quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Curitiba PR Brasil


Do alto, uma visão de Curitiba
trecho da Pauta
Antonio Ferro
A chamada Linha Turismo, trajecto com 44 quilómetros de extensão entre os principais pontos turísticos de Curitiba, logo ganhará uma novidade para turistas e moradores da cidade. Serão cinco novos ônibus com dois pavimentos, sendo o superior desprovido de cobertura, proporcionando uma visão panorâmica de todos os 25 pontos de visitação encontrados no circuito curitibano. A inovação segue o exemplo de operações turísticas encontradas em grandes cidades européias e em Salvador , na Bahia , que implantou um serviço semelhante no final do ano passado.
De acordo com o presidente da URBS (Urbanização Curitiba ), Paulo Schimidt, a cidade se destaca por oferecer muitas atratividades em termos de turismo. 'Curitiba vem se fortalecendo como um destino turístico e já é o quarto pólo turístico do Brasil. A Linha Turismo pode contribuir para aumentar a atractividade da cidade, com uma novidade a mais para os visitantes', enfatizou ele.

Do alto, uma visão de Curitiba
Por – Antonio Ferro
A chamada Linha Turismo, trajecto com 44 quilômetros de extensão entre os principais pontos turísticos de Curitiba, logo ganhará uma novidade para turistas e moradores da cidade. Serão cinco novos ônibus com dois pavimentos, sendo o superior desprovido de cobertura, proporcionando uma visão panorâmica de todos os 25 pontos de visitação encontrados no circuito curitibano. A inovação segue o exemplo de operações turísticas encontradas em grandes cidades europeias e em Salvador , na Bahia , que implantou um serviço semelhante no final do ano passado.
De acordo com o presidente da URBS (Urbanização Curitiba ), Paulo Schimidt, a cidade se destaca por oferecer muitas atractividades em termos de turismo. 'Curitiba vem se fortalecendo como um destino turístico e já é o quarto pólo turístico do Brasil. A Linha Turismo pode contribuir para aumentar a atractividade da cidade, com uma novidade a mais para os visitantes', enfatizou ele.

Os novos ônibus foram produzidos pela Busscar, utilizando chassis O500 U da marca Mercedes Benz com câmbio automático e sistema eletrônico de controle da suspensão pneumática. Segundo a URBS, a carroçaria, com 4,10 metros de altura (dimensão da parte mais alta do pára-brisa superior), possui 55 poltronas no andar superior e 11 no inferior, todas equipadas com cinto de segurança de dois pontos. Haverá também sistema de som digital, inclusive no piso superior, capaz de transmitir as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português). No piso inferior há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia. Ainda, de acordo com a URBS, por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha – como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito – foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Há ainda proteção feita com um pára-brisa dianteiro e com barras de proteção lateral e traseira.

Nenhum comentário: