Paraná Business Collection chega à sua quarta edição
O evento reúne o melhor da moda paranaense e fomenta negócios para o setor têxtil
Curitiba, 12 de fevereiro de 2010 – Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, o Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra (CIETEP) em Curitiba, recebe o 4º Paraná Business Collection (PBC). Durante cinco dias, o Paraná mostrará novamente todo seu talento para a criação e a produção de moda. Consolidado como um dos principais eventos do calendário nacional do setor, o PBC representa a união de negócios com a criatividade, o Design e o estilo, além de consolidar o Estado do Paraná entre os quatro principais pólos de confecção do Brasil.
Realizado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), através do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e pelo Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas); coordenado pela jornalista Nereide Michel (NaModa Comunicação de Estilo ) e pelo produtor Paulo Martins (OX Comunicação de Moda), o Paraná Business Collection destaca-se por duas ações principais: desfiles das melhores marcas e estilistas paranaenses e Show Room de Negócios. Uma agenda de eventos paralelos inclui oficinas de criação, palestras, debates e o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, direcionado aos cursos de moda do estado.
Em 2010, a organização do evento adota uma nova estratégia baseada na força e tradição do mercado da região Sul como referência nos lançamentos de moda Inverno. As três primeiras edições tiveram foco nos lançamentos de coleções para o verão.
Negócios
Em 2009, o Show Room de Negócios do 3º Paraná Business Collection gerou mais de R$ 5 milhões em negócios fechados e prospectados, 10% em média a mais que o valor apurado na segunda edição, em 2008. O Show Room, que funcionou de segunda a quinta-feira, no Cietep, reuniu 25 marcas paranaenses das regiões Oeste, Sudoeste, Norte, Noroeste e Centro-Sul do estado. Cinquenta e três compradores de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná foram convidados para conhecer a qualidade, estilo, Design e criatividade da produção paranaense, bem como 750 lojistas de Curitiba e Região Metropolitana.
O 4º Paraná Business Collection trará, para conhecer, prospectar e fechar negócios com as empresas do Show Room, compradores de vários estados brasileiros. Centenas de clientes poderão fechar bons negócios graças à qualidade e à criatividade das coleções Inverno 2010. O evento é um importante meio de integração entre a produção e o mercado, criando canais de relacionamento entre marcas, estilistas, lojistas e representantes comerciais.
Quarenta e oito marcas estão confirmadas para o Show Room de Negócios do 4º Paraná Business Collection. São elas: Miravest (Joaquim Távora), Núbia (Cianorte), Perfect Way (Maringá), Lucia Figueredo (Japurá), Gold Box (Maringá), Lafort (Curitiba), Richini (Cianorte), Zunnck (Cianorte), Joyful (Curitiba), Smel (Mandaguaçu), Rawell (Ponta Grossa), Raffer (Francisco Beltrão), De'Celo (Curitiba), All Purpose (Capanema), Tema X (Apucarana), Guilherme Baggio (Ampere), Mittotex (Santo Antônio do Sudoeste), Mastertex (São José dos Pinhais), H'Lu (Umuarama), Dhoti (Curitiba), La Bijorca (Maringá), Griffe Company (Apucarana), Rodrigo Alárcon (Curitiba), Moça Prendada (Curitiba), Cagi Brasil (Curitiba), A Kamizaria (Cascavel), Dizzem (Cia Norte), Full Hill (Santo Antônio do Sudoeste), La Rossi (Cianorte), Akazzus (Maringá), Om Jeans (Campo Mourão), Pura Raça, Betu's (Santa Lúcia), Fido Dio (Nova Esperança), Max Blue (Quedas do Iguaçu), Zaaz, Dona Dita (Rolândia), Mairom (Curitiba), Meteora Brasil (Curitiba), Camoa Brasil (Curitiba), Mulher Elástica (Londrina), Fábio Bartz (Curitiba), Sinistra (Maringá), Chita Brasil (Mandaguari), picnicdelefante (Curitiba), By Unna (Londrina), Lyslee (Faxinal), Grupo Eghuz (Umuarama).
Desfiles
Serão cinco noites de desfiles que apresentarão ao público as novidades de importantes grifes e estilistas paranaenses para o Inverno 2010. Desfilam nesta edição: Jefferson Kulig, Lafort, Fabio Bartz, Lucia Figueredo, Sinistra, picnicdelefante, Basic, All Purpose, Raffer, Chita Brasil, Joyful e Silmar Alves. Além deles, um desfile com os treze finalistas do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda encerra o evento.
Eventos Paralelos
Como também já é tradição no evento oficial da moda paranaense, a programação paralela vai atrair a atenção de profissionais e público interessado nos vários aspectos do universo da moda. O IX Ciclo de Atualização em Moda inclui palestras, debate e oficina de criação, além do 7º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. Os temas Design, Sustentabilidade, Identidade e Inclusão Social serão abordados nas palestras e oficinas do ciclo.
Oficinas de Criação
Nos dias 23 e 24, Mary Arantes Figueiredo (Mary Design) ministra duas Oficinas de Acessórios. A estilista dos acessórios, carregados de lembranças e emoções, assina suas coleções como Mary Design. Contemporânea do grupo mineiro que revelou Renato Loureiro, Tereza Santos e Ronaldo Fraga, Mary investe seu talento na elaboração de peças artesanais bem ao gosto mineiro. Dentista por formação descobriu no design um universo a explorar para expressar sua criatividade.
As oficinas são limitadas a 25 participantes, e serão realizadas das 9h às 12h. As inscrições para as duas oficinas custam R$ 100.
No dia 25, a chapeleira curitibana Tânia Ribas realiza a oficina Com que Chapéu eu Vou. Tânia Ribas “nasceu fazendo chapéus”. Quando criança imitava a avó, Carmem Ribas Caramez, que fazia seus próprios modelos, criando o acessório para suas bonecas. Tânia confecciona, restaura e desenvolve chapéus para produções teatrais, cinema e televisão. A oficina acontece das 9h às 12 e é limitada a 20 participantes. O valor da inscrição é R$ 50.
As oficinas acontecem no CIETEP (Comendador Franco, 1340). Informações e inscrições pelo www.paranabusinesscollection.com.br.
Ciclo de Palestras
Aberto ao público em geral, o Ciclo de Palestras ocupará o Auditório Caio Amaral Gruber (CIETEP) entre 23 e 25 de fevereiro, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas no local.
No dia 23, às 14h30, o estilista Walter Rodrigues fala sobre Inspiração, Criação e o Produto Moda. Walter Rodrigues faz parte da história da moda brasileira. Em 1992, lançou etiqueta com o seu nome e participou de todos os eventos MorumbiFashion, atualmente São Paulo Fashion Week. Desde 2004 desfila no Fashion Rio. Em 2004 internacionalizou sua marca mostrando coleções na Semana de Moda de Paris e na Semana de Moda da Colômbia. Seu estilo é reconhecido pelas silhuetas elegantes, glamourosas, refinadas, leves e sensuais. A arte e o universo oriental são constantes na inspiração do seu trabalho.
No dia 24, às 15h30, Patrícia Dalpra ministra a palestra Quem somos, o que somos? Ela aborda tendências e conceitos abrangendo pesquisa em cinco regiões brasileiras, com aplicação na moda. Patrícia tem formação no Instituto Marangoni, Domus Academy, London Image Institut e Image Resource Center of New York. É coordenadora do projeto Observatório de Comportamento e Consumo do SENAI/CETIQT, com treinamento nas metodologias de pesquisa qualitativa desenvolvidas pelo Future Concept Lab – Milão.
Também no dia 24, às 17h30, Mary Arantes (Mary Design) vai falar sobre o tema Da Natureza Colhemos Lembranças. Mary assumiu no seu trabalho o compromisso de se inspirar na Natureza e dar a sua colaboração – através dos seus acessórios – para preservar suas belezas e encantos. A inspiração “caseira” de suas coleções mistura lembranças e sonhos com o personagem perfeito para emoldurá-las: mulheres tão sensíveis quanto ela. Jardinagem é o seu principal hobby.
No dia 25, às 15h30, a palestrante Suzana Avelar fala sobre Moda Globalizada e Cultura Digital. Suzana é formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, com doutorado em Comunicação e Semiótica. Atuou em confecções e atualmente, é professora do curso Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo.
Debate
No dia 24, às 14h, a editora do caderno Viver Bem da Gazeta do Povo, Danielle Brito será a mediadora do debate Magreza Excessiva: Padrão de Beleza? O debate é aberto ao público e será no Auditório Caio Amaral Gruber (CIETEP).
1º Encontro de Coordenadores de Cursos de Moda
O tema: Moda em Debate: Da Sala de Aula ao Mundo do Trabalho será discutido no 1º Encontro de Coordenadores de Cursos de Moda no dia 26, às 15h30 no CIETEP.
Autógrafos
Dia 23 – Walter Rodrigues, livro da Coleção Moda Brasileira, Editora Cosac&Naify.
Dia 24 – Mary Design, As Preciosas Coisas Banais, (prefácio Ronaldo Fraga), Edição Voice Design.
Dia 24 – Patrícia Dalpra, DNA Brasil, Editora: Estação das Letras e das Cores.
Dia 25 – Suzana Avelar, Moda Globalização e Novas Tecnologias. Editora Estação das Letras e das Cores.
Exposições
Tire o Chapéu Pro Chapeleiro(a) – exposição que busca valorizar o trabalho do chapeleiro, e mostrar criatividade, design e pesquisa de materiais que esta atividade envolve. Presença obrigatória nos desfiles do circuito internacional, o chapéu é um complemento que surpreende pelas soluções ousadas dos designers e com boa perspectiva de se tornar profissão para quem sabe aliar tradição artesanal a conceitos da moda contemporânea. A mostra vai contar com a participação de três chapeleiras e doze estilistas paranaenses.
Sustentabilidade, Identidade e Design – a exposição destaca os temas da quarta edição do PBC.
7º Prêmio João Turin
Pela primeira vez, em sete edições, o Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers tem 13 finalistas e não 12 como de costume. De acordo com os organizadores, esse resultado se deve à alta qualidade dos trabalhos apresentados. Os 13 finalistas foram selecionados por uma comissão julgadora formada pelos estilistas Jefferson Kulig, Simone Gubert, Patrícia Bonat, Caroline Pigel e Louise Alves, pela jornalista Adélia Lopes, pela fotógrafa Vilma Slomp, pelos designers Marcos Novak e Rodrigo Alarcón e pelo figurinista Aldice Lopes.
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema “Paulo Leminski, o Homem, suas Palavras e seu Tempo” e avaliados a partir de três critérios: criatividade, fidelidade ao tema e unidade entre criação conceitual e comercial.
O grande vencedor será conhecido no dia 26 após os desfiles dos finalistas no 4º PBC e receberá, como prêmio, uma viagem a Milão e Paris, como integrante da Missão Empresarial organizada pela Fiep, através do Centro Internacional de Negócios. Além disso, vai receber o troféu João Turin, que nesta edição terá uma nova proposta, aliando identidade paranaense a um símbolo do estilismo de qualquer época.
Serviço:
4º PARANÁ BUSINESS COLLECTION
Quando: De 22 a 26 de fevereiro de 2010.
Onde: Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra - Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba).
Realização: Fiep (Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná) e Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Sindicatos: Sindivest, Sinvespar, Sinveste, Sivale, Sindivest, Sinditêxtil, Sivepar, Sindicouro e Sindvest.
Patrocínio: SESI – Serviço Social da Indústria; Correios, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Co-patrocínio: Itaipu Binacional, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Apoios Institucionais: CNI – Confederação Nacional da Indústria; Associação Comercial do Paraná; ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; TexBrasil - Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira; Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná; Prefeitura de Curitiba; Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
Apoio e divulgação: RPC – Rede Paranaense de Comunicação; Gazeta do Povo; View Editores; Officiel; TVA.
Apoio: Grupo Linux, Keune, Programa Educacional Trainee Keune, Grisiela Ribeiro Maquiagens, CCVB - Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Cia Aérea oficial: Gol Linhas Aéreas.
Coordenação geral: OX Comunicação de Moda (Paulo Martins) e NaModa Comunicação de Estilo (Nereide Michel).
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