domingo, 4 de abril de 2010

TOP FASHION








A top canadense, Coco Rocha, que acabou de confirmar seu casamento com o designer de interiores James Conran em julho, é uma das estrelas da campanha de inverno da Lança Perfume

A marca fechou parceria com outras duas modelos internacionais: a bielorussa Maryna Lynchuk, que sobrevoou Paris alçada por balões em filme publicitário dirigido por Sophia Coppola, e a polonesa Anna J. que é uma das queridinhas de Marc Jacobs e Miuccia Prada.



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A Lança Perfume é a primeira marca brasileira a escalar três tops internacionais para sua campanha. Além das modelos renomadas, o staff contou com um time de experts, como o fotógrafo Gui Paganini, o beauty artist Daniel Hernandez e os stylists Flavia Pommianoski e Davi Ramos.

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ENTENDENDO A MODA-por André Vasconcellos

ENTENDENDO A MODA





Moda Solidária

Já ouviram falar em Moda Solidária? Pois é, este é um tema importantíssimo para quem está no meio fashion ou ambiciona entrar! A Moda Solidária está literalmente na moda. Vou citar alguns exemplos de como podemos fazer alguma coisa pelo meio-ambiente, pelos semelhantes e por nós mesmos:

Os fashionistas e pessoas que simplesmente consomem MODA gritam “NÃO” aos casacos de pele, e estão certos na sua posição. A crueldade com os animais durante o abate já foi mostrada por diversas vezes em documentários, sites e blogs.

Outras empresas renomadas, como a Gap e Giorgio Armani, se engajaram numa campanha contra a Aids e lançaram coleções que pretendem reverter a renda para o continente que sangra - a África, a exemplo do que fez o cinema, com uma produção cinematográfica recente que nos fez pensar mais profundamente no problema do consumo, nesse caso no consumo de luxo. Estou falando de Diamante de Sangue, filme dirigido por Edward Zwick, que tem no elenco Leonardo Dicaprio, Jennifer Connelly e o ator africano Djimon Hounsou. O filme denuncia a extração ilegal de diamantes na África, feita por grandes empresas do ramo de jóias. Essas corporações aproveitam a confusão gerada pelas guerras civis, endêmicas em diversos países africanos, para comprar diamantes brutos mais baratos. É difícil sair do filme sem pensar: quanto custa REALMENTE um diamante?

Muitas marcas que posam como politicamente corretas usam mão-de-obra chinesa e ou de outros países ainda num regime de escravidão. Como vemos isso? Primeiramente, só sabemos que a mão-de-obra vem de países como a China ou a Índia quando lemos na etiqueta: “made in...”. O número enorme de pessoas nesses países e a miséria fazem deles fornecedores de mão-de-obra barata.Isso fomenta um mercado onde centenas de milhares de pessoas trabalham por menos de um dólar por dia. Os próprios governos oferecem incentivos para que as grandes empresas estrangeiras se instalem lá. E nós consumimos esses produtos sem saber de nada disso. Ou ao menos, não sabíamos, até bem pouco tempo! A velocidade dos meios de comunicação e reportagens especiais sobre este assunto, nos dá ciência, encurta as distâncias e colocam a notícia em evidência de forma muito mai s rápida.

Existe também a exportação da mão-de-obra escrava, onde grandes empresas pagam a passagem de centenas de chineses, por exemplo, para o país onde seus produtos são fabricados. Contudo, isso não garante uma vida melhor. As condições de trabalho são as piores possíveis. As empresas possuem alojamentos e refeitórios no seu interior, por vezes no mesmo local onde se trabalha com produtos químicos voláteis e intoxicantes, e os trabalhadores não têm permissão para sair. Isso não seria escravidão? Evidente que sim!

Hoje, as Empresas sérias não querem seu nome vinculado a produtos de origem duvidosa quanto a sua procedência e confecção. O preço convidativo dos produtos com etiqueta “made in” China ou Índia é mesmo tentador. Quando compramos qualquer um desses produtos, estamos incentivando a exploração. É o momento de mudarmos de atitude!


A Moda é um fenômeno sócio-cultural sério, é uma expressão de beleza e tem que ser também de Compromisso Social. Ela não precisa ter essa mácula em sua reputação.

Recomendo a todos uma avaliação do que é comprado, tendo em vista a pesquisa sobre a forma como é feito e comercializado o produto, isso em todos os níveis de consumo e não só na MODA!

O futuro começa exatamente quando começamos a lembrar na possibilidade dele chegar!Pense nisso! Feliz Páscoa a todos!



Dúvidas? Perguntas? Sugestões?

André Vasconcellos mora em Curitiba-PR, é estilista formado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá (RJ), tendo seu trabalho reconhecido e premiado em vários concursos em todo o Brasil.


André Vasconcellos – Consultoria: bravomoda@uol.com.br

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