domingo, 5 de julho de 2009

cultural do Museu Oscar Niemeyer deste domingo

Foto WR
Oficinas de arte, contação de histórias, música e cinema gratuito no Museu

Três oficinas de arte, contação de histórias para crianças e apresentação de música e filme infantil integram a programação cultural do Museu Oscar Niemeyer deste domingo (05), a ser desenvolvida entre 14h e 17h. Organizadas pela Ação Educativa, as atividades fazem parte do projeto educativo que acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, dia em que a entrada é gratuita para todos os visitantes. O catarinense, radicado no Paraná, Elvo Benito Damo é o profissional destacado para o projeto Artistas do Acervo, de julho.

Elvo vai aplicar, ao público interessado, a oficina de escultura em argila com modelagem manual ou com a utilização de torno. Ensinar, transmitir o conhecimento acumulado ao longo dos anos de carreira, é parte da rotina diária do artista, já que; desde 1976, ele está à frente do Atelier Livre de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba. O projeto Artistas do Acervo prevê ainda que o artista destacado tem uma ou mais obras expostas durante um mês. Um dos trabalhos de Elvo Benito, a escultura “A Porteira”, integra a mostra coletiva do acervo do Museu, atualmente em exibição no Salão Principal do Olho. A gravura “Em nome de Deus”, que pertence à coleção da instituição, e a escultura “Bixo Extranho”, da coleção particular do artista, também serão apresentadas, no espaço da Ação Educativa. Elvo Benito Damo foi aluno de Francisco Stockinger e é um dos artistas convidados a participar da Trienal Internacional de Gravura da Cracóvia, na Polônia, a ser realizada entre setembro e dezembro. Elvo irá apresentar uma xilogravura.

As artistas plásticas Andréia Las e Telma Marisa Richter serão responsáveis pelo desenvolvimento das outras duas oficinas, respectivamente, de Gravura – Serigrafia e de Pintura sobre MDF. Paralelamente, no Olho, os atores Áldice Lopes e Cleverson Cavalheiro fazem do ambiente palco para contar às crianças histórias sobre as lendas das Cataratas do Iguaçu. A atividade está sendo desenvolvida em parceria com o Teatro Guaíra, que em comemoração ao 40º. Aniversário do Balé Teatro Guaíra está produzindo uma nova obra, com o mesmo título: Lenda das Cataratas.

Em uma única sessão, às 15h30, será exibido o filme Castelo Ratimbum, no auditório, sob a coordenação de Tiom Kim. Enquanto o músico Julio Cesar Soares Coelho fará a recepção do público, no hall de entrada do Museu, com a apresentação de seus instrumentos antigos; entre eles a viola, a rabeca medieval e a viela de arco. Uma programação intensa e eclética que irá complementar as oito representativas mostras em cartaz. Destacamos a importante coleção mexicana de Mestres Latino-Americanos, a arte da fotografia colorida dos Irmãos Lumière, a arte moderna na Coleção Renault e as fotografias cinematográficas de Bernie DeChant. A marcante produção do mestre Portinari está entre as grandes exposições nacionais.

Nenhum comentário: