quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tendências na Casa Cor Paraná 2009




Alguns elementos de destaque da Suíte Master e Circulação são a marcenaria em laca fendi e os tecidos nobres, como a colcha em seda bege e o veludo estampado que reveste a parede da cabeceira.
Foto: Marcelo Stammer



Profissionais e fornecedores da decoração apresentam
tendências na Casa Cor Paraná 2009

Com 53 ambientes e em um lugar inusitado - o Asilo São Vicente de Paulo -, começa nesta sexta-feira (dia 5), a mostra Casa Cor Paraná 2009. Um dos principais eventos de decoração do estado, a Casa Cor é uma vitrine que aponta as tendências em mobiliário, revestimentos, iluminação, além de revelar as cores e texturas que estarão em alta. Esta 16.ª edição ainda apresenta como tema a Eco-criatividade e a Responsabilidade Social, desafiando os profissionais a criarem algo belo, funcional, mas ao mesmo tempo social e ecologicamente correto.
Foi pensando nisso que as arquitetas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn e a designer Gisele Busmayer, que criaram a Sala de Estar do Apartamento Master, resolveram manter e recuperar o piso original do ambiente (datado da década de 20), evitando a geração de resíduos e a compra de um novo material.
Neste sentido, novos produtos também serão apresentados. É o caso do Studio da Avó Jovem, das arquitetas Fernanda Moura Borio e Mariana Stockler, que vai apresentar a Ecoresina 3Form, aplicada no painel da televisão. O produto tem este nome porque 40% dele é feito com material reciclável certificado. A ecoresina tem um “recheio” que pode ser composto por galhos, miçangas, fios de cobre, flores, entre outros.

Universitário, das arquitetas Eloa Lucia Pellizzari, Mariana Assad Slivak e Walkiria Nossol Lobo da Rosa. Um grande painel composto por iluminação fria, vidro e 1.600 garrafas PET, visto pela primeira vez na Holanda, mostra que a reciclagem pode trazer o luxo agregado.
As linhas orgânicas prometem ser tendência. No espaço Bistrô, idealizado pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande, uma das atrações é lustre Mercury, do designer Ross Lovegrove, que foi apresentado na Euroluce (feira de iluminação de Milão). Ele é composto por uma série de pedras que se refletem umas nas outras e literalmente flutuam abaixo de um disco. Os profissionais também fazem o lançamento nacional de uma linha de móveis assinada por eles.
No Studio Quem Casa Quer Casa, das arquitetas Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, o jogo de painéis em espelho com recorte a laser é que segue a linha orgânica. Estes recortes permitem que a iluminação, que vaza através deles, se sobressaia. A mesma linguagem foi reproduzida em um painel em madeira, também vazado, colocado para delimitar a sala de estar e o quarto.
Já o luxo parece ganhar outro sentido em alguns ambientes da mostra. Quer coisa mais luxuosa do que ter uma cozinha praticamente “escondida”? Esta é a proposta da arquiteta Mariana Paula Souza ao idealizar o espaço Studio de uma Executiva Internacional. A cozinha completa foi planejada de tal forma que, quando suas portas são fechadas, ela se pareça com um armário.
Já no ambiente Suíte Master e Circulação, projetado pelas arquitetas Letícia Feres e Viviane Loyola para homenagear o casal Beto Richa, prefeito de Curitiba, e sua esposa Fernanda Richa, o luxo é poder relaxar em uma banheira transbordante com cromoterapia. O espaço ainda conta com área para massagem.
Lançamentos
Comprovando que a Casa Cor é realmente uma vitrine, algumas empresas concentram ou reforçam seus lançamentos durante o evento. Um exemplo é a Inove Decoração + Design que vai mostrar alguns dos principais itens da coleção 2009 em nove ambientes (Studios da Avó Jovem, Quem Casa Quer Casa e do Médico, Churrasqueira, Mais Música e Menos Stress, Sala de Cinema, Loft Milenium, Bilheteria e Joalheira). Alguns dos destaques serão o sofá Jost e as cadeiras Polly do designer Karim Rashid. Já do designer Konstantin Grcic, a mesa Osorom promete chamar a atenção pelos elementos vazados. Outra exclusividade da Inove é o carpete da norte-americana Interfaceflor, conhecida como a maior fabricante de carpete modular do mundo.
Ainda na linha de revestimentos, a Pastilhart vai provar a versatilidade das pastilhas, que poderão ser vistas com padronagens semelhantes ao metal, ao tecido, ao coco, ao jeans e até ao ouro, no espaço Lounge Boutique. A base do ambiente foi a cor preta - que remete à sofisticação -, sendo que o diferencial foi o uso de pastilhas com inúmeras texturas. Neste mesmo ambiente, as pastilhas serão apresentadas como verdadeiras jóias, com direito a 180 nichos de veludos cobertos com vidro. A Pastilhart lança o catálogo de produtos 2009 durante a mostra.

Nenhum comentário: