sábado, 1 de agosto de 2009

Artista japonês constrói obras nas janelas do Shopping Mueller

Artista japonês constrói obras nas janelas do Shopping Mueller

Takafumi Hara montará painéis coloridos com desenhos e frases a partir da fotografia de voluntários. Trabalho faz parte da 5ª Bienal VentoSul



O artista japonês Takafumi Hara estampará o rosto das pessoas nas janelas do Shopping Mueller durante a 5ª Bienal VentoSul. A partir da participação popular, ele construirá painéis coloridos que serão expostos nas janelas do prédio durante o evento. Hara receberá os voluntários para a construção do trabalho entre os dias 2 e 5 de agosto (domingo a quarta-feira), das 13h30 às 21 horas, no Piso Subsolo do shopping.

A ideia de Hara, intitulada “Sinais da Memória” já foi exposta em diversos países, como Japão, Alemanha e Singapura. A partir de uma fotografia tirada na hora, o artista transfere a imagem para o computador e então a projeta em um painel. Com a reprodução, ele copia os traços do rosto do voluntário em uma folha transparente e então o personagem é convidado a pintar o seu próprio retrato. E não termina aí. Hara ainda faz uma pequena entrevista com cada pessoa para extrair uma frase que represente a essência do participante. As perguntas serão feitas a partir do conceito felicidade e o artista contará com a ajuda de assistentes e intérprete para a tradução.

O artista explica que como as janelas do shopping são grandes, ele poderá desenhar o rosto de várias pessoas em um único painel. Por isso, ele encoraja também as famílias a participarem do projeto. “O contato com a população local é o centro do trabalho. Como não conheço a cidade muito bem, um dos desafios será extrair de cada pessoa sentimentos bem particulares”, explica.

Interessado em conhecer sobre o local escolhido para expor sua obra, Yukihiro realizou entrevistas com historiadoras para saber um pouco mais sobre a história do edifício onde está instalado o Shopping Mueller. Além de ser um importante marco arquitetônico da cidade, o shopping foi o primeiro a ser inaugurado em Curitiba. O espaço comercial abrigava a antiga fábrica de fundição da família Mueller.



Sobre a VentoSul

A 5ª Bienal VentoSul acontece em Curitiba entre os dias 8 de agosto e 11 de outubro e reunirá obras de mais de 100 artistas de 30 países dos cinco continentes. Além das exposições, o evento conta com intervenções urbanas, programações educacionais, mostra de vídeos, ações performáticas, encontros com críticos de arte, palestras e mesas-redondas. Toda a programação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.bienalventosul.com.br

Nenhum comentário: