sábado, 17 de julho de 2010

“Porque estar por dentro é fundamental”

ENTENDENDO A MODA!



por André Vasconcellos



“porque estar por dentro é fundamental”



Óculos...Amigo de uns, inimigo de outros



Toda pessoa, em determinado momento da vida, se vê diante da necessidade de usar óculos. Seja para perto, longe ou para os dois, os óculos auxiliam na correção das deformidades visuais. Tem quem os odeie e tem quem os ame!

Existem pessoas que mandam fazer óculos com lentes sem grau simplesmente porque acham charmosos. E tem aqueles que não desgrudam dos seus óculos de sol, até mesmo quando o tempo está nublado. Mas como encontrar o modelo certo? Nem todos os tipos encontrados se encaixam bem com qualquer tipo de pessoa. Darei algumas dicas para auxiliar na escolha.

Em princípio, os óculos têm de ter a cara da pessoa, e isso não significa apontar um modelo simplesmente com base no formato do rosto. A primeira coisa que devemos levar em conta é a personalidade da pessoa. Os mais extrovertidos gostam de brincar com materiais e cores, os tímidos preferem modelos discretos. Além do formato do rosto, deve-se levar em conta a altura das sobrancelhas e nariz, formato de olhos, e tonalidade da pele e cabelos:

Nariz: é ele quem equilibra os óculos durante todo o dia. Ter os óculos incomodando no nariz é pior do que sapato apertado. O cuid ado especial fica por conta daqueles que têm o nariz, digamos assim, protuberante. Quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher armação com ponte baixa (ponte é o arco que se apóia no nariz) e de cor clara. O arco de cor escura ressalta ainda mais o nariz.

Sobrancelhas: as sobrancelhas são responsáveis por grande parcela de nossa expressão e, por isso, nunca deveriam ficar escondidas pela armação dos óculos. As sobrancelhas ficam sempre aparentes e as armações devem ficar cerca de 3 milímetros abaixo delas.

Cores de olhos, cabelos e pele: os discretos devem escolher óculos com armação de tonalidade próxima à da pele. Os mais ousados podem apostar nos contrastes e brincar com as cores. Você também pode combinar a cor dos óculos com a cor de olhos ou cabelos.

Personalidade: aos extrovertidos tudo é liberado e toda ousadia é permitida. Para os tímidos, apenas modelos clássicos e cores suaves. Um par de óculos de cor forte, escolhido aleatoriamente pode incomodar o tímido, piorando assim o seu problema ocular por falta de uso.



A regra de escolher os óculos com base no formato do rosto (oval, quadrado, redondo, comprido) é um equívoco. Um rosto de formato oval, por exemplo, pode ter outras subdivisões como oval pêra, oval maçã, e assim com os demais formatos. Por isso, achar que basta saber o formato do rosto para escolher o modelo de óculos não é correto.



Tão importante quando a moldura dos óculos é a lente. Alto grau de miopia requer lentes mais grossas, o que pesa um pouco no visual. É preciso “jogar” com esses elementos. Os óculos de grau forte, não podem ser muito grandes, por exemplo.



Existem muitas grifes famosas de óculos, algumas bem caras. Todas são muito boas. Mas lembre-se que a grife quem faz é você! Você não deve se adaptar aos óculos de uma grife porque ele é bonito, os óculos é que devem se adaptar ao seu rosto.



Eu recomendo que cada pessoa tenha dois ou três óculos diferentes. Um para o dia-a-dia, outro para eventos sociais e também o solar. Os óculos sociais podem ter mais personalidade, um charme a mais. No cotidiano, as pessoas preferem os mais discretos.



Agora que você conferiu algumas dicas sobre óculos, não precisa mais aturar aquele “trambolho” sem graça. Dê atenção especial para aqueles que vão emoldurar a janela da alma, os olhos.
____________________
Curiosidade
modelo Naomi Campbell usa seu óculos, do dia a noite .
___________________










Dúvidas? Perguntas? Sugestões?



André Vasconcellos – Consultoria: bravomoda@uol.com.br





André Vasconcellos mora em Curitiba-PR, é estilista formado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá (RJ), tendo seu trabalho reconhecido e premiado em vários concursos em todo o Brasil.

Nenhum comentário: