de alguma roupa, seja para usá-lo sozinho apenas. Sendo assim, escolha um modelo que lhe traga conforto e segurança e usufrua sua peça com classe e confiança.



Dúvidas? Perguntas? Sugestões?



André Vasconcellos – Consultoria: bravomoda@uol.com.br





André Vasconcellos mora em Curitiba-PR, é estilista formado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá (RJ), tendo seu trabalho reconhecido e premiado em vários concursos em todo o Brasil.


Nenhum comentário: