segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Agenda Festa
Dezembro no Louvre-Simone Campos.
Proprietários da Colorida Art Galery, Sr.José Roberto Moreira e Sra. Rosemary Esteter,com a expositora Simone Campos em sua exposição Individual,e finalizando as exposições ,Simone Campos ,alem de expor em Paris em Dezembro no Louvre.também participara de uma colectiva, dia 4 de Dezembro em Lisboa na Galeria Arte Atual.
foto Divulgação.Atualizada -
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Os convidados ao Prêmio PBW poderão degustar na saída os mini cupcakes feitos pela Rosa Cravo Café, de Anelise Peters Borges da Silveira, nora de Maria Inês.
Como o café abrirá somente no dia 10 de dezembro, a degustação desta terça-feira será mais um teste para Anelise e as irmãs Ana Karina Peters Rocha e Ana Paula Peters Portela, e a mãe, Regina Maria Peters, todas envolvidas no empreendimento.
O must do cardápio deve ser o Red Velvet que tem massa vermelha e leva baunilha como um dos ingredientes.
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Associação de Mulheres de Negócios premia empresas que se destacaram na área de Responsabilidade Social
Solenidade de entrega será nesta terça-feira, no Graciosa Country Club, em Curitiba
A Associação de Mulheres de Negócios, presidida por Maria Inês Borges da Silveira, promove nesta terça-feira (01), o Prêmio Empresarial BPW (Business Professional Women) que homenageará empresas paranaenses que se destacaram neste ano na área de Responsabilidade Social. O evento acontecerá no Graciosa Country Club, em Curitiba, a partir das 20 horas.
A premiação foi entregue até 2002 e retomada em 2009, com a volta de Maria Inês Borges da Silveira à presidência da BPW/Curitiba. O Prêmio já foi concedido a empresas como O Boticário, Copel, Perfecta Curitiba, BS Colway e Rodonorte.
Entre os presentes estão confirmadas as presenças do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do prefeito de Curitiba, Beto Richa, a dona da rede de lojas Marisa, Rosinha Goldfaber, do vice-governador Orlando Pessuti, a deputada estadual Cida Borghetti e a empresária Helena Mottin.
Durante o evento serão lançadas também a Cartilha Ecológica, destinada às escolas públicas, e a Revista BPW.
O evento é coordenado por Rossana Lazzarotto de Oliveira com a equipe BPW formada por Márcia Abujamra, Rita Cooper Milla, Edilaine Teixeira, Shirley Ferder e Soraya Oliveira.
((foto Jader da Rocha: Maria Inês Borges da Silveira e Rossana Lazzarotto de Oliveira))
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RETRATOS NA PAISAGEM URBANA
Em mais um módulo do curso Expressão e Linguagem, com Walter Firmo, a Escola Portfolio apresenta o tema Retrato na Paisagem Urbana, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Neste evento, a novidade fica por conta do deslocamento dos alunos na busca pela imagem perfeita em locais urbanos de Curitiba. Os participantes passarão por uma aula teórica antes de fotografar retratos no centro da cidade e no Largo da Ordem, região típica com feiras de artesanato e várias facetas culturais.
A última edição do curso, em novembro, teve como tema o Nu Artístico, e foi realizado em Morretes, no litoral do Paraná. As imagens magníficas da composição corpo e natureza fizeram do evento um sucesso unânime entre os alunos, modelos e envolvidos. Saiba mais acessando www.escolaportfolio.com.br.
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HISTÓRIA E FOTOGRAFIA: INTERFACES
Professora: Ana Maria Mauad.
Dias: 04 e 05 de Dezembro de 2009
CURITIBA - PR
Local: Instituto IDD
(Rua Emiliano Perneta, 174 – 7o. andar - Centro)
Para fazer a sua Inscrição, clique aqui
Objetivo: Não é de hoje que a história deixou de ser elaborada, exclusivamente, com textos escritos. A revolução documental dos anos 1960, não só colocou em pauta a discussão sobre o documento único e a possibilidade de trabalhar-se com uma abordagem quantitativa –as fontes seriais -, como também colocou em xeque o próprio imperialismo da escrita sobre outras formas de expressão. O objetivo desta aula é apresentar o estado atual das questões no que diz respeito ao uso das referidas fontes por historiadores. Neste sentido, o foco central recai sobre a discussão dos aspectos teóricos metodológicos de tais tentativas, apontando-lhes os limites e possibilidades.
O trabalho histórico com fontes visuais coloca ao historiador um desafio: operar ao mesmo tempo com uma fonte que é também objeto de análise. A fotografia quando integrada às temáticas históricas, implica na redefinição das etapas heurísticas da pesquisa, orientando o trabalho de sistematização dos dados de forma recuperar os caminhos pelos quais a imagem foi produzida, ganhou circulação e foi recebida e apropriada por diferentes grupos sociais. Cada tipo de fotografia possuí um circuito social distinto associado, em grande medida, a agência que a produziu. Tal característica determina os demais textos, que interagem com a fotografia no processo de contínuo de produção de sentido social.
Por outro lado, a própria narrativa histórica orientada pelo uso das imagens como fonte de dados, ou como objeto de estudo (ou como os dois ao mesmo tempo), transforma-se, inserindo no seu discurso elementos visuais. O elemento visual no texto histórico impõe ao historiador um outro desafio que, aos poucos, vai sendo enfrentado: o uso de outras linguagens para compor uma nova narrativa histórica que dê conta da dimensão intertextual estabelecida entre palavras e imagens.
Tópicos:
1. Questões teórico-metodológicas : a intertextualidade, a interdisciplinaridade e a construção de uma história –problema
2. Imagem fotográfica e memória
3. Sobre a História Visual
4. A fotografia democratiza o retrato.
5. Da relíquia ao consumo em série: o carte-de-visite e o cabinet size como substitutos do daguerreótipo, ambrótipo e do ferrótipo.
6. circuito social da fotografia no Brasil: entre paisagens e retratos
7. Retrato e distinção social no Brasil oitocentista
8. Breve história do fotojornalismo: das revistas ilustradas aos jornais diários
9. Fotografia de documentação social: identidades sociais e o uso da imagem pública.
10. Genevieve Naylos e as lentes da Boa Vizinhança
O curso oferece as ferramentas técnico-metodológicas para a utilização, compreensão e discussão de imagens, tanto para a formação e reciclagem profissional, quanto em nível filosófico.
Público Alvo: Fotógrafos, estudantes e graduados em comunicação social, design, ciências sociais, biologia, história, antropologia, cinema e outras áreas que utilizam a imagem como linguagem e ferramenta.
Horário: Sexta-feira, dia 04 de dezembro, noite (19:00 às 22:40h)
Sábado, dia 05 de dezembro, manhã (8:00 às 11:40h) e tarde (13:30 às 17:10h)
Local: Instituto IDD, Rua Emiliano Perneta, 174 – 7o. Andar - Centro - Curitiba - Paraná - Brasil - Clique aqui
Carga Horária Total: 12 h.a.
Observações: - Emissão de certificado de extensão universitária inclusos.
Investimento: R$ 350,00
Vagas: 04 (quatro)
Maiores informações e inscrições: (41) 3333 3668; atendimento@instittutoidd.com.br e http://www.institutoidd.com.br
Professora Ana Maria Mauad, Dra. (UFF)
Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, desde 1992 e do CNPq desde 1996. Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história é autora do livro Poses e Flagrantes: estudos sobre história e fotografias (Eduff, no prelo), e de vários artigos e capítulos de livros sobre temas ligados à História da cultura, cultura visual e História da Imagem , especialmente fotografia.
PUBLICAÇÕES
MAUAD, Ana Maria. Poses e Flagrantes: estudos sobre história e fotografias, Niterói: Eduff, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Dimensões do Presente:palavras e imagens de um acontecimento, os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001. In: PORTO JR, Gilson (Org). História do Tempo Presente. Bauru,SP: Edusc, 2007, 223-262. ISBN: 978-85-760-299-8.
MAUAD, Ana M. OS FATOS E SUAS FOTOS: DISPOSITIVOS MODERNOS NA PRODUÇÃO DO ACONTECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Z Cultural. , v.IV, p.1 - 8, 2008.
MAUAD, Ana M. Entre textos, imagens e sons, um balanço atual do campo da história cultural. Nuevo Mundo Nuevos Mundos. , v.6, p.1 - 5, 2006.
MAUAD, Ana M. Flávio Damm, profissão fotógrafo de imprensa: o fotojornalismo e a escrita da história contemporânea. História. , v.24, 2006.
MAUAD, Ana M. Fotografia e História. Rede de Memória Virtual Brasileira Bn. , v.1, 2006.
MAUAD, Ana M., KNAUSS, Paulo Memória em Movimento: a experiência videográfica do LABHOI. História Oral (Rio de Janeiro). , v.9, p.143 - 158, 2006.
MAUAD, Ana M. Genevieve Naylor, fotógrafa: impressões de viagem (Brasil, 1941-1942). Revista Brasileira de História. , v.25, p.43 - 76, 2005.
MAUAD, Ana M. As Imagens que educam e instruem: usos e funções das ilustrações nos livros didáticos de história In: O Livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino.1 ed.Natal : EDUFRN, 2007, v.1, p. 109-114.
MAUAD, Ana M. Mudança de Hábitos: cotidiano e modos de vida nos 180 anos da industrialização no Brasil In: 180 Anos da Indústria no Brasil, de 1827 ao séc. XXI.1 ed.Rio de Janeiro : EMC, 2007, v.1, p. 102-128.
MAUAD, Ana M. Sob o signo da imagem: sociabilidade e cultura urbana nas Ilustradas Cariocas In: Cidades: história, mutações, desafios.1 ed.São Paulo : Arte & Ciência, 2007, v.1, p. 15-76.
MAUAD, Ana M. Genevieve Naylor, Photographer: Impressions of a Journey (Brazil, 1941-1942) In: Americas' Worlds and the World's Americas/Les mondes des Amériques et les Amériques du monde.1 ed.Ottawa : Legas/University of Ottawa, 2006, v.1, p. 355-368.
MAUAD, Ana M. O Olho da História: fotojornalismo e a invenção do Brasil contemporâneo In: História e Imprensa: representações culturais e práticas de poder.1 ed.Rio de Janeiro : Faperj/DP&A editora, 2006, v.1, p. 365-385.
MAUAD, Ana M., DUMAS, Fernando, SERRANO, Ana Paula da Rocha. Video-História e História Oral: Experiências e reflexões In: História Oral: Teoria, Educação e Sociedade. ed.Juiz de Fora : Ed.UFJF/ABHO, 2006, v.1, p. 33-57.
MAUAD, Ana M. Entre Retratos e Paisagens, as Imagens do Brasil Oitocentista In: Turbulência Cultural em Cenários de Transição: o século XIX ibero-americano.1 ed.São Paulo : Edusp, 2005, v.1, p. 13-49.
MAUAD, Ana M. Fotografia e historia, interfases In: Imagenes e Investigación Social.1 ed.Ciudad de Mexico : Instituto Mora, 2005, v.1, p. 464-475.
MAUAD, Ana M., MUAZE, Mariana de Aguiar Ferreira A escrita da intimidade: história e memória no diário da Viscondesa do Arcozelo In: Escrita de si, escrita da História.1 ed.Rio de Janeiro : Editora FGV, 2004, v.1, p. 197-228.
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Literatura-Lançamento
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Show
Zeca Baleiro volta à Curitiba em Show de Sucessos
Curitiba recebe Zeca Baleiro em shows de sucessos, dia 05 de dezembro, no palco do Moinho Eventos. O cantor maranhense, que tem presença assídua de público em shows realizados na capital, faz uma retrospectiva dos grandes sucessos da carreira em arranjos contagiantes.
Acompanhado de seu violão, de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais), Fernando Nunes (baixo) e Kuki Stolarski (bateria e percussão), Baleiro garante boas surpresas ao longo do show.
No repertório, as composições de seu mais recente cd, O CORAÇÃO DO HOMEM BOMBA, além de criativas releituras de canções já consagradas pelo público como: Salão de Beleza (ZB), Babylon (ZB), Telegrama (ZB), Quase Nada (ZB e Alice Ruiz), entre outras.
Com cinco discos de ouro (“Por Onde andará Stephen Fry?”, “Vô Imbolá”, “Líricas”, “Perfil” , “Raimundo Fagner e Zeca Baleiro”) , 3 prêmios “Sharp” em 98 (categoria pop-rock: melhor música, melhor disco e revelação), três indicações para o Grammy Latino (“Melhor Álbum Pop”/2000, “Melhor Álbum Pop Contemporâneo”/2003 e 2005), e “Melhor Cantor” eleito pela APCA (98 e 2003), Zeca Baleiro, em onze anos de carreira fonográfica, fez 850 shows que somados ultrapassam a marca de 1 milhão de pessoas que já o assistiram e cerca de 700mil cds e 30.000 DVDs vendidos.
Lançamento
Um ano depois de lançar o celebrado disco “O Coração do Homem-Bomba”, volumes 1 e 2, Zeca Baleiro volta à carga com o lançamento do dvd e cd ao vivo, neste mês de novembro. “O Coração do Homem-Bomba, ao Vivo (Ao Vivo Mesmo)” não tem esse nome à toa. Baleiro optou por um registro à moda antiga, sem regravações ou correções digitais, assumindo os pequenos erros e imperfeições típicas dos discos feitos ao vivo. O dvd é uma parceria com a MZA e o Canal Brasil e tem a direção de Paulo Henrique Fontenelle, diretor do premiado documentário “Loki”.
Já o cd O CORAÇÃO DO HOMEM-BOMBA – Volume 1, de Zeca Baleiro, foi indicado na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, no Grammy Latino 2009. O CORAÇÃO DO HOMEM-BOMBA foi produzido pelo próprio Zeca Baleiro em parceria com sua banda, “Os Bombásticos”, e o engenheiro de som Evaldo Luna.
O show do dia 05 de dezembro é mais uma realização dos empresários Rafael Pacheco e Guilherme Wahrhaftig, da Taj Mahal Produções , com patrocínio da Kaiser, Corcovado Bar e Burn. A abertura do evento conta com o som das bandas Guiné Bissau e Coffee Break. Os ingressos já estão à venda através do Disk Ingressos (3315-0808), nos quiosques Disk Ingressos localizados nos shoppings Mueller, Estação e Total, ou pelo site do Disk Ingressos: www.diskingressos.com.br.
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