terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Lederança


Expoloanda

Aproveitando os potenciais agrícolas, comerciais e industriais, o município de Loanda realiza todos os anos a Expoloanda 2008, o evento tem como objetivo fortalecer a economia do município e a comemoração do seu aniversário por meio de exposições, leilões, shows e apresentações artísticas.

Pelo segundo ano consecutivo, a SICREDI Noroeste patrocinou a feira, participando com um estande e promovendo paralelamente a feira, o 2º Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento Regional. O evento foi realizado no último dia 28, no Cine Teatro Guanabara, em Loanda, onde participaram mais de 200 pessoas, entre elas, deputados, atuais prefeitos e eleitos, vereadores, lideranças comunitárias e demais autoridades dos 13 municípios da área de ação da cooperativa.

Durante o encontro foi entregue a premiação dos três primeiros colocados do concurso de desenho, realizado no mês de outubro, para o cartão de aniversário dos 20 anos da cooperativa. O primeiro colocado foi Vinicius Gabriel Araujo Celestrino, de 12 anos, aluno do Colégio Novo Horizonte de Loanda. Em segundo lugar ficou Wini Igor Moraes de Souza, 15 anos, aluno do Colégio Pequeno Príncipe de Nova Londrina e em terceiro Kananda Carolina da Silva, aluna do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, de Cidade Gaúcha.

O encontro teve como principal objetivo a discussão de assuntos relacionados ao crescimento econômico, social e cultural da sociedade local. O papel das lideranças no desenvolvimento endógeno, a comunidade como construtora do futuro do município e a importância do associativismo foi abordado pelo Professor Jacó, Presidente do Instituto de Cultura e desenvolvimento e também por Walter Luiz Heck, prefeito de Crissiumal (RS).

Heck comentou sobre suas vivências no município e os avanços conquistados durante a gestão, através de três projetos inovadores “o Pacto Fonte Nova”, que criou mais de 40 agroindústrias familiares, gerando renda, trabalho e desenvolvimento no meio rural; o programa “Via Lácteo”, que em 10 anos qualificou mais de 1.500 agricultores tornando o município um dois maiores produtores de leite do Estado do Rio Grande do Sul e a importância da diversificação econômica para a sustentabilidade da família rural e para o desenvolvimento econômico e social da região. “O associativismo pode mudar a realidade e este trabalho deve começar com o incentivo das autoridades com os pequenos produtores se organizando economicamente”, esclareceu o prefeito de Crissiumal.

Segundo o presidente da SICREDI Noroeste, Jorge Guedes, este evento foi elaborado principalmente para as lideranças que irão assumir os cargos na próxima gestão, o que demonstra que o associativismo é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma região.

Nenhum comentário: